Ação gratuita para a família reúne lazer, cidadania e empreendedorismo em Colatina

Publicado em: 24/11/2022 Empreendedorismo local

Moradores ainda terão acesso a serviços como aferição de pressão, vacinação, emissão de carteira de identidade, além de cursos de capacitação, brincadeiras e atividades culturais

O município de Colatina recebe, neste sábado (26), várias atrações gratuitas para toda a família na Ação de Empreendedorismo e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Renova em parceria com o SESI-ES e a Prefeitura Municipal de Colatina. Os moradores poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificações e Educação Financeira, das 9h às 15h, na área verde da Avenida Senador Moacyr Dalla, no Centro.

A programação foi elaborada para atender a demandas da população, a partir de pesquisas com os moradores, em parceria com a Prefeitura de Colatina. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova na bacia do rio Doce para fomentar a economia local. Com a expectativa de atender entre 3 mil e 5 mil pessoas, a Ação de Empreendedorismo e Cidadania é uma retomada do convívio social no município.

No palco principal do evento haverá apresentações do Grupo de Capoeira Malungos, atividades de dança e shows de bandas de rock, sertanejo e piseiro.

Empreendedorismo

Já no campo do empreendedorismo, a partir da identificação de demanda e de mercado potencial no município, foram elaboradas diversas oficinas como pinturas de toalhas, confecção de adereços para pets, brigadeiro gourmet, guirlandas natalinas, mini pizza, fuxico, marketing digital, odorizadores de ambiente, garçom, brinquedos com material reciclável, dobraduras e Libras. Além disso, quem for à praça no sábado poderá participar de palestras, minicursos e orientação individual para empreendedores, empresários e pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios.

Para empreendedores que já têm um micro ou pequeno negócio, haverá um espaço dedicado para movimentar a economia e gerar renda local, onde poderão expor seus produtos e apresentar seus serviços. Haverá também uma tenda de indígenas no local. Outra ação é direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre Educação Financeira e consultoria financeira familiar.

Cidadania e serviços

Para atender à demanda por serviços da população, estarão disponíveis para o público: emissão de carteira de identidade, acesso ao sistema bancário, barba e corte de cabelo, consulta ao SPC e Serasa, orientações jurídicas, balcão de empregos, feira de adoção, doação de livros e CadÚnico-orientações e cadastro.

Saúde

Na área da saúde, o Circuito Saúde SESI-ES irá oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais (pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal), e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. Também haverá tendas para massagem rápida para relaxamento, testagem rápida, vacinação, escovação orientada infantil e consulta médica.

Lazer e Entretenimento

No dia da ação, os moradores que forem ao centro da cidade também terão acesso à rua de lazer, com brinquedos, carrinho de algodão doce e pipoca, pintura facial, escultura de balões, cineclube, jogo da limpeza, jogos educativos de tabuleiro e apresentações culturais.

“Promovermos ações como essa é muito importante para o município, pois integra a comunidade como um todo. Oferecer ações e atividades de empreendedorismo, qualificações e serviços de cidadania, lazer e saúde, contribuirá para o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, destaca o coordenador de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova, Roberto Ruggeri.

Ação de Empreendedorismo e Cidadania

Data: 26/11/2022

Local: Área Verde da Avenida Senador Moacyr Dalla, Centro

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org