Crianças de Mariana e Barra Longa participam de oficinas educativas durante as férias

Publicado em: 29/07/2022 Reassentamentos

Projeto feito em parceria com a Unesco contou com a participação de 75 garotas e garotos dos dois municípios

No mês de julho, 75 crianças das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, em Mariana, e Barra Longa contaram com uma programação repleta de atividades educativas. O projeto #PartiuFérias desembarcou nos municípios com oficinas gratuitas sobre culinária, ecologia e artesanato, que são traços marcantes da cultura local e passados de geração em geração.

Foram duas semanas de programação para crianças das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Na primeira semana de julho, as atividades aconteceram em Mariana e, na segunda, abrangeram Barra Longa.

Em Mariana, 25 crianças entre 8 e 12 anos participaram de atividades com o tema Território Musical na Casa dos Saberes. Foram realizadas oficinas de edição fotográfica e audiovisual em smartphones e bordado tecno, uma técnica que mistura aplicações e música.

Já crianças de 5 a 7 anos, de Mariana e Barra Longa, participaram de oficinas com o tema Saberes e Sabores: Entre o Quintal e a Cozinha. Elas tiveram a oportunidade de aprender sobre o cultivo de canteiro de verduras e plantas medicinais (chás e temperos), pintura orgânica em vasos de barro e a culinária local, além de participar de brincadeiras e jogos musicais.

“O intuito é fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento ao território, integrando as experiências do curso de férias e vivências conectadas aos valores culturais e artísticos locais. No caso de Mariana, por exemplo, o objetivo é resgatar a memória das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, fortalecendo os vínculos entre as crianças e pensando no momento de transição da sede de Mariana para suas comunidades nos reassentamentos”, diz a analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Fernanda Massimo.

A ação, promovida pela Fundação Renova em parceria com a Unesco e realizada com apoio do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), tem o objetivo de valorizar o brincar, a criatividade, a construção de novos conhecimentos e a integração criativa.

Cuidados e prevenção

Além do número limitado de vagas, todos os cuidados necessários para preservar a saúde e a segurança dos participantes foram seguidos, com a disponibilização de kits de higiene e proteção, incluindo máscaras descartáveis, álcool gel e lenços umedecidos.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org