Fundação Renova

Canal entre a lagoa Juparanã e o rio Pequeno é fechado em Linhares

Publicado em: 31/12/2018 Período Chuvoso

Objetivo é impedir o contato das águas das lagoas da região, especialmente da Nova e da Juparanã, com o rio Doce, que subiu após as chuvas dos últimos dias. Canal ficará fechado até o nível do Rio Doce voltar a baixar.

O canal entre a lagoa Juparanã e o rio Pequeno, em Linhares, foi fechado nesta segunda-feira (31), devido ao grande volume de chuva que caiu nos últimos dias. O objetivo do fechamento do canal é impedir o contato das águas das lagoas da região, especialmente da Nova e da Juparanã, com o rio Doce, que teve seu nível elevado por causa das fortes chuvas, cumprindo a decisão judicial de 2015.

Uma decisão judicial de 2015, logo após o rompimento da barragem de Fundão,  determinou a construção de um barramento emergencial para impedir que os rejeitos de minério chegassem à lagoa Juparanã. O canal que liga a lagoa Juparanã ao rio Pequeno foi construído em 2018 para reduzir o nível da água na lagoa.

A Fundação Renova tomou todas as medidas de segurança para o fechamento do canal, que ficará fechado até o nível do Rio Doce voltar a baixar.

Além disso, para o período chuvoso, a Fundação Renova elaborou um plano de ações com o objetivo de amenizar os efeitos da chuva ao longo dos próximos meses. O plano contém medidas preventivas e contingenciais para minimizar impactos à sociedade. As ações têm sido compartilhadas com poder público e Defesas Civis.

A Fundação Renova segue auxiliando as Defesas Civis de Linhares e Sooretama no monitoramento do nível do Rio Doce por meio do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático (PMQQS), especialmente em Governador Valadares (MG), Baixo Guandu, Itapina (distrito de Colatina), Colatina e Linhares.

Apesar das chuvas intensas nas últimas horas, até o momento não há nenhum risco de alagamento para as residências da avenida Beira Rio, em Linhares, que ficam a jusante (rio abaixo) do barramento, assim como para as residências da comunidade de Patrimônio da Lagoa, no município de Sooretama, a montante (acima) do barramento.


Compartilhar: