Fundação Renova

Barra Longa recebe nova estrutura para reforçar a coleta de lixo no município

Publicado em: 07/07/2021 Fundação Renova

Intervenções na Estação de Transbordo Sítio Floresta vão aumentar a eficiência na transferência de resíduos sólidos 

 

Barra Longa recebeu, na última sexta-feira (2), uma nova estrutura para a gestão dos resíduos sólidos da cidade. A Estação de Transbordo Sítio Floresta foi reformada, o que vai possibilitar o aumento da eficiência e produtividade da coleta de lixo na região. O espaço é um ponto de transferência e acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos coletados no município até que seja feita sua disposição final.

Na estação, localizada na zona rural do município e que conta com quase 2 mil metros quadrados de área, os resíduos passam pelo processo de compactação para que sejam destinados ao aterro. A cada semana, cerca de 15 toneladas de resíduos passam pelo local.

As obras da área de transbordo foram executadas pela Fundação Renova e fazem parte de um acordo firmado na 12ª Vara Federal entre a instituição e o município, a fim de dar solução definitiva para questões da disposição dos resíduos sólidos na cidade. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 900 mil.

Iniciadas em outubro de 2020 e concluídas em maio deste ano, as intervenções respeitaram todos os decretos municipais e orientações de autoridades sanitárias e de saúde para conter a disseminação da Covid-19.

Entre as melhorias realizadas, a Fundação Renova, além de cercar e pavimentar a área, construiu um muro de contenção para o descarregamento do lixo pelos caminhões e uma estrutura metálica para cobrir os contêineres, o que vai evitar o contato do lixo com a água da chuva.

“Com as melhorias na área de transbordo, Barra Longa aumenta a produtividade na coleta do lixo e, consequentemente, reduz o tempo de exposição dos resíduos na porta da população. Além disso, o município economiza com os custos do transporte até a destinação final dos resíduos”, diz a coordenadora do Programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos da Fundação Renova, Bruna Buldrini.

Estação de Resíduos Sólidos Barra Longa. Fotos: Luan Guedes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: