Ação gratuita reúne atividades de lazer, cidadania e empreendedorismo em Santana do Paraíso

Publicado em: 01/06/2023 Santana do Paraíso

No sábado, dia 3, moradores terão acesso a saúde e serviços, como emissão de CPF, além de cursos de capacitação, enquanto crianças e jovens poderão se divertir com brincadeiras e cultura

Com atrações gratuitas para toda a família, Santana do Paraíso, no Vale do Aço, recebe no sábado (3/6) a Ação de Empreendedorismo e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com o SESI-MG e a prefeitura municipal. Das 9h às 15h, Arena Paraíso que fica na avenida Expedito Anício de Oliveira, s/nº, no bairro São José, moradores da cidade poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificações e Educação Financeira.

A programação foi elaborada para atender as demandas da população, a partir de um levantamento com os moradores, em parceria com a prefeitura e apoio da Polícia Militar. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova na bacia do rio Doce para fomentar a economia local e retomar o convívio social no município. A expectativa é que 3.000 pessoas sejam atendidas por essa ação no município.

“O evento também será uma oportunidade de trazer entretenimento e cidadania para as comunidades e as famílias, utilizando a cultura e o lazer para retomar a convivência coletiva”, destaca Roberto Ruggeri, coordenador de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova.

Cidadania e serviços

Estarão disponíveis para o público emissão do CPF, consulta ao SPC e Serasa, corte de cabelo, oficina de tranças e penteados afro, emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento, apresentação de identidade e CPF originais, cadastramento dos moradores (CADúnico), orientação para os serviços de Assistência Social, Espaço Mulher (prevenção da violência contra a mulher), atendimento da Defesa Civil, espaço da Polícia Militar de Minas Gerais com orientações e exposição de equipamentos, além de presença da Fundação Renova com recepção dos participantes e apresentação de resultados no território ou município.

Empreendedorismo

Já no campo do empreendedorismo, a partir da identificação de demanda e de mercado potencial no município, foram elaboradas oficinas de artesanato (voltada para acessórios feitos com retalhos de tecidos) e cosmética natural (que ensina a fazer cosméticos artesanais).

Além disso, quem for à Arena Paraíso no sábado poderá participar de uma Feira de empreendedores locais, com espaço de alimentação e venda de pratos e alimentos regionais. A Carreta Senai também estará no local, com o curso de Fabricação de Quitandas. Por meio da parceria com a Emater, o Sebrae e o Sistema Faemg Senar Minas, os participantes terão acesso a cursos rápidos de Educação a Distância (EaD).

Educação financeira

Outra ação é direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre educação financeira e consultoria financeira familiar. Pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios poderão buscar por microcrédito e acesso ao sistema bancário. “Será um atendimento individualizado, para o planejamento financeiro individual e familiar, com o controle de receitas, despesas e orientações para o consumo consciente”, explica Roberto Ruggeri.

Saúde

Na área da saúde, o Circuito Saúde irá oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais (pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal), e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. Também haverá tendas para massagem rápida para relaxamento e antiestresse, vacinação, orientações nutricionais e para atividades físicas.

Lazer e entretenimento

Ponto Volante de Cultura, com biblioteca, jogos e oficina de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca, apresentações de grupos artísticos e culturais da cidade, além de contação de histórias e apresentações folclóricas. E visando a valorização do turismo local, haverá atendimento do Instituto Estrada Real.

“Promovermos ações como essa é muito importante para o município, pois integra a comunidade como um todo. Oferecer ações e atividades de empreendedorismo, qualificações e serviços de cidadania, lazer e saúde, contribuirá para o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, avalia Roberto Ruggeri.

Serviço:

Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Data: 03/06/2023

Local: Arena Paraíso (Av. Expedito Anício de Oliveira, s/nº, bairro São José)

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.