Defesa Civil e Guarda Municipal de Mariana recebem novo sistema de rádio digitalizado

Publicado em: 13/01/2021 Mariana

Ação tem como objetivo aprimorar a comunicação entre os órgãos, além de ampliar a cobertura da rede da região

Um sistema de comunicação moderno e com tecnologia avançada foi implantado na área em que atuam a Guarda Municipal e a Defesa Civil de Mariana. A iniciativa permite o aumento da segurança na comunicação entre os agentes dos órgãos, a ampliação da cobertura e a proximidade com a comunidade na comunicação de riscos e desastres.

Na ação, os dispositivos analógicos utilizados pelos órgãos foram substituídos por equipamentos digitalizados. No total, aproximadamente R$ 1,4 milhão foi investido na aquisição e instalação dos aparelhos e de bases de rádio nos distritos de Camargos, Ponte do Gama, Pedras, Borba, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima e Campinas — os reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo também vão receber as bases quando estiverem concluídos. A entrega foi oficializada no dia 15 de dezembro.

A iniciativa faz parte do projeto de digitalização da rede de rádio da Secretaria de Defesa Social de Mariana, conduzido pelo Programa de Preparação para Emergências Ambientais da Fundação Renova e pela Prefeitura. A Secretaria de Defesa Social abrange a Defesa Civil e a Guarda Municipal do município.

O projeto também inclui um convênio entre os dois órgãos e a Polícia Militar de Minas Gerais, para aprimorar as atividades de segurança ostensiva na cidade.

Para a analista do Programa de Preparação para Emergências Ambientais da Fundação Renova, Cristina Moraes, “o rádio é uma das ferramentas primordiais para a reação em caso de desastres. Com um sinal adequado, os órgãos conseguem diminuir o prazo de resposta, sendo que o diferencial nesse processo é a inserção efetiva da comunidade no sistema de proteção e Defesa Civil. Nosso principal objetivo é salvar vidas e preparar o poder público, principalmente as comunidades”, afirma.

Capacitações

Outra iniciativa do Programa de Preparação para Emergências Ambientais da Fundação Renova é a oferta de capacitações em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para os servidores das Defesas Civis de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

O Ciclo de Formação Continuada inclui cursos de extensão, graduação e pós-graduação, com conhecimentos em Análise de Risco, Resposta Social e Prevenção, Mitigação e Preparação da Comunidade. Desde novembro de 2020, 70 vagas são disponibilizadas para o curso de extensão em Análise de Risco. As aulas estão ocorrendo no espaço virtual de aprendizagem da Unisul.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org