O tamanho do desafio

Conheça a extensão dos impactos, as diferentes características das regiões afetadas e as principais soluções que precisamos desenvolver em conjunto com a sociedade:

Cadastrar e indenizar todos os impactados

Estimular a maior participação das comunidades nas tomadas de decisão e comunicar de forma eficiente com toda a sociedade

Aprovar projetos, obter licenciamento e iniciar as obras de reassentamento. Hoje, as pessoas que perderam suas casas estão em moradias provisórias escolhidas por elas

Endereçar questões de saúde física e mental decorrentes dos impactos do rompimento

Restabelecer as condições para retomada das atividades sociais e econômicas ao longo do rio

Promover diálogo e criar plano de ação em conjunto com os povos indígenas

Gerar uma solução para 39,2 milhões de m³ de rejeitos* que saíram da propriedade da Samarco

Mitigar impacto de 18,9 milhões de m³ de rejeitos* que seguiram o fluxo dos cursos d’água a partir da Barragem de Candonga nos 537 quilômetros até a foz do rio Doce. Implementar solução definitiva para contenção desse rejeito

Articular o planejamento integrado de tratamento de água e saneamento básico com os municípios impactados

Definir conceito e iniciar implementação do processo de restauração florestal

Planejar destino de 1.006 animais de pequeno e grande porte resgatados

Desenvolver e implementar plano detalhado de recuperação social e ambiental para:

650 quilômetros impactados entre Minas Gerais
e Espírito Santo

Cerca de 15 mil famílias diretamente impactadas

40 municípios atingidos

737 pessoas identificadas inicialmente que perderam suas casas, em Bento Rodrigues, Paracatu e Gesteira

Três regiões com diferentes impactos

O rompimento da barragem gerou impactos distintos em cada região. Entenda como os moradores sentiram as consequências da chegada da lama, ao longo de cada trecho:

REGIÃO DA BARRAGEM

Nos primeiros 113 quilômetros até a usina hidrelétrica Risoleta Neves, estão as pequenas comunidades diretamente impactadas. Algumas foram parcialmente ou totalmente destruídas, como Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo (distritos de Mariana) e o município de Barra Longa (sua sede e o distrito de Gesteira). Nelas, as famílias tiveram de ser removidas, a atividade produtiva foi muito comprometida e há uma grande necessidade de apoio.

REGIÃO DO RIO DOCE EM MINAS GERAIS

É a região mais extensa impactada, com quase 400 quilômetros, onde estão as cidades com populações maiores, como Governador Valadares (263 mil habitantes), Ipatinga (240 mil), Caratinga (85 mil) e Timóteo (81 mil). Nesse trecho, houve comprometimento do abastecimento de água e a interrupção de atividades econômicas ligadas ao rio Doce. Quem mais sentiu foram pescadores, agricultores, areeiros, comerciantes e trabalhadores ligados a atividades turísticas.

REGIÃO DO RIO DOCE NO ESPÍRITO SANTO

Neste último trecho de cerca de 150 quilômetros, há um número menor de cidades, mas em geral muito populosas, como Linhares (141 mil) e Colatina (111 mil). Os efeitos foram concentrados na interrupção de atividades econômicas de pescadores, pequenos produtores rurais e comerciantes ligados ao turismo.

O tamanho do desafio