Campeonato de surf chega à praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares/ES

Publicado em: 17/07/2018

Balneário capixaba sediará uma das etapas da competição nacional

Após movimentar a comunidade de Povoação, em Linhares/ES, o Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf chega a Pontal do Ipiranga. A segunda etapa da competição, que insere o município capixaba na rota nacional do surf profissional, acontece entre os dias 20 e 22 de julho. O evento promete atrair competidores e turistas ao balneário, incentivando a economia local e divulgando as potencialidades turísticas da região.

O evento é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) e pela prefeitura da cidade, em parceria com a Fundação Renova, que através do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, promove ações para fomentar a retomada da atividade turística na região da Foz do Rio Doce, gerando renda e oportunidades para as comunidades locais.

“A primeira etapa do Circuito de Surf nos surpreendeu pela estrutura e resultados positivos para região. Certamente, a segunda etapa em Pontal será um sucesso, consolidando a inclusão do litoral de Linhares na rota do surf profissional e ganhando visibilidade nacional para região. Essas parcerias só agregam ao nosso intuito de promover a Foz do rio Doce como destino turístico, apostando em suas potencialidades. Além disso, possibilitam a geração de renda para comércio e moradores locais”, explicou a analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho.

A expectativa da ASL é de que a etapa reúna cerca de 100 atletas, nas categorias Profissional, Open, Master e Regional. O Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surfe vale 3.000 pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), e também para o circuito estadual, que é parceria com a Federação de Surfe do Espírito Santo. Os atletas irão disputar a premiação total de R$ 30 mil por etapa.

Uma grande estrutura será montada em Pontal do Ipiranga, com transmissão ao vivo do campeonato no YouTube. Além da competição, o evento também contará com a programação cultural, que acontece a partir da sexta-feira (20), à noite, na terceira avenida do balneário. Entre as atrações, estão músicos locais como Rastaclone, Chubby’s Blues Band e Preto Pires e Banda. No local, também serão oferecidos o artesanato, comidas e bebidas típicas da região.

Comerciantes, moradores e até os estudantes estão se mobilizando para receber os turistas e competidores que participarão do evento. “A comunidade está muito feliz por sediar esse evento a nível nacional. Nos sentimos valorizados porque a organização deu preferência à contratação de mão de obra local. Os moradores estão animados para trabalhar nas barracas e nossa expectativa é muito boa”, destacou a representante da Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga, Cecília Bonaparte.

O evento também está incentivando os jovens da região a empreenderem. Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Martins, localizada na região, atuarão como guias turísticos durante o evento, recepcionando os visitantes e oferecendo informações sobre o balneário. Eles serão responsáveis, ainda, por uma das barracas que será montada para os shows, cujos lucros serão revertidos para a formatura da turma.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Kennya Gava

Assessoria de imprensa – Fundação Renova