Fundação Renova

Fundação Renova fortalece sistema de Proteção e Defesa Civil das regiões impactadas

Publicado em: 15/09/2017 Reconstrução de Vilas

Novos equipamentos e veículos foram entregues aos grupamentos de municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado

Com objetivo de fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, a Fundação Renova entregou nesta terça-feira (19/9) novos veículos e equipamentos aos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvados. Os materiais reforçarão a estrutura das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Os kits entregues para cada município são compostos por uma caminhonete de tração 4×4, com capota fechada, plotada e identificada, com guincho e GPS; além de coletes de identificação para os agentes de Proteção e Defesa Civil e para o uso de moradores integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC); cones de borracha, notebook, câmera fotográfica, gerador de energia, entre outros itens.

Durante a cerimônia, o prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz, destacou a importância do fortalecimento das Defesas Civis municipais no intuito de preservar a vida da população. “Desde o rompimento da barragem de Fundão percebemos a necessidade de melhorias na estruturação das Defesas Civis de um modo geral. A ação da Renova vem para contribuir na estruturação dos grupamentos nos municípios. Esses equipamentos nos darão condições de atender as necessidades voltadas para proteção da população. É, de fato, uma grande ação em prol da reparação”, disse o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil de Mariana (Comdec), Welbert Stopa, concorda que os novos equipamentos chegam em boa hora. “Esses materiais agregarão muito ao nosso trabalho, tendo em vista termos muitas ocorrências de deslizamentos e inundações decorrentes do período chuvoso, além das ações de prevenção e capacitação que desenvolveremos com os moradores da área jusante das barragens. Então, não é somente a Defesa Civil que ganha, mas Mariana como um todo”, afirmou Stopa.

A entrega dos equipamentos representa investimento da Renova na estruturação das COMPDEC’s. O objetivo é a melhoria das ações de prevenção, preparação e mitigação, bem como otimizar o atendimento aos cidadãos, em evento adverso, o que implicará na minimização dos impactos do desastre. A ação está prevista no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), que atribui à Fundação Renova implantar medidas que contribuam para o fortalecimento dos órgãos de Proteção Defesas Civis dos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.

“É parte de um trabalho que iniciou no ano passado, com a instalação de alarmes de emergências e sistema de controle de cheias, agora seguimos para o apoio ao sistema de Defesa Civil dos municípios”, explicou a Shymena Guedes, líder das ações de Educação e Cultura da Fundação Renova.

A próxima etapa, segundo ela, consiste na implantação do projeto “Escola Segura”, que consiste em levar a discussão da prevenção e preparação para dentro escolas municipais e estaduais dos quatro municípios. “De uma maneira natural alunos e professores serão levados a pensar na prevenção aos riscos. E isso esperamos que extrapole os muros das escolas e alcance toda a comunidade. A ação da Renova não é somente a entrega dos equipamentos, mas fazer com que os municípios se preparem para estar menos suscetíveis as emergências ambientais. É uma ação que começa agora e prossegue até 2022”, destacou Shymena.

ITENS DO KIT PARA DEFESA CIVIL MUNICIPAL:

  • 01 Caminhonete, tração 4×4, com capota fechada, plotada e identificada, com sinalizadores de emergência, guincho e GPS;
  • 50 coletes de identificação na cor laranja e com faixas reflexivas para identificação de moradores nos eventos organizados pela Defesa Civil;
  • 20 coletes de identificação dos agentes de Defesa Civil Municipal;
  • 30 cones de borracha de 70 cm
  • 5.000 metros de corda 6mm;
  • 01 Gerador de energia elétrica com torre de iluminação integrada;
  • 01 Data show, caixa amplificada e microfone para palestras e treinamentos;
  • 01 Notebook 15”
  • 02 GPS portátil
  • 02 Câmera fotográfica a prova d’água
  • 30 Cavaletes de sinalização com identificação de área de risco
  • 10 Rolos de Lona silo – 8×50 metros
  • 03 Rádio de ponto a ponto (walk talk)
  • 01 HD externo 1 TB

Compartilhar: