Fundação Renova

Comunidade de Santana do Deserto, em Rio Doce (MG), terá novo campo de futebol

Publicado em: 19/06/2018 Infraestrutura

Obra é uma parceria do município, moradores e da Fundação Renova

As obras do novo campo de futebol que será entregue aos moradores de Santana do Deserto, em Rio Doce (MG), estão em fase final. A iniciativa é uma parceria do município com a comunidade local e a Fundação Renova, instituição criada para reparação dos impactos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

Segundo Guilherme Bechara, líder de Projetos e Obras da Fundação Renova em Candonga, esse novo campo substituirá a antiga área, localizada na Fazenda Floresta, adquirida para a construção de um sistema de deposição e tratamento de rejeito retido no reservatório da hidrelétrica  de Candonga.

Além de um gramado adequado, o novo campo de futebol contará com sistema de iluminação, alambrados e vestiários. O espaço terá estrutura profissional para oferecer conforto e segurança nos treinamentos, partidas oficiais e amadoras. A obra segue em ritmo acelerado, com previsão de ser concluída no próximo mês de julho.

Na avaliação do prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz, o novo campo de futebol vai proporcionar aos moradores um espaço adequado e de qualidade para a prática do futebol. “O esporte é uma das melhores ferramentas para promover a inclusão social, diversão e incentivo à saúde”, disse.

Campo do Barralonguense recebe novo gramado

Na cidade vizinha de Barra Longa (MG), o plantio do novo gramado, no campo do Barralonguense, deverá ser concluído no segundo semestre deste ano. A primeira etapa das obras, entregue em 2017, incluiu a reconstrução da quadra esportiva e vestiários, além da construção de arquibancada e instalação de alambrados. A próxima fase, conforme acordado com o Esporte Clube Barralonguense – entidade responsável pelo time -, é a implantação definitiva do gramado adequado.

Para isso, a Fundação Renova contratou uma empresa especializada para promover o nivelamento do terreno e a troca do substrato – um tipo de terra utilizado no plantio. Neste momento, as equipes finalizam o sistema de drenagem e irrigação para, em seguida, colocar a camada de areia e fazer o nivelamento. Também deverá ser instalado um reservatório de água que será captada do rio do Carmo. A previsão é que o campo de futebol seja entregue ao clube em setembro de 2018.

Com 79 anos de história, o Esporte Clube Barralonguense foi fundado em 17 de abril de 1939, o mesmo ano da emancipação do município. O campo do clube é utilizado para atividades esportivas como futebol para adultos, crianças e adolescentes, capoeira, ações com grupo da terceira idade e aulas de educação física.


Compartilhar: