Alunos do Vale do Aço aprendem como a água do rio Doce é monitorada

Publicado em: 27/09/2019

Estudantes de escolas municipais da região puderam entender de que forma é feita a avaliação

Cerca de 800 crianças dos municípios de Pingo D’Água e Córrego Novo puderam ver de perto como funciona o trabalho de monitoramento do rio Doce desenvolvido pela Fundação Renova. Durante a ação, que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, alunos de escolas da região também conheceram os equipamentos usados nas coletas para o monitoramento da bacia e puderam simular a prática de análise da qualidade da água.

No dia 18, a ação foi realizada na Escola Municipal Vereador João Gonzaga dos Reis, na sede do município de Pingo D’Água. Já no dia 19, foi a vez da Escola Municipal Professor Borges da Costa, em Córrego Novo. Os municípios são vizinhos ao Parque Estadual do Rio Doce, no Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Para Aparecida Abreu, diretora da escola de Pingo D’água, a iniciativa fez com que as crianças ampliassem o conhecimento de forma prática sobre a qualidade da água e o monitoramento do rio Doce. “Os alunos ficaram encantados com a forma lúdica e prazerosa com a qual foram passadas as informações”, afirma.

Cristiana Sá, diretora da Escola Municipal Professor Borges da Costa, também destaca a importância de mostrar o que vem sendo feito no rio Doce de forma a despertar o interesse das crianças. “Foi muito proveitoso para os alunos. Eles prestaram bastante atenção e ficaram impressionados com os bichinhos e equipamentos trazidos”, lembra Cristiana.

Programa de monitoramento

A iniciativa foi conduzida pela equipe do Programa de Monitoramento da bacia do rio Doce em parceria com a área de Diálogo Social da Fundação Renova. Para Soraia Soares, analista socioambiental que participou da ação, é fundamental melhorar a percepção das comunidades em relação à qualidade da água. “Acredito que tudo começa na escola. Ao levar temas importantes como a água, podemos ver a evolução e o crescimento de um cidadão mais consciente”, diz.

O Programa de Monitoramento da bacia do rio Doce mantém 92 pontos de monitoramento manuais e 22 estações automáticas. O objetivo é acompanhar a evolução da qualidade da água, identificar tendências e apoiar a elaboração de diagnósticos e ações de recuperação.

Próximas ações

Com o objetivo de aproximar o trabalho desenvolvido da população, o Programa de Monitoramento ainda promoverá três ações educativas.

No dia 10 de outubro, a Escola Estadual Agripino Vilas Novas, em Fernandes Tourinho, recebe o evento. Depois, no dia 12 de novembro, será a vez de uma instituição municipal de Sem Peixe. E, no dia 13, crianças da zona rural de Rio Casca terão acesso à ação educativa.

Também já foram promovidas ações junto aos produtores rurais das comunidades de Rochedo, Leonel e Córrego Preto, em Rio Casca; e em Santana do Paraíso.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.