Fundação Renova

Casa do Empreendedor é inaugurada em Mariana e será ponto de apoio para novos negócios no município  

Publicado em: 13/02/2023 Economia Local

Implementação do espaço faz parte dos compromissos firmados entre a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana

Para fortalecer negócios locais existentes, promover a cultura do empreendedorismo e ampliar a formalização de atividades produtivas e comerciais, o município de Mariana passa a contar com a Casa do Empreendedor. O novo espaço, localizado na rua Luiz Antônio Bastos, 25 – Centro, ao lado da Estação Ferroviária, e inaugurado nesta sexta-feira (10), é um dos compromissos assumidos pela Fundação Renova para o desenvolvimento econômico e social do município.

A Casa do Empreendedor será um ambiente de apoio aos empreendedores do município, com atendimento ágil voltado para a desburocratização de processos e capacitações. Uma das principais atividades do local será o Hub de Inovação, espaço de aceleração de negócios, com o objetivo de fomentar negócios inovadores e sustentáveis no município. O local também contará com uma sala multiuso, almoxarifado, copa e banheiros.

A Fundação Renova foi responsável pela reforma de um imóvel público, de propriedade da Prefeitura, e pela aquisição de móveis e equipamentos do novo espaço. O local também abrigará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, a Sala Mineira da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Durante a inauguração do espaço, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Por que Empreender e Inovar?”, com Paulo Lacerda, profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas de estratégia, gestão e relações institucionais.

“A Casa do Empreendedor é um instrumento que irá ajudar a organizar o ambiente de negócios de Mariana, ali vão ser desenvolvidas oportunidades para empresas nascentes. Para nós da Fundação Renova é uma satisfação enorme e um cumprimento de uma responsabilidade com o município”, afirma a Coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova, Ana Lage. 

Com a finalização das obras, a Prefeitura de Mariana passa a ser responsável pela gestão do espaço. 

Carta de Mariana

A implementação da Casa do Empreendedor em Mariana foi um dos compromissos firmados entre Fundação Renova e Prefeitura Municipal, em 2019, no Termo de Compromisso, conhecido como Carta de Mariana. A carta apresentou um conjunto de iniciativas compensatórias, que transcendem o escopo reparatório, com o objetivo de promover a diversificação econômica, melhorias de infraestrutura e o desenvolvimento sustentável do município.

A Fundação Renova caminha para a finalização desses compromissos firmados com o município. Além da Casa do Empreendedor, estão concluídas as seguintes ações:

– Reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij), finalizada em maio de 2020;
– Requalificação da praça Gomes Freire Obra, concluída em dezembro de 2020 e recebida oficialmente pelo município em julho de 2021;
– Aquisição da infraestrutura necessária e assessoria técnica para elaborar o georreferenciamento e o Plano Diretor de Mariana, ações já concluídas e que visam o crescimento ordenado e sustentável para a cidade;
– Aportes para incentivar o turismo, uma das principais cadeias produtivas locais, com enorme potencial para geração de renda, a partir de apoio a eventos como Iron Biker;
– Viabilização de terreno a ser destinado a habitação de interesse social. A aquisição, doação e transferência da propriedade do terreno ao Município ocorreu em agosto de 2020;
– Implantação do Distrito Empresarial de Mariana, termo de transferência de recursos para a implantação do distrito assinado em outubro de 2022. Parceria entre Fundação Renova, BDMG e Prefeitura de Mariana;
– Readequação do Aterro Sanitário de Mariana e criação de um fundo de R$ 15 milhões para que a prefeitura possa fazer o gerenciamento das operações durante cinco anos.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de Comunicação
imprensa@fundacaorenova.org
www.fundacaorenova.org


Compartilhar: