Dia do Fornecedor chega às comunidades de Águas Claras e Monsenhor Horta

Publicado em: 24/06/2019

Com atendimento itinerante, o cadastro de empresas interessadas em atuar nos municípios atingidos poderá ser feito no dia 26 de junho

Os distritos de Águas Claras e Monsenhor Horta, em Mariana (MG), receberão em 26 de junho o Dia do Fornecedor. A iniciativa, que tem como objetivo cadastrar novos fornecedores locais para que tenham a oportunidade de participar de processos concorrenciais da Fundação Renova, acontece semanalmente em Mariana e Governador Valares. Agora,conta com atendimento itinerante nas comunidades rurais.

De acordo com a líder de Suprimentos da Fundação Renova, Simone Pimentel, a ideia é conhecer os fornecedores dessas localidades e incentivá-los a efetivar o cadastro. “Estamos em busca de aumentar a nossa base de cadastro de fornecedores locais, e essa iniciativa é um caminho importante de aproximação dos empresários com a Fundação, para esclarecermos eventuais dúvidas sobre o processo”, diz Simone Pimentel.

Em 2018, o Dia do Fornecedor atendeu 95 empresários marianenses, e os contratos somaram R$ 519 milhões. Até maio de 2019, 105 fornecedores foram recebidos presencialmente, 800 empresas locais fizeram cadastrose 700 fornecedores têm ou tiveram contrato ativo com a Fundação Renova.

Para fazer o cadastro, o representante da empresa deve apresentar os seguintes documentos: contrato social e alterações contratuais, cartão de CNPJ, inscrição estadual e municipal, endereço da empresa, e-mail e contato, extrato simples nacional (o mais recente) e comprovante bancário (cópia extrato ou cartão em nome da empresa).

Nos processos concorrenciais, os fornecedores são avaliados nos quesitos capacidade técnica, financeira e compliance. Para dar mais transparência aos processos, a Fundação Renova disponibiliza um canal em seu site (https://www.fundacaorenova.org/fornecedores). Nessa plataforma, o representante das empresas, além de acompanhar ou se candidatar aos procedimentos licitatórios, pode acessar dados atualizados sobre as contratações executadas e as previstas.

A Fundação trabalha para que o processo de compras e contratações de produtos e serviços ocorra com transparência e ética, de forma a permitir entrega com qualidade, rigor técnico na escolha dos fornecedores e melhores condições de negociação.A política de contratação local da Fundação Renova faz parte do compromisso firmado no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), de recuperação da economia dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

SERVIÇO – Dia do Fornecedor

Águas Claras e Monsenhor Horta

Quando: Quarta-feira, dia 26 de junho
Águas Claras:das 14h às 17h, na rua São Luiz, 83

Monsenhor Horta: das 9h às 12h, rua José Bruno Ramos, 357

Mariana e Governador Valadares

Quando: todas as quintas-feiras, das 14h às 17h

Mariana: Rua Antônio Pacheco, 601 – São Pedro

Governador Valadares: Rua Sete de Setembro, 2716, sala 1004, Centro

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.