Fundação Renova

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Mariana ganha novas áreas de atendimento

Publicado em: 02/03/2020

Local passa por reforma e ampliação e contará com espaço de tratamento e acolhimento para crianças e adolescentes

 

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) de Mariana está sendo reformado e ampliado. O espaço, localizado no centro histórico da cidade, vai ganhar novas salas de atendimento, área de oficina de trabalho das equipes de saúde e um centro de enfermagem, em 300 metros quadrados de área construída.

As intervenções são realizadas pela Fundação Renova e fazem parte do compromisso firmado entre a instituição e a Prefeitura de Mariana. A iniciativa irá ampliar o atendimento, tratamento e acolhimento de crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental no município.

Para o especialista do Programa de Apoio à Saúde Física e Mental da População Impactada da Fundação Renova, Igor Damiani, “o espaço é fundamental para o atendimento de crianças e adolescentes que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas”.

No novo espaço, haverá atendimento integral, realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos clínicos, psiquiatra, assistentes sociais, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, sociólogo e arteterapeuta.

A obra de reforma e ampliação do Centro de Atenção conta hoje com 45 trabalhadores locais e a previsão é que o espaço seja entregue à Prefeitura no fim de abril deste ano. A Secretaria de Saúde do município fará a gestão do novo centro.

Com as obras em andamento, o trabalho do CAPSij de Mariana continua normalmente em um espaço temporário próximo ao local da reforma, na rua do Aleijadinho, 437, Centro, Mariana.

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: