Fundação Renova

Associação de Pescadores recebe micro estação fotovoltaica em Regência

Publicado em: 26/10/2022 Economia Local

  Primeira fase da entrega foi inaugurada na última quinta-feira (20). A ação de reparação irá beneficiar a Associação de Pescadores de Regência – ASPER  

A primeira fase da Micro Estação Fotovoltaica da Associação de Pescadores de Regência (ASPER) foi inaugurada na última quinta-feira (20). A entrega faz parte de uma solicitação de pescadores associados para à Fundação Renova, que agora se torna realidade como uma ação de reparação para suprir a demanda de energia local. A tecnologia irá beneficiar a Associação, que hoje possui 105 pescadores e pescadoras associados.  

Um Termo de Compromisso da entrega foi assinado pela Fundação Renova junto à ASPER. Com a energia limpa e renovável estão em funcionamento na associação a Loja de Pesca e 24 tanques de piscicultura para criação de tilápia. Antes da construção da estação, a Fundação Renova arcava com custos energéticos mensais da Associação de Pescadores desde julho de 2018. 

Na primeira fase de instalação da Micro Estação Fotovoltaica, a Fundação Renova investiu cerca de R$ 245 mil no projeto para a Associação, que possui aproximadamente 425m².  

A obra da estação e as ações para seu funcionamento fazem parte das ações de reparação do PG 16 (Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras) da Fundação Renova. O projeto teve a parceria da equipe de Infraestrutura da Fundação Renova, da Sayegh & Lage Engenharia e T8M Engenharia e Energias Renováveis. 

Para garantir o pleno funcionamento e manutenção da Micro Estação, dois colaboradores da ASPER receberam treinamentos para manusearem o sistema.  

Próximos passos 

Com o início da segunda fase, a Associação terá mais avanços energéticos para a utilização da tecnologia também na chamada “rampa de barcos”. A obra se encontra em processo de tramitação pela equipe de infraestrutura da Fundação Renova. 

“Com a instalação da Micro Estação, a Associação de Pescadores de Regência terá um gasto médio de energia que deverá ser suprido pelas placas fotovoltaicas, após a instalação da segunda fase”, explica Rahí Lourenço e Silva, analista de Pesca Pleno da Fundação Renova. 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org   

 


Compartilhar: