SAÚDE E BEM-ESTAR

FORTALECER AS ESTRUTURAS DOS MUNICÍPIOS

Uma parte muito importante das ações de assistência às pessoas é a garantia de acesso aos cuidados com a saúde. Nosso trabalho tem sido o de fortalecer as estruturas municipais existentes, tanto no atendimento clínico quanto no de proteção social, que inclui apoio psicológico, psiquiátrico e de assistência social. As ações emergenciais prosseguem até hoje, com a oferta de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras para o atendimento da população impactada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isso também incluiu a compra de insumos e a disponibilização de carros para o atendimento das pessoas que não podem se deslocar de suas casas.

Uma nova fase tem início em 2017, quando as ações emergenciais começam a ser substituídas por outras mais estruturantes, como, por exemplo, a oferta de atendimentos especializados para idosos, jovens e adolescentes, e atividades de terapia ocupacional, pedido que surgiu do diálogo com a própria comunidade alojada em Mariana e no seu entorno.

Outra frente de trabalho é a realização de um estudo epidemiológico e toxicológico, que está em processo de definição do Termo de Referência para a contratação de uma consultoria especializada. Esse trabalho envolverá todo o território impactado e vai nos apontar a dimensão do impacto na saúde dessa extensa população e as medidas a serem adotadas.

BUSCA DE CONHECIMENTO

Dialogar e buscar a fronteira do conhecimento nos diversos temas complexos que temos de lidar. Foi com base nessas linhas de atuação que realizamos, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2017, um painel interdisciplinar para debater a relação entre a febre amarela e as mudanças ecossistêmicas na bacia do rio Doce. Todo o encontro pôde ser acompanhado em tempo real, pelo site da Fundação Renova. Participaram cientistas e pesquisadores de ecologia, veterinária, ciências biológicas, microbiologia e biodiversidade. Especialistas avaliaram de que não há uma ligação conclusiva entre o rompimento da barragem e o surto de febre amarela.