Alpinistas vão trabalhar na instalação de tubos da adutora na ponte do São Raimundo

Publicado em: 25/07/2022 Infraestrutura

Atividades começam neste mês de julho, têm previsão de 60 dias de duração e não vão afetar o trânsito no local

A Fundação Renova implementou medidas para dar continuidade à obra da adutora de maneira eficiente e com qualidade, com o objetivo de garantir a entrega. Para isso, a Fundação vai utilizar alpinistas durante a instalação de suportes metálicos para a sustentação dos tubos que serão instalados abaixo da ponte do São Raimundo. Esses tubos farão a interligação da adutora com a Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) da Vila Isa.

A execução das atividades de montagem de tubulação na ponte do São Raimundo terá início neste mês de julho e está prevista para durar cerca de 60 dias. Os alpinistas responsáveis pela ação possuem vasta experiência em execução de atividades aéreas em pontes e viadutos. Eles vêm do Espírito Santo e fazem parte do quadro de funcionários do Consórcio ATA Valadares, contratado pela Fundação Renova para a execução da obra.

“Todas as pessoas mobilizadas para atuarem em obras da Fundação Renova são treinadas em diversos aspectos da segurança do trabalho, bem como para as atividades específicas que irão realizar. Os alpinistas em questão são devidamente treinados em técnicas de trabalho em altura conforme Norma Regulamentadora (NR 35), bem como nas áreas de alpinismo industrial conforme as normas da Irata Internacional e Associação Comercial de Alpinismo Industrial”, diz o gerente de obras da Fundação Renova, Nilo Carvalho.

O gestor de obras da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo, explica que as atividades realizadas pelos alpinistas na ponte não vão afetar o trânsito no local. “Como a tubulação da ponte do São Raimundo será instalada abaixo do nível da faixa de rodagem, a passagem dos veículos pela ponte/rodovia BR-116 não será impactada e o tráfego no local seguirá normalmente.”

Andamento da obra

Atualmente, mais de 30 quilômetros de tubulação da adutora que vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande foram instalados até julho de 2022. No trecho urbano, cerca de 88% das obras foram concluídas. Na zona rural, etapas também já foram finalizadas, com cerca de 25,5 quilômetros de tubulação instalada, o equivalente a 77% de avanço nesse trecho.

Adutora

A capacidade de escoamento da adutora será de 900 litros de água por segundo. A extensão total da adutora é de 38 quilômetros e haverá três ramais interligando a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa.

A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora. As atividades também são supervisionadas pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Por meio de uma página especial no site da Fundação Renova é possível acompanhar o andamento da obra da adutora, com detalhes sobre as frentes de trabalho. Fotos, vídeos, time-lapse, dados e informações estão disponíveis de forma visual e interativa. O objetivo é prestar contas e gerar conhecimento sobre a extensão e complexidade do empreendimento.

A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2022.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org