Ensecadeira do rio Pequeno é rebaixada em Linhares

Publicado em: 10/03/2020

Intervenção na estrutura começou na segunda-feira (9) a fim de favorecer o retorno do fluxo de água no local

A Fundação Renova informa que, diante dos monitoramentos dos níveis de água do rio Doce, iniciou o rebaixamento da ensecadeira de proteção do rio Pequeno na segunda-feira (9).

Atualmente, o nível do rio Pequeno acima da ensecadeira de proteção está em 8,68 metros. Já o nível do rio, localizado abaixo da ensecadeira, encontra-se em 8,17 metros. Esses níveis permitem que a estrutura seja retirada em segurança e favoreça o retorno do fluxo de água no local.

A ensecadeira é uma estrutura provisória construída para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Em caso de aumento do nível do rio, a ensecadeira poderá ser alteada (elevada).

A estrutura foi construída, na cota de 6 metros de altura, em cumprimento à decisão judicial proferida pela 12ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG).

Já a estrutura temporária instalada na lagoa Nova, na última sexta-feira (6), para impedir o contato das águas com o rio Doce, também começou a ser retirada nesta segunda-feira (9).

A Fundação Renova segue com os trabalhos de monitoramento dos níveis de água do rio Doce.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.