Fundação Renova

Barra Longa recebe brinquedoteca para fortalecer os serviços de assistência social

Publicado em: 17/11/2020 Barra Longa

Entrega é uma das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado com o município

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Barra Longa (MG) conta com mais uma estrutura para atender à população: uma brinquedoteca. O espaço de convivência, aberto em 4 de novembro, oferecerá ações socioeducativas ao público do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que atua a fim de contribuir para o desenvolvimento social das pessoas atendidas. 

A entrega da brinquedoteca é uma das ações previstas pelo Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre a Fundação Renova e o município de Barra Longa em agosto. Aproximadamente R$ 985 mil serão destinados ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município. O termo prevê a contratação de recursos humanos, aquisição de insumos e equipamentos, além do fornecimento de capacitação, veículos e combustível para o deslocamento da equipe do SUAS.

Durante a pandemia, em respeito às recomendações da Organização Mundial da Saúde e de autoridades de saúde, não haverá atividades na brinquedoteca. Quando puder ser utilizada, a espaço será aproveitado para ações voltadas a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, envolvendo experiências lúdicas e a vivência artística como formas de expressão, interação e proteção social.

Para a especialista do Programa de Proteção Social da Fundação Renova, Glaziane Silva, a brinquedoteca permitirá a realização de ações que estimulem o convívio comunitário prioritariamente para as famílias impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão atendidas no SUAS. 

“Como espaço de acolhimento e que potencializa os laços afetivos entre crianças e adultos, a brinquedoteca possibilita a vivência de experiências lúdicas e muitas outras. Agora, a população pode contar com esse espaço para planejar as atividades que serão executadas após a pandemia”, afirma.

Próximas entregas 

Entre as ações do Termo de Cooperação Técnica e Financeira estabelecido pela Fundação Renova e o município de Barra Longa, a entrega do mobiliário do CRAS está prevista para o final de novembro. Em janeiro de 2021, a previsão é que sejam repassados os recursos para a contratação de 8 profissionais, incluindo Assistentes Sociais e Psicólogos, para a equipe técnica de Proteção Social da cidade.

Também para janeiro de 2021, está prevista a disponibilização de mais um veículo que auxiliará no deslocamento da equipe do SUAS. O primeiro veículo foi entregue ao município em setembro de 2020.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Mais informações sobre a reparação executada até aqui podem ser acessadas em: https://www.fundacaorenova.org/cincoanos/

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org


Compartilhar: