Fundação Renova

Distrito de Ponte do Gama vai ganhar novos espaços de uso coletivo

Publicado em: 06/07/2022 Infraestrutura

Obras reparatórias estão sendo executadas e têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2023

Estão em andamento as obras reparatórias dos bens públicos de Ponte do Gama, distrito de Mariana (MG), atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Além da reparação do campo de futebol, a antiga área de cavalgada da localidade dará lugar a uma arena de equitação, um espaço revitalizado e mais amplo. O projeto também prevê a construção de uma quadra esportiva coberta, vestiários e lanchonete. A previsão é que os novos equipamentos de lazer sejam finalizados no primeiro semestre de 2023.

As obras seguem o projeto construído em conjunto com a comunidade, por meio da Associação Comunitária de Moradores, e levam em conta adequações ambientais, que respeitam a Área de Preservação Permanente (APP) que há na região. O projeto foi licenciado e autorizado tanto pela comunidade como pelo município e órgãos ambientais competentes.

O projeto ainda considera melhorias de acessibilidade e segurança para a comunidade, por meio de um novo sistema de iluminação, melhoria do acesso de veículos e acesso para pedestres.

Além dos novos espaços, será construído um novo acesso ao Cruzeiro de Ponte de Gama, local que fica acima do campo e é usado pela comunidade para festividades religiosas. O acesso atualmente não é pavimentado e, com as obras, receberá escadaria em concreto e guarda-corpo.

“As obras vão devolver importantes áreas de lazer para a comunidade, a partir de um projeto que contempla suas necessidades e preferências. O planejamento do campo de futebol, por exemplo, se baseou no posicionamento do sol nas quatro estações do ano, de forma que não comprometesse a performance dos times de futebol durante o uso, além de sistema de drenagem, gramado conforme os padrões oficiais e alambrado”, diz o especialista de Projetos e Obras da Fundação Renova, Lucas Jordan.

As ações, executadas pela Degraus Engenharia, fazem parte do programa da Fundação Renova de Recuperação das Demais Comunidades e Infraestruturas impactadas entre Fundão e Candonga.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: