Fundação Renova

Acordo viabiliza o início das indenizações individuais aos atingidos de Mariana (MG)

Publicado em: 03/10/2018 Indenizações

Em audiência realizada no município mineiro, foi homologado acordo que possibilita o pagamento de indenização para os atingidos

Foi homologado, em audiência no Fórum de Mariana (MG), o acordo que possibilita o pagamento de indenização aos atingidos da cidade mineira. O acordo foi firmado com o Ministério Público, tendo a participação dos atingidos, acompanhados da Assessoria Técnica Cáritas, e da Defensoria Pública. O acordo permite que cada um dos atingidos possa se reunir com a Renova para negociar a sua proposta de indenização individual.

Em 2016, foram realizadas, entre Barra Longa e Linhares, reuniões de levantamento de danos para a construção do que é hoje a Matriz de Danos praticada pela Fundação Renova. A proposta do cadastro integrado segue em curso nos municípios de Barra Longa até a Foz, com exceção de Mariana (Bento Rodrigues) que solicitou reformulação no modelo apresentado.

Ao longo do ano de 2017 foram feitas inúmeras reuniões com representantes dos atingidos, Cáritas e Ministério Público para a definição do modelo de cadastro a ser aplicado para os moradores de Bento Rodrigues e região.

Em 18 de outubro de 2017, foi decidido em uma Ação Civil Pública, por solicitação dos atingidos, que o cadastro em Mariana deveria ser conduzido pela Cáritas. Atualmente, a Fundação Renova acompanha a aplicação do formulário 1 do cadastro – conduzido pela Cáritas – e arca com a logística e infraestrutura para a realização do cadastramento.

Até o momento, de Barra Longa até a Foz, mais de 7.000 famílias cadastradas receberam suas indenizações finais.


Compartilhar: