Reassentamento Familiar

O Reassentamento Familiar é uma das modalidades de reparação do direito à moradia. Essa é uma opção para as famílias que perderam os vínculos com a sua comunidade de origem ou se adaptaram ao contexto urbano e não têm interesse em retomar seus modos de vida de forma comunitária, como acontece nos reassentamentos coletivos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, em Mariana; e Gesteira, em Barra Longa.

Esse público também inclui as famílias da zona rural de Mariana e Barra Longa que tiveram suas casas impactadas pelo rompimento de Fundão e não faziam parte de alguma das três comunidades. Ao todo, 132 famílias optaram por essa modalidade.

Como funciona

As famílias elegíveis de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e das comunidades rurais escolhem uma propriedade do banco de imóveis organizado pela Fundação Renova ou indicam aquele de sua preferência, compatível com o direito de atendimento, baseado na área de origem, conforme previsto nas diretrizes. Quando a família tem direito à moradia, é possível optar por um lote vago para construir a casa ou por comprar um imóvel já pronto, que esteja precisando ou não de reforma.

Todas as análises são reunidas no caderno imobiliário, que é entregue de forma individual às famílias para ajudá-las em suas decisões quanto aos imóveis. Se aprovado e assinado o termo de escolha do imóvel, a Fundação Renova começa as negociações para a compra.

Com o imóvel comprado, casa para reforma ou lote para construção, as famílias iniciam seu projeto junto a um arquiteto. Quando é aprovado pelo núcleo familiar, a Fundação Renova protocola o projeto na Prefeitura para obter as autorizações e licenças necessárias à construção ou reforma do imóvel.

4 comentários

Não concordo com o valor que recebi. E o que recebi não custiou minha despesa. Só para tratar meu terreno investi 50.000. só de calcário e adubo. E não recebi nem cartão e nem retroativo. E quando me pagarão só foi referente ao a roça. Onde tinha outras atividade como pesca e piloto de embarcação. Estou aguardando contato.

Responder

Olá, Marcelo. Trabalhamos para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Cada caso é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento.
    Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento.
    Assim, com a ajuda de um profissional treinado, você poderá receber as informações sobre o andamento da sua demanda.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Eu construí no quintal dainha mãe, pois a casa dela é pequena e pra eu e minha família passarmos um mês de férias mais tranquilos construí no quintal dela ,meu carro ficou um mês na chuva e sol ,minha garagem foi destruída pela lama ,passamos o maior perengue nas nossas tão aguardadas férias hoje se passaram 7 anos nunca recebi nem um centavo, nem por dano moral quanto material ,gostaria que vocês me dessem uma posição

Responder

Olá, Miriam. Cada requerimento é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento. Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Além disso, você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema também pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento da Fundação Renova.