Fundação Renova

Capacitação para prevenção a risco de desastres ambientais

Publicado em: 11/07/2018

Capacitação para prevenção a risco de desastres ambientais 

Iniciativa da Fundação Renova conta com a parceria das prefeituras de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado

Com objetivo de incentivar a cultura da prevenção e preparar as comunidades para enfrentar possíveis emergências ambientais, a Fundação Renova, junto à Defesa Civil, vem estimulando a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC’s). A iniciativa foi construída coletivamente com os municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, localidades mineiras afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

O projeto integra as ações de preparação para emergências ambientais da Fundação Renova, e visa fortalecer o sistema municipal de proteção e defesa civil, bem como trazer à população maior percepção sobre como proceder mediante um desastre. A proposta é oferecer capacitação à comunidade relacionada às temáticas de enfrentamento de emergências ambientais, como inundações, deslizamento de terras, estiagem e incêndios, por meio de debates, treinamentos e dinâmicas.

A ação começou na comunidade de Gesteira (Barra Longa) e estará nos próximos dias nos distritos de Ponte do Gama (Mariana), Santana do Deserto (Rio Doce) e Arraial do Merengo (Santa Cruz do Escalvado). Para Shymena Guedes, especialista da área de Educação e Cultura da Fundação Renova, esta iniciativa é uma oportunidade de mudança de cultura para as comunidades e municípios.

“Acreditamos que a cultura de prevenção e preparação pode ser transformada se houver o fortalecimento da capacidade do indivíduo se auto proteger e de agir coletivamente frente aos riscos. Entendemos que indivíduos, comunidade escolar, poder público e outros agentes sociais podem construir soluções integradas na gestão de risco de desastres e em favor da vida”, afirma Shymena.

Prevenção pela educação
O Programa de Preparação para Emergências Ambientais da Fundação Renova, previsto na Cláusula 173 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta – TTAC, tem outras duas iniciativas importantes: Projeto Escola Segura e Comitê Gestor de Risco a nível municipal, oferendo apoio as prefeituras na formação de um ambiente favorável à conscientização sobre os riscos e a importância da mobilização da comunidade na prevenção e resposta a desastres.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

  

Foto anexa:

Crédito da foto: Divulgação / Fundação Renova

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

(31) 3298-9707

imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: