ESTUDO DA UERJ SOBRE ABROLHOS

Publicado em: 21/02/2019

A Fundação Renova informa que está avaliando o estudo apresentado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e pretende considerar as evidências levantadas e incorporá-las ao monitoramento conduzido pela Rede Rio Doce Mar, coordenada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A Fundação ressalta que conduz uma pesquisa para avaliar a dimensão do impacto do rompimento de Fundão na saúde dos corais, além de dimensionar a extensão e as possíveis rotas da pluma de rejeitos. Os primeiros resultados deverão ser conhecidos em maio. A Renova fechou um acordo de cooperação, no valor de R$ 120 milhões, com a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para ajudar a mensurar os impactos do rejeito na biodiversidade aquática e indicar eventuais medidas reparatórias. Formada por pesquisadores de 25 instituições de todo o país, a Rede Rio Doce Mar monitora, desde setembro, a biodiversidade de 200 pontos ao longo de toda a porção capixaba do rio Doce e na região estuarina, costeira e marinha, que compreende o entorno da foz do rio Doce e da área que vai de Guarapari, no Espírito Santo, até a cidade de Porto Seguro, na Bahia. Estão sendo estudados de bactérias a baleias, além da qualidade da água, sedimentos, condições de marés e ondas, manguezais, praias e restingas.