Atrativos turísticos e diversidade de Mariana (MG) são divulgados em vídeo

Publicado em: 23/12/2020 Mariana

O material faz parte das ações do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova

Foi em Mariana que a história de Minas Gerais começou a ser traçada. Hoje, as igrejas barrocas e suas obras de arte emolduram e completam o cenário de diversidade e efervescência cultural da cidade com atrativos que vão desde eventos artísticos, até tradições como o artesanato, a culinária e a música. Além do seu casario, povo acolhedor e festividades, Mariana reúne também belezas naturais, com cachoeiras e trilhas que atraem visitantes em busca do clima e das montanhas favoráveis à prática do turismo de aventura.

Todas essas referências estão no vídeo promovido pela Fundação Renova para apresentar a variedade de riquezas e atrativos de Mariana. O material faz parte das ações do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, responsável por diagnosticar o impacto do rompimento da barragem de Fundão em cada uma dessas áreas e promover iniciativas para apoiá-las nos municípios atingidos. O vídeo está disponível no Youtube e nas redes sociais da Fundação Renova.

O gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura, destaca que a ideia é promover o destino e reforçar seus atrativos turísticos materiais e imateriais.

“O vídeo poderá ser utilizado por todo o trade turístico local, além de operadoras, agências de turismo e outros stakeholders externos que tiverem interesse em promover o destino para seu público-alvo. Trata-se de uma ação que visa reparar o impacto causado pelo rompimento à imagem do destino turístico de Mariana, reforçando todos os seus atrativos e riquezas de forma a fortalecer a cadeia do turismo local”, afirma Moura.

Em Mariana, o programa da Fundação Renova também já apoiou eventos como o Iron Biker e o Encontro Internacional de Palhaços que atraem grande público, vindos de diversos estados do Brasil e consolidaram Mariana como destino cultural e de esporte de aventura.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org