Fundação Renova

Defesas Civis de Mariana e região participam de ciclo de cursos de formação on-line

Publicado em: 16/12/2020 Fundação Renova

Aulas são disponibilizados on-line durante a pandemia para agentes de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce

Para fortalecer a operacionalização das Defesas Civis de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, em Minas Gerais, nas ações de prevenção e respostas a desastres de qualquer natureza, agentes dos órgãos participam do Ciclo de Formação Continuada. A iniciativa é fruto da parceria entre Fundação Renova, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e as Defesas Civis dos municípios e segue até 2024.

Os cursos fazem parte da ação do Programa de Preparação às Emergências Ambientais da Fundação Renova. As opções, oferecidas na modalidade de ensino a distância durante a pandemia, vão desde capacitações de curta duração até pós-graduação.

São 70 vagas disponibilizadas para o curso de Análise de Risco, que aborda pontos como percepção de risco, ameaça, sustentabilidade, vulnerabilidade e política nacional, estadual e municipal de Defesa Civil. O curso de graduação para tecnólogo em Gestão Ambiental será oferecido a 58 alunos a partir de março de 2021, enquanto a pós-graduação lato sensu em Defesa Civil se inicia em 2023, voltada àqueles que se formarem na graduação e tiverem interesse em seguir com os estudos.

O início das atividades do Ciclo de Formação Continuadas das Defesas Civis foi marcado por um webinar que aconteceu em de novembro. O evento on-line, transmitido pelo Youtube, teve mais de 500 acessos e contou com a participação de representantes da Fundação Renova, da Defesa Civil de Mariana e da Unisul. O webinar está disponível no YouTube da universidade e pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=DXFhOVpbXrA.

Para a gerente Socioambiental da Fundação Renova, Juliana Bedoya, os ganhos das Defesas Civis durante a rotina de trabalho são o objetivo das capacitações. “Essa importante entrega é fruto de uma parceria da Fundação Renova com a Unisul e as Defesas Civis das quatro cidades. O objetivo é capacitar as Defesas Civis, deixá-las cada vez mais preparadas, entendendo que a educação é um marco necessário e fundamental para todo esse processo que vem sendo o aprendizado ao longo desses anos”, diz.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

(31) 98820-7810

imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: