2º ciclo do programa de desenvolvimento de fornecedores é lançado em Valadares

Publicado em: 03/10/2019

Oferecido pelo segundo ano consecutivo pela Fundação Renova, o programa prepara e capacita empreendedores e empresas locais.

Empresários e empreendedores de Governador Valadares e região que buscam experiência na implantação de sistemas de gestão, com base nos processos da qualidade e foco em produtividade e lucratividade das organizações, participaram do 2º Ciclo de Palestras.

O encontro de lançamento do programa de 2019 aconteceu nesta terça-feira (1º), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Governador Valadares. No evento, promovido pela Fundação Renova desde o ano passado, os presentes souberam mais sobre o programa que ocorreu em 2018 e o planejamento para 2019.

Além disso, os participantes tiveram, por meio da palestra motivacional “A Hora da Reação”, de Getúlio Ferreira Apolinário, presidente da CEBICT (Centro Brasileiro de Inovação e Cooperação Tecnológica), informações sobre a implantação dos métodos de planejamento estratégico e desenvolvimento de recursos humanos. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Essa ação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Fundação Renova, que tem como objetivo o suporte à qualificação das empresas e dos negócios locais.

“O programa nasceu a partir da demanda das empresas locais em se capacitarem em temas de gestão e atualidades. Desde o ano passado, estamos promovendo palestras com diversos temas”, afirma Simone Pimentel, coordenadora da cadeia de Suprimentos da Fundação Renova.

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no evento, entre elas, a reitora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Lissandra Rocha. Ela declarou que já existe um trabalho de estímulo à cultura empreendedora na Univale e avaliou como “muito interessante” esse tipo de palestra. “A perspectiva é de que possamos firmar parceria com a Renova para levarmos esse tipo de assunto para dentro da universidade e fazer com que nossos alunos compreendam formas possíveis de empreender e de contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, afirma a reitora.

Promovido pela Fundação Renova, com apoio da Consultoria DVF, o 2º Ciclo de Palestras aconteceu em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Governador Valadares (Sinduscon), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Rio Doce e o Senac.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.