Fundação Renova

Barra Longa recebe novo Parque de Exposições em dia de lazer, cidadania e empreendedorismo 

Publicado em: 14/11/2022 Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Atividades gratuitas aconteceram no novo espaço, em parceria com o SESI-MG e a Prefeitura Municipal de Barra Longa 

No último sábado, 12 de novembro, o município de Barra Longa (MG) recebeu um espaço para realização para eventos e lazer: o novo Parque de Exposições. Nesse dia, além da entrega do local à comunidade, a Fundação Renova promoveu, em parceria com o SESI-MG e a Prefeitura Municipal, uma Ação de Empreendedorismo e Cidadania.  

A entrega do novo parque é uma das ações de reparação da Fundação Renova dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão no município. Em 2015, a Prefeitura de Barra Longa cedeu o terreno onde se localizava o Parque de Exposições para depósito do material retirado das áreas afetadas. Um projeto então foi desenvolvido, em conjunto com o poder público, para devolver ao município o espaço.  

O novo Parque de Exposições conta com uma área total de cerca de 20mil m², equivalente a pouco mais do que dois campos de futebol, sendo cerca de 3.988 m² de área construída. O espaço possui um palco para apresentações, arena para até 1.250 pessoas, vestiário para homens e mulheres, três galpões para exposição de animais ou produtos, estábulo com baias para até 184 animais, curral para até 184 animais de grande porte, estacionamento para até 79 automóveis e um edifício-sede, onde funcionará o setor administrativo. 

As obras, executadas pela empresa Andrade Gutierrez, tiveram início em fevereiro de 2020, mas foram suspensas temporariamente devido à pandemia. As atividades no local retomaram gradualmente em agosto de 2020, com equipe reduzida e adoção de medidas necessárias para prevenir a Covid-19.  

Com a entrega do espaço ao município, a Prefeitura Municipal de Barra Longa passa a ser responsável pelo parque, assim como as manutenções necessárias. 

Ação de Empreendedorismo e Cidadania 

Durante a entrega do novo parque, das 10h às 16h, moradores da cidade tiveram acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participarem de atividades de Empreendedorismo, Qualificações e Educação Financeira. 

A programação gratuita foi elaborada para atender a demandas da população, a partir de pesquisas feitas previamente com os moradores, em parceria com a Prefeitura. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova na Bacia do Rio Doce, com o objetivo de fomentar a economia local e retomar o convívio social no município. 

“Essa foi uma oportunidade única de levar a população a possibilidade de se capacitarem, terem acesso a uma série de serviços, entretenimento, cultura e lazer para as comunidades e as famílias, retomando assim a convivência coletiva”, explica o coordenador de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova, Roberto Ruggeri. 

Confira as atividades do dia: 

Cidadania e serviços: Emissão do CPF e 2ª via de certidão de nascimento, consulta ao SPC e Serasa, serviços de assistência social da Prefeitura, orientações do Conselho Tutelar, vacinação e corte de cabelo. 

Saúde: O Circuito Saúde Sesi MG ofereceu avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais (pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC) e Circunferência Abdominal), e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. 

Empreendedorismo e qualificação profissional: Feira de negócios com empreendedores locais, oficinas para geração de renda (artesanato), oficina EMATER, Carreta SENAI de Panificação, Cursos rápidos e Atendimentos individualizados do SEBRAE, orientações para cooperativas – Sistema OCEMG, apresentação Estrada Real (IER) sobre a Valorização do Turismo – Rota Imperial, além de informações sobre microcrédito e acesso ao sistema bancário. 

Os participantes também tiveram a oportunidade de fazer cursos rápidos de qualificação profissional e receber orientações sobre empreendedorismo em palestras, com temas como: Jovens Empreendedores, Habilidades Empreendedoras, Como Abrir uma Empresa e Empreendedorismo Feminino.  

Para empreendedores que já têm um pequeno negócio, houve um espaço dedicado a movimentação da economia e geração de renda local: o Espaço Gastronômico. E uma outra ação foi direcionada aos moradores que têm interesse em aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre Educação Financeira e consultoria financeira familiar. 

Lazer e entretenimento: A programação cultural e de lazer contou com apresentação de artistas locais, oficinas esportivas, Ponto Volante de Cultura, pintura facial, distribuição gratuita de algodão doce e pipoca, apresentação musical de banda da região e Rua de Lazer com: brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha e brincadeiras com monitores. 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org 

 


Compartilhar: