Fundação Renova

Circuito da Água Bacia do Rio Doce termina nesta sexta-feira em Governador Valadares

Publicado em: 18/11/2022 Circuito da Água

Evento tem como temas a conscientização para preservação ambiental e o abastecimento de água na bacia do rio Doce

Termina nesta sexta-feira (18), em Governador Valadares, o Circuito da Água Bacia do Rio Doce, evento que tem como tema a conscientização para preservação ambiental e informações sobre o abastecimento de água na bacia do rio Doce. O circuito, que teve início na quarta-feira (16), é promovido pela Fundação Renova e acontece na Praça dos Pioneiros, no Centro de Valadares, até as 18h.

A ação tem foco nas obras da nova captação de água da cidade, na restauração florestal em andamento no município, além de temas como tratamento de esgoto, monitoramento da água, entre outros. 

Em média, cerca de 350 pessoas visitaram diariamente as tendas do Circuito da Água e puderam conferir exposições com fotos da obra da Adutora e das ações de reflorestamento na bacia do rio Corrente Grande, além de conferir de perto uma exposição de mudas utilizadas no reflorestamento e as maquetes (física e interativa) relacionadas à adutora. No evento também foi possível observar como funciona o processo de captação e tratamento da água, no estande do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

“O Circuito da Água Bacia do Rio Doce mostrou as entregas da Fundação Renova que vão assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada, garantindo segurança hídrica e preservando os ecossistemas”, destaca Ângelo Cola, coordenador Institucional Regional da Fundação Renova.

Adutora

A obra da adutora em Governador Valadares é a maior obra de saneamento básico da Fundação Renova. “Trata-se de um sistema de captação alternativa de água que sairá do rio Corrente Grande e levará água até três estações de tratamento em Valadares. Ao todo, são 38 quilômetros de tubulação aérea e enterrada, passando por áreas rurais e urbanas, sendo cinco quilômetros dentro da cidade. Deste total, mais de 36 quilômetros de tubos já foram instalados. A obra tem a finalidade de aumentar segurança hídrica para a população de Valadares, proporcionando 60% a mais do volume atualmente captado”, explica Nilo Carvalho, gerente de Obras da Fundação Renova.

Restauração Florestal

O rio Corrente Grande também está recebendo ações de restauração florestal. A Fundação Renova está atuando na restauração de 8 mil campos de futebol até 2030. Esse é um dos objetivos do Programa de Restauração Florestal, que visa ainda recuperar a bacia hidrográfica de rios definidos como mananciais alternativos de municípios que tiveram o abastecimento impactado pelo rompimento da barragem de Fundão. 

“O trabalho de restauração florestal tem foco na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), recargas hídricas e recuperação de nascentes na bacia hidrográfica do rio Corrente Grande, manancial onde será captada a água da adutora que está sendo construída pela Renova”, destaca Almir Jacomelli, coordenador de Restauração Florestal. 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org

 

 

 

 

 

 


Compartilhar: