Fundação Renova

Empresários que participaram dos ciclos de capacitação recebem certificados

Publicado em: 15/01/2019 Economia Local

Evento acontece em 21 de janeiro, quando também será anunciado o programa de seminários para qualificação em 2019

 

Empresários e empreendedores de Mariana e região estão convidados a participar da certificação dos participantes do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores 2018. O evento é uma iniciativa da Fundação Renova e acontece no dia 21 de janeiro, às 19h, no auditório do Hotel Providência.

Na ocasião, será anunciado um novo ciclo do programa em 2019, dando continuidade à qualificação para os empresários locais. Essa atividade visa ao estímulo à contratação de empresas e mão de obra locais nas regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

No evento, também serão apresentados os avanços, as capacitações e os resultados conquistados pelas empresas certificadas. Os participantes também poderão assistir a uma palestra motivacional.

O programa de capacitação teve início em agosto de 2018 com quatro ciclos de seminários temáticos para empresários da construção civil. Nos encontros, foram debatidos temas como qualidade, produtividade, gestão da execução de obras, gestão contábil, tributária e trabalhista, segurança no trabalho, qualidade de vida e responsabilidade social.

De acordo com Simone Pimentel, especialista da Cadeia de Suprimentos da Fundação Renova, o objetivo desse programa é garantir a retomada da atividade econômica em Mariana. “O ciclo nasce a partir da demanda das empresas locais em se capacitarem em temas de gestão e atualidades. Esses momentos têm sido importantes para debater assuntos primordiais para qualquer tipo de organização”, afirma Simone Pimentel.

O gerente do Hotel Providência, Antônio Diniz, afirma que a iniciativa é “muito relevante” para a cidade. “Precisamos dessa orientação para os nossos negócios no cotidiano. Pretendo participar de todos os encontros desse porte”, diz Antônio Diniz.

Além dos seminários, a Fundação Renova promoveu palestras abertas a empresários locais, abrangendo temas como controle e organização de estoque, superação de vendas, finanças e formação de preço, gestão de pessoas e eSocial.

Essa ação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que se dedica a garantir a retomada da atividade econômica em Mariana. O evento é promovido pela Fundação Renova, com apoio da Consultoria DVF e parceria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Câmara de Vereadores, do SESI/FIEMG e Prefeitura de Mariana.

Para confirmar presença no evento de 21 de janeiro, os empresários locais devem entrar em contato com Marília Paraiso pelo e-mail: marilia.paraiso.crtf@fundacaorenova.org.

Estímulo à economia local

Recuperar e diversificar a economia de Mariana são alguns dos desafios de atuação da Fundação Renova. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o rompimento de Fundão, em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do município registrou queda de 58%. Além disso, a pesquisa mostrou que a cidade continua economicamente dependente da extração minera.

Para garantir que a força de trabalho nas ações de reparação seja composta por profissionais das cidades impactadas, a Fundação Renova tem investido na preparação da mão de obra local. Os cursos profissionalizantes promovidos em Mariana, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ofertaram 800 vagas para qualificação em diversas áreas.

Fornecedores e produtos da região também são priorizados e isso tem aquecido a economia local. Em 2018, os contratos somaram R$ 519 milhões em Mariana. Atualmente, 48 empresas locais prestam algum tipo de serviço à Fundação.

Entre a série de medidas de fomento à economia local, está o estímulo à saúde financeira de micro e pequenos negócios por meio do Fundo Desenvolve Rio Doce, linha de créditos com taxas de juros mais atrativas. O fundo liberou R$ 1,35 milhão, o que ajudou a gerar ou manter mais de 200 postos de trabalho. Em 13 meses de operação, o fundo atendeu a 757 microempresas e empresas de médio porte que estão em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.


SERVIÇO:

Evento: Entrega de certificados do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

Dia: 21 de janeiro (segunda-feira)

Horário: das 19h às 21h

Local: Auditório do Hotel Providência (rua Dom Silvério, 233, Centro)


Programação:

19h00 – Recepção aos participantes

19h15 – Abertura e palavras institucionais

19h25 – Fundação Renova: Resultados do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

19h45 – Palestra motivacional

20h25 – Entrega de certificados

20h40 – Depoimentos

20h55 – Agradecimentos

21h00 – Coquetel de encerramento


Compartilhar: