Paracatu de Baixo

As obras do reassentamento de Paracatu de Baixo, distrito de Mariana (MG), seguem com a construção das casas e mais de 90% da infraestrutura concluída. Até que o distrito seja construído e as moradias estejam finalizadas, o atendimento de moradia temporária às famílias que possuem esse direito está garantido.

O processo contou com a participação ativa de cerca de 78 famílias, da escolha do terreno ao acompanhamento da construção do novo distrito. O envolvimento da comunidade trouxe à proposta características de acordo com os hábitos coletivos. A construção da adutora de água tratada e obras da rede de drenagem pluvial e de esgoto já foram executadas. As obras da escola estão em andamento e a pavimentação do acesso principal foi concluída. Nove alvarás foram emitidos para o uso de bens coletivos, como escolas de Ensino Infantil e Fundamental, quadra, posto avançado de saúde, posto de serviços, campo, capela, Casa São Vicente e salão comunitário. Para as casas, 50 alvarás foram liberados e os projetos básicos estão sendo protocolados.

O DISTRITO

Localizado a 35 quilômetros de Mariana (MG), Paracatu de Baixo é subdistrito da cidade de Monsenhor Horta (MG) e é banhada pelo rio Gualaxo do Norte. Na região, há propriedades com plantios e predominância de atividades de subsistência. Uma das festas mais tradicionais celebradas pela comunidade é a Folia de Reis, realizada entre o Natal e o Dia de Reis. Já a Folia de Reis do Menino Jesus, outra festa religiosa de grande visibilidade na região, é comemorada em setembro.

Em setembro de 2016, a comunidade de Paracatu de Baixo escolheu o terreno do novo distrito. A área tem 84,8 hectares e está localizada também em Monsenhor Horta. Com a participação das famílias, as características dos equipamentos, como escola, igrejas, praças e posto de saúde, serão preservadas. As práticas da comunidade são referências para restabelecer as atividades econômicas, produtivas e culturais no novo distrito. Acompanhe abaixo a evolução da obra no reassentamento de Paracatu de Baixo.

Em fevereiro de 2022, foram executadas a construção da adutora de água tratada e obras da rede de drenagem pluvial, e mais de 90% da infraestrutura foi concluída.
Em agosto de 2021, iniciou-se a pavimentação do acesso principal ao reassentamento.
Em junho de 2021, foi concluída a montagem da estrutura da escola.
Em março de 2021, foram finalizadas as obras de contenção dos taludes e das rodovias no trevo do novo acesso ao reassentamento.
Em julho de 2020, foram iniciadas as obras de escavação das fundações da Escola Municipal de Paracatu de Baixo.
Em dezembro de 2019, foram iniciadas as obras das fundações das casas.
Em julho de 2019, foi emitido o licenciamento urbanístico que viabilizou o início das obras de terraplenagem e iniciadas as obras de infraestrutura.
Em dezembro de 2018, foi iniciada a instalação do canteiro de obras no terreno escolhido pela comunidade.
Em junho de 2021, foi concluída a montagem da estrutura da escola.
Em dezembro de 2019, foram iniciadas as obras das fundações das casas.

Tour Virtual

Ferramentas
  • Alternar Mapa Alternar Mapa
  • Alternar Galeria Alternar Galeria
  • Tela Inicial Introdução
  • Pequeno Planeta Pequeno Planeta
  • Tela Cheia Tela Cheia

Acompanhe por aqui o andamento das obras de construção do novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). As imagens serão atualizadas semanalmente.

Vire a tela ao usar o celular Vire a tela ao usar o celular.

Acesse a visão inicial do tour Acesse a visão inicial do tour.

Saiba mais sobre cada local Saiba mais sobre cada local.

Navegue pelos botões ou abra o mapa auxiliar Navegue pelos botões ou abra o mapa auxiliar.

Linha do Tempo