35 – Programa de Informação para a População

Objetivo do programa

Implantar um centro de informações técnicas, duas bases físicas regionais em Minas Gerais e duas no Espírito Santo permanentemente interligadas ao centro de informações técnicas e localizadas no interior da área ambiental 1 (áreas abrangidas pela deposição de rejeitos nas calhas e margens dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce, considerando os respectivos trechos de seus formadores e tributários, bem como as regiões estuarinas, costeiras e marinha na porção impactada pelo rompimento), destinados a comunicar e informar a população quanto aos aspectos ambientais.

Progresso do programa

• Não houve fatos relevantes no último mês.

Centro de Informações Técnicas (CIT)
• Visita de 156 pessoas ao Centro de Informação Técnica (CIT) de Mariana, incluindo os participantes do “VimVer”.

Centro de Informações Técnicas (CIT)
• Realização da oficina de revisão do programa, em Belo Horizonte, conforme definido na cláusula 203.
• Visita de 325 pessoas ao Centro de Informação Técnica (CIT) de Mariana, incluindo os participantes do “VimVer”.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Mariana - MG:
Em dezembro de 2019, foi realizada a 32ª Reunião da Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social em que foram discutidos pontos de adequação do documento da definição do Programa 35 para posterior aprovação do programa junto a CT-PDCS.
Entregas não realizadas relacionadas aos Centros de Informações Técnicas de Mariana, Governador Valadares e Regência
Os Centros de Informações Técnicas de Governador Valadares e Regência não foram implementados em 2019. Causa: O escopo do programa está em fase de readequação e aprovação junto a Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CT-PDCS), analisando o conteúdo que será implementado nos Centros de Informações Técnicas. Contramedida: Envio da Proposta da Definição do Programa para aprovação na CT-PDCS.
Não foram ampliadas as estruturas existentes de equipamentos interativos e técnicos que distribuem o conteúdo informativo dos fatos e ações desenvolvidas pela Fundação Renova em cenários distintos e com diferentes abordagens, formas e tecnologia. Causa: Emissão pela Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CT-PDCS) das notas técnicas 15 e 16, que envolvem a readequação do Centro de Informações Técnicas de Mariana e a redefinição do conteúdo de forma geral. Contramedidas: 1- Envio do projeto conceitual definitivo dos centros de informações técnicas para aprovação da Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CT-PDCS); 2- Foram implementadas melhorias para acolher os visitantes e ampliar a interatividade no espaço, porém ainda existem ações a serem realizadas para incrementar e ampliar as estruturas.
A nova rodada de readequação no Centro de Informação Técnica de Mariana atenderá por completo as notas técnicas nº15 e nº16, emitidas pela CT-PDCS. Ela será executada após a aprovação do Projeto Conceitual pela CT-PDCS, a fim de evitar execuções não aderentes ao escopo aprovado do programa.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG)
• Visita de 337 pessoas das localidades descritas em anexo, incluindo os participantes do “VimVer”.
• Entrega da definição do programa para aprovação na Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CT-PDCS), em resposta a Nota Técnica 16.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG)
• Visita de 387 pessoas das localidades descritas em anexo, incluindo os participantes do VimVer.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG)
• Elaboração da minuta unilateral da Prefeitura para início das tratativas de formalização, de acordo de parceria para construção do CIT de Governador Valadares.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES)
• Elaboração de minuta para início das tratativas de formalização, de acordo de parceria para construção do CIT no terreno do ICMBio.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG):
• Visita de 460 pessoas de diversas localidades, incluindo os participantes do VimVer.
• Realização de uma exposição de artesanato das associações de grupos das regiões atingidas, como acordado em oficina participativa no dia 24/07/2018.
• Realização de plantões de reassentamento coletivos às terças-feiras e plantões de reassentamento familiar às quintas-feiras do mês de agosto.
• Realização de escutas entre núcleos familiares, representantes da Fundação Renova e Assessoria Técnica, relacionadas ao reassentamento de Bento Rodrigues.
• Realização dos atendimentos individuais e coletivos a famílias de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo (MG) e localidades vizinhas.
• Realização da Reunião CT-PDCS no dia 20/09/2019 em Belo Horizonte.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG):
• Elaboração da minuta unilateral da prefeitura para início das tratativas do CIT de Governador Valadares.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES):
• Elaboração de minuta para início das tratativas com ICMBio.
• Compilação do relatório da primeira oficina realizada no distrito de Regência com a participação da comunidade da foz do rio Doce, município de Linhares (ES), para iniciar o projeto da concepção do CIT da Regência (definição com a Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social, CT-PDCS, e com representantes do ICMBio).

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) — Casa do Jardim:
• Recebidos 680 visitantes das mais diversas localidades, incluindo os participantes do VimVer.
• Realização de uma exposição de artesanato das associações de grupos das regiões atingidas como acordado em oficina participativa.
• Realização de plantões de reassentamento coletivos, que ocorreram às terças-feiras, e plantões de reassentamento familiar às quintas-feiras do mês de agosto.
• Continuação da exposição para comercialização de produtos artesanais de associações de grupos atingidos de Mariana, consolidando o local como um importante ponto para divulgação do trabalho das associações e para comércio.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG):
• Verificado o registro do imóvel junto à Prefeitura, constando que não há ônus ou gravame deste, encaminhando-se para firmar acordo de cessão entre Prefeitura Municipal de Governador Valadares e Fundação Renova.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES):
• Realizada uma oficina no distrito de Regência com a participação da comunidade da foz do rio Doce, município de Linhares, para iniciar o Projeto de Concepção do CIT de Regência — definição com a Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CT-PDCS) e com representantes do ICMBio. Participaram, também, membros da CT-PDCS, gestores do ICMBio e representantes de poder público local.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) – Casa do Jardim:
• 1084 visitantes das mais diversas localidades.
• Realização de oficina participativa de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto. Além da construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço.
• Participação de 162 (14% do total) visitantes na pesquisa do Totem de Avaliação, que tem o intuito de conhecer o interesse do público visitante, para identificação de qual tema deve ser aprofundado no espaço.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG):
• Verificação com a Prefeitura sobre a disponibilidade de terreno público para construção do CIT, formalizada por meio de OFI.NII.062019.6834. Esta municipalidade apresentou à Fundação Renova a opção de um terreno para edificação do Centro. Em visita ao local, a equipe da Renova entende que o espaço é adequado para o CIT. A partir desta nova possibilidade seguem as tratativas com a Prefeitura para efetivar esta doação, por meio de instrumento jurídico.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) — Casa do Jardim:
• 111 visitantes das mais diversas localidades. Registra-se que o baixo número de visitantes no mês deve-se ao fato de o espaço ter permanecido fechado durante a manifestação ocorrida em Mariana.
• Exposição de artesanatos: o grupo Feira de Artes e ateliê de Mariana (FAM) e o grupo de Padre Viegas continuam ocupando o espaço da Casa do Jardim para expor seus trabalhos para o público visitante.
• Participação de 31 visitantes na pesquisa do Totem de Avaliação, que tem o intuito de conhecer o interesse do público e identificar qual tema deve ser aprofundado no espaço. Registra-se que o baixo número de participação deve-se ao fato de o espaço ter permanecido fechado durante a manifestação ocorrida em Mariana.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG):
• Consulta à prefeitura sobre a disponibilidade de terreno público para construção do CIT. A consulta foi formalizada por meio de OFI.NII.062019.6834. Em paralelo, estão sendo prospectados outros imóveis ou terrenos locais para possível aquisição.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES):
• Encaminhamento formal ao ICMBio, por meio do OFI.NII.062019.6946, do Acordo de Cooperação com a Fundação Renova para análise e aprovação final do documento. O objetivo é a cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência (Linhares/ES).

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) — Casa do Jardim:
• 517 visitantes das mais diversas localidades.
• Realização do Projeto Casa Preta | O Futuro do Rio Doce Somos Nós, com a realização de oficinas, como “Esse brilho é meu”, que visa a enaltecer as belezas negras e o empreendedorismo negro.
• Plantão do reassentamento, com o agendamento durante todo o mês no espaço da Casa do Jardim, sendo as terças destinadas para o reassentamento coletivo e as quintas para o rural. Tem como objetivo tirar as dúvidas das famílias em relação a esse processo.
• Atividade temática para idosos e familiares de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo: durante a atividade, foram relembradas as festas e acontecimentos mais importantes do passado dos moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. O objetivo foi promover uma tarde de valorização das histórias da comunidade.
• No dia 23/05, foi instalado no espaço o Totem de Avaliação, com o intuito de conhecer o interesse do público visitante para identificação de qual tema deve ser aprofundado no espaço.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG):
• Realização da reunião de Trabalho em 21/05, em Vitória (ES), que teve como finalidade discutir os conteúdos que deverão constar nos CITs (item 5, da Deliberação 229), bem como os resultados e os encaminhamentos relacionados à definição e aos objetivos do Programa, conforme vem sendo apresentada pela Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle social (CTPDCS), por meio da Nota Técnica nº 15/2019/CT-PDCS/CIF, de março de 2019. Aguarda-se a apresentação, pela CTPDCS, do resultado dos trabalhos para a continuidade da implantação do CIT de GV.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES):
• Continuam as tratativas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para assinatura do Acordo de Cooperação com a Fundação Renova. O objetivo é a cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência, Linhares (ES).
• Realização da reunião de trabalho em 21/05, em Vitória (ES), que teve como finalidade discutir os conteúdos que deverão constar nos CITs (item 5, da Deliberação 229), bem como os resultados e os encaminhamentos relacionados à definição e aos objetivos do Programa, conforme vem sendo apresentada pela Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle social (CTPDCS), por meio da Nota Técnica nº 15/2019/CT-PDCS/CIF, de março de 2019. Da mesma forma, aguarda-se a apresentação, pela CTPDCS, do resultado dos trabalhos para a continuidade da implantação deste CIT.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) — Casa do Jardim:
• As oficinas participativas são desenvolvidas no CIT de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto de uso e ocupação da Casa, as quais buscam a construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço. No mês de abril, a Fundação Renova desenvolveu três oficinas, buscando discutir o Evento Câmbia e a Exposição na Feira do Expominas.
• Dentre as várias ações realizadas no CIT, destacamos:
316 visitantes das mais diversas localidades;
visitas de duas escolas do município de Mariana (Escola Estadual Luciano Pedro Mendes de Almeida e Escola Gomes Freire).
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG):
• Para a retomada da implantação do CIT de GV, aguarda-se a realização da Reunião de Trabalho, prevista para acontecer em maio, com a finalidade de discutir os conteúdos que deverão constar nos CITs (item 5, da Deliberação 229), bem como os resultados e os encaminhamentos relacionados à definição e aos objetivos do Programa, conforme vem sendo apresentada pela Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CTPDCS), por meio da Nota Técnica nº 15/2019/CT-PDCS/CIF, datada de março de 2019.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES):
• Continuam as tratativas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para assinatura do Acordo de Cooperação entre ICMBio e Fundação Renova, que objetiva a cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência, Linhares (ES).
• Para a implantação do CIT, igualmente aguarda-se a realização da Reunião de Trabalho, prevista para acontecer em maio, com a finalidade de discutir os Conteúdos que deverão constar nos CITs (item 5, da Deliberação 229), bem como os resultados e os encaminhamentos relacionados a definição e aos objetivos do Programa, conforme vem sendo apresentada pela Câmara Técnica de Participação, Diálogo e Controle Social (CTPDCS), por meio da Nota Técnica nº 15/2019/CT-PDCS/CIF, datada de março de 2019.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) – Casa do Jardim
Realização das oficinas participativas de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto.
Construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço.
Oficina realizada no dia 26.
Para as ações realizadas no CIT Mariana (MG), destacamos:
- 178 visitantes das mais diversas localidades.
- Visitas de três escolas, sendo duas de Mariana e uma de Belo Horizonte.
- Lançamento do livro “João de Barro e o Mar de Lama”, da autora Grazi Reis.
- O futuro do rio Doce somos nós — projeto do Instituto Elos que assessora os jovens que compõem o projeto e que estão realizando seus sonhos de transformação no território.
- Oficina de compostagem — nessa atividade, houve uma reflexão sobre como é descartado nosso lixo e qual a responsabilidade de cada um para com seus resíduos e com a própria natureza.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG)
A partir da deliberação do CIF, de novembro de 2018, considerando que os CITs deverão ser implementados preferencialmente em espaços públicos, salvo quando comprovada impossibilidade, e após consulta à Prefeitura de Governador Valadares (MG), no dia 13 de fevereiro esta municipalidade encaminhou à Fundação Renova o ofício OF/GAB/SMA 032/2019, informando sobre a indisponibilidade de espaço público para implantação do CIT.
Diante da referida indisponibilidade, a Fundação Renova encaminhou ao Comitê Interfederativo (CIF) e à Câmara Técnica de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social (CT-CPDCS), o ofício OFI.NII.012019.5137 informando sobre resposta da Prefeitura Municipal, em atenção à Deliberação 229 item 2 e reiterando que o CIT será implantado no espaço atual, situado a Rua Afonso Pena nº 268, Centro, Governador Valadares (MG).
A partir desta definição serão retomadas as tratativas para a implantação do Centro.
Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES)
Aguarda-se o retorno da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) quanto à revisão final e assinatura do Acordo de Cooperação entre ICMBio e Fundação Renova, objetivando cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência (Linhares, ES).
Realizada, em 12 de março, reunião com o ICMBio e CT-CPDCS para definição da área a ser compartilhada no Projeto Tamar para a implantação do CIT de Regência, em Linhares (ES).

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Mariana (MG) — Casa do Jardim

Sequência na realização das oficinas participativas de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto; construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço. No mês de fevereiro, a Fundação Renova desenvolveu duas oficinas, nos dias 5 e 19.
Dentre as várias ações realizadas no CIT, destacamos:
201 visitantes das mais diversas localidades;
utilização do espaço para ensaio do coral da comunidade de Paracatu;
reunião com o Instituto Elos para falar da formação “O Futuro do Rio Doce Somos Nós”;
reunião com o a equipe do Projeto social “América Futebol Clube” e prefeitura de Mariana;
reunião com garimpeiros de Barra Longa e equipe da Fundação Renova.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Governador Valadares (MG)

A partir da deliberação do CIF, de novembro de 2018, considerando que os CITs deverão ser implementados preferencialmente em espaços públicos, salvo quando comprovada impossibilidade, e após consulta à prefeitura de Governador Valadares (MG), no dia 13/02/2019, esta municipalidade encaminhou à Fundação Renova o ofício OF/GAB/SMA 032/2019, informando sobre a indisponibilidade de espaço público para implantação do CIT.
Diante da referida indisponibilidade, a Fundação Renova encaminhou ao Comitê Interfederativo (CIF) e à Câmara Técnica de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social (CT-CPDCS), o ofício OFI.NII.012019.5137 informando sobre resposta da Prefeitura Municipal, em atenção à Deliberação 229, item 2, e reiterando que o CIT será implantado no espaço atual, situado à rua Afonso Pena nº 268, Centro, Governador Valadares (MG).
A partir dessa definição, serão retomadas as tratativas para a implantação do Centro.

Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência (ES)

Revisão do Plano de Trabalho, parte integrante do Acordo de Cooperação entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Renova, objetivando cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informações Técnicas (CIT) em Regência, região de Linhares (ES). Seguem as tratativas e reuniões para o fechamento do Acordo de Cooperação. Esse Plano de Trabalho encontra-se em fase final de revisão pelas partes.

No mês de janeiro, a Fundação Renova desenvolveu duas oficinas, nos dias 8 e 22, tendo como pauta: (i) avaliação do evento Jardim em Serenata e elaboração conjunta do plano de comunicação para os eventos do CIT; (ii) apresentação de peças de comunicação para sugestões e validação do grupo e início dos trabalhos para programação do evento pré-carnaval, respectivamente.
Outras ações realizadas no CIT durante o período, a saber:
Realização da capacitação de bordados pelas Artesãs Arte Mãos e Flores — grupo de geração de renda e oficinas;
Reunião e atendimento com as famílias atingidas de Paracatu de Baixo — referentes ao reassentamento coletivo;
Reunião com Associação Hortifrutigranjeiro de Bento Rodrigues/Geleia de Pimenta Biquinho;
Inscrições para o Conexão Férias. Crianças de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo que se encontram em férias escolares, realizam atividades interativas e recreativas com o intuito de ocupar o tempo de recesso escolar de uma forma também educativa;
Oficinas de rotinas diárias do diagnóstico de referências culturais;
Reunião do Projeto de Fabricação de Biscoito — integração da zona rural e das comunidades atingidas;
Reunião com representante da comissão de atingidos de Bento Rodrigues;
Reunião com Ministério Público e núcleo familiar atingido.
Visitantes no CIT
O número de visitantes no CIT de Mariana (Casa do Jardim) durante o mês de janeiro foi de 814.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Governador Valadares

A partir da deliberação do CIF de novembro de 2018, considerando que os CITs deverão ser implementados preferencialmente em espaços públicos, salvo quando comprovada impossibilidade, no dia 11/01, foi realizada reunião com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares para consultar o órgão sobre o interesse e a disponibilidade de utilização de um espaço público para implantação do CIT. Aguarda-se retorno da Prefeitura para sequência dos trabalhos.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência

Elaborado o Plano de Trabalho que é parte integrante do Acordo de Cooperação entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Renova, objetivando cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência (Linhares, no Espírito Santo).
Com relação ao Acordo de Cooperação, este encontra-se em fase final de revisão pelas partes.
Indicadores
Protocolados junto à Câmara Técnica de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social (CT-CPDCS) os ajustes realizados no layout e nas perguntas que estarão disponíveis no Totem de Avaliação do Centro de Informações Técnicas (CIT) de Mariana (Casa do Jardim), para avaliação dos resultados do Programa.
Aguarda-se a validação, pela CT-CPDCS, dos ajustes nos indicadores apresentados para implantação.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência

No dia 5/12, foi realizada reunião com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a continuidade das ações e das tratativas para os trâmites jurídicos entre a Renova e o Instituto. O objetivo foi a celebração de instrumento jurídico adequado para legitimar a utilização da área do Projeto Tamar/ICMBio em Regência (ES) para instalação do CIT.
Encontra-se ainda em elaboração o Acordo de Cooperação entre ICMBio e Fundação Renova, objetivando cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência (Linhares/ES), com extensão de suas atividades na localidade de Povoação, distrito de Linhares (ES).

Centro de Informação Técnica (CIT) em Governador Valadares

Após a finalização do detalhamento do Projeto Conceitual e Executivo para o CIT de Governador Valadares, seguem os processos para contratação de empresas para implantação do espaço.
Nesse mês, foram apresentados, durante reunião realizada no dia 5, o Projeto Conceitual e a Proposta Pedagógica para este CIT à Câmara Técnica de Comunicação, Diálogo, Participação e Controle Social (CTCDPCS).

Centro de Informação Técnica (CIT) em Mariana

Continuidade das oficinas participativas para proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto, construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço e para continuidade das ações ao longo do período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs).
Em 1/12, foi realizado o evento multicultural denominado de Jardim em Seresta.
Outras ações foram realizadas no CIT, durante o período, a saber:
- O CIT continua a ser o local para recepcionar os participantes do Projeto VimVer da Fundação Renova (roteiro de vivências que permite ao visitante compreender, de perto, como a tragédia se deu e o que ela causou aos territórios atingidos);
- Continuidade à capacitação de bordados pelas Artesãs Arte Mãos e Flores — grupo de Geração de Renda e Oficinas;
- Continuidade como espaço de escuta de comunidades atingidas pela equipe do Reassentamento;
- Realização de atividades como 2ª Oficina do Empreenda (do Programa de Economia e Inovação).
Igualmente para o CIT de Mariana, em 5/12 foram apresentados durante reunião o Projeto Conceitual e a Proposta Pedagógica à Câmara Técnica de Comunicação, Diálogo, Participação e Controle Social (CTCDPCS).

Visitantes no CIT

O número de visitantes no CIT de Mariana (Casa do Jardim) durante o mês de dezembro foi de 287.

Capacitações

No mês de dezembro, de forma a dar sequência aos treinamentos e capacitações para a equipe do CIT de Mariana, foram realizados dois treinamentos: “Workshop Fazendo o melhor das nossas experiências emocionais” e Portal GIS.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência

No dia 21/11, foi realizada reunião com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a continuidade das ações e das tratativas para os trâmites jurídicos entre a Renova e o instituto para celebração de instrumento jurídico adequado para legitimar a utilização da área, do Projeto Tamar/ICMBio em Regência (ES) — para instalação do CIT.

Encontra-se ainda em elaboração o acordo de cooperação entre ICMBio e Fundação Renova, objetivando cooperação mútua para a realização de ações voltadas à implantação de Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência (ES), com extensão de suas atividades na localidade de Povoação, distrito de Linhares (ES).

Centro de Informação Técnica (CIT) em Governador Valadares

Após a finalização do detalhamento do projeto conceitual e executivo para o CIT de Governador Valadares, seguem os processos para contratação de empresas para implantação do espaço.

Durante o mês de novembro, foi realizada campanha em algumas escolas da região para escolha do nome deste CIT. A apresentação do CIT para os alunos se deu de forma lúdica, por meio de peça Teatral.

Como resultado da campanha, entre as cinco sugestões, o nome escolhido para o CIT foi Doce Renascer.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Mariana

Continuidade nas oficinas participativas de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto; construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço, e continuidade das ações ao longo do período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs).

Em novembro, deu-se continuidade às oficinas, com foco na construção do evento multicultural denominado Jardim em Serenata. O grupo se organizou e pensou três frentes de ação para o evento: cortejo/apresentações musicais; feira com a participação de dez feirantes; corporalidades (englobando performances e/ou atividades corporais).

Outras ações foram realizadas no CIT, durante o período, a saber:
- O CIT passou a ser o local para recepcionar os participantes do Projeto VimVer da Fundação Renova (roteiro de vivências que permite ao visitante compreender, de perto, como a tragédia se deu e o que ela causou aos territórios atingidos);
- Durante o mês, o espaço também ofereceu atividades como: Cine Comunidade e Sarau “Histórias de Paracatu”;
- Deu-se continuidade à capacitação de bordados pelas Artesãs Arte Mãos e Flores — grupo de geração de renda e oficinas;
- O CIT recebeu visitas de escolas do Rio de Janeiro, São Paulo e Mariana;
- Continuidade como espaço de escuta de comunidades atingidas pela equipe do reassentamento;
- Espaço para realização de atividades como Projeto HUB Inovação (Programa de Economia e Inovação).

Visitantes no CIT

O número de visitantes no CIT de Mariana (Casa do Jardim) durante o mês de novembro foi de 431.

Capacitações

De forma a dar sequência aos treinamentos e capacitações para a equipe do CIT de Mariana, foram realizados três treinamentos em novembro.

Indicadores

Devido aos ajustes dos indicadores do programa que estão sendo realizados, neste mês não serão apresentados indicadores.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Regência

No mês de outubro, o ICMBio formalizou por e-mail a continuidade das ações e das tratativas para os trâmites jurídicos entre a Renova e o Instituto para celebração de instrumento jurídico adequado para legitimar a utilização da área do Projeto Tamar em Regência (ES) para instalação do CIT. Para tanto, serão realizadas reuniões para elaboração de Plano de Trabalho e Acordo de Cooperação entre Renova e ICMBio.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Governador Valadares

Finalizado o detalhamento do projeto conceitual e executivo para o CIT de Governador Valadares pela equipe da UFMG e engenharia da Fundação Renova. O projeto foi compartilhado com os representantes das oficinas participativas realizadas em GV para construção do CIT. A partir de agora, seguem os processos para contratação de empresas para implantação deste espaço.
Agendada a realização da campanha em algumas escolas da região para escolha do nome do CIT. A apresentação para os alunos se dará de forma lúdica por meio de peça teatral. O link para votação do nome foi encaminhado aos envolvidos no projeto.

Centro de Informação Técnica (CIT) em Mariana

Continuidade das oficinas participativas, proporcionando o envolvimento das partes interessadas no projeto; construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço e para continuidade das ações ao longo do período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs).
Em outubro, foram realizadas as 7ª, 8ª e 9ª oficinas na Casa do Jardim, em Mariana (MG). Estas oficinas tiveram como foco a construção do evento multicultural — denominado Jardim em Seresta. O grupo se organizou e pensou três frentes de ação para o evento: (1) Cortejo/Apresentações musicais; (2) feira com a participação de 10 expositores; (3) Corporalidades (que engloba performances e/ou atividades corporais).
Deu-se continuidade, durante o mês, à capacitação de bordados pelas Artesãs Arte Mãos e Flores — grupo de Geração de Renda e Oficinas.

Visitantes no CIT

Número de visitantes no CIT de Mariana (Casa do Jardim) durante o período foi de 369.
Outras ações foram realizadas no CIT a partir dos desdobramentos das Oficinas Participativas, a saber:
Realização de Curso de Libras para professores da rede municipal de Mariana.
O CIT passou a ser o local para recepcionar os participantes do Projeto VimVer da Fundação Renova (roteiro de vivências que permite ao visitante compreender, de perto como a tragédia se deu e o que ela causou aos territórios atingidos).
Em outubro, o espaço recebeu a cooperativa de Gesteira para exposição dos produtos produzidos pelas cooperadas.

• Centro de Informação Técnica em Regência: após a realização da visita no Projeto Tamar, em 09/08/18 em Regência (ES) – local cotado para instalação do CIT –, seguem as tratativas dos trâmites jurídicos entre a Renova e o ICMBio para celebração de instrumento jurídico adequado para legitimar a utilização da área.
• Centro de Informação Técnica em Governador Valadares: iniciado o planejamento para realização da campanha em algumas escolas da região para escolha do nome deste CIT. Serão considerados na votação os cinco nomes (Doce Renascer; Espaço Rio Doce; Doce Rio; Volta do Rio; Esquina do Rio) elencados na 3ª Oficina Participativa, realizada em 31 de julho de 2018; Apresentado em 26/09/2018, pela equipe de arquitetura, o detalhamento do projeto da fachada do CIT. Quanto ao detalhamento do Projeto Conceitual e Executivo para o CIT de Governador Valadares, será apresentado em outubro.
• Centro de Informação Técnica em Mariana: continuidade nas oficinas participativas de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto; construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço, e para continuidade das ações ao longo do período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs).
Neste sentido, no dia 18 de setembro, foi realizada a 6ª oficina na Casa do Jardim em Mariana (MG), de maneira a construir a Definição Participativa do Plano de Ocupação, da Proposta Pedagógica e da Gestão Compartilhada do Funcionamento.
Nesta oficina, foram desenvolvidos pelos participantes o plano de ação dos temas:
• Eventos Multiculturais
• Geração de Renda / Oficinas
Como resultado destes planos, no dia 28 de setembro inicia-se a 1ª capacitação de bordados pelas Artesãs Arte Mãos e Flores – grupo de Geração de Renda e Oficinas. Outra oficina definida será a construção do Bonecos do Zé Pereira – a data de início ainda será definida.
Quanto ao tema Eventos Multiculturais, optou-se por realizar a curadoria de um evento multicultural que contemplasse feira, apresentações culturais e outras ações. Os participantes se responsabilizaram por levantar nomes/grupos que se interessariam em participar desta ação e trazer na próxima reunião, agendada para o dia 02 de outubro. Levantou-se o mês de novembro como possibilidade de data para o evento.
Número de visitantes na CIT de Mariana (Casa do Jardim) durante o período, foi de 361.
Outras ações foram realizadas no CIT, a partir dos desdobramentos das Oficinas Participativas, a saber:
Mostra de Cinema no dia 14 de setembro aberto a todas as comunidades e visitantes;
Oficina de Capacitação de Bordados pelas Artesãs Arte Mãos e Flores – aberta a toda a comunidade interessada.
Quanto aos indicadores do Programa, neste mês, iniciou-se o planejamento para inserir a realização da pesquisa de forma online, para cada cenário do CIT de Mariana – Casa do Jardim.

Realizada a visita no Projeto Tamar, em 09.08.18 em Regência (ES) – local cotado pelo Estado para instalação do CIT. Durante a visita, a equipe da Fundação Renova foi acompanhada pelo Superintendente do ICMBio no Estado do Espírito Santo, Sr. José Carlos Thomé, e do Gestor do Projeto Tamar em Regência, Sr. Carlos Sangália. A equipe da Renova concluiu que a área indicada atende ao objetivo do Programa de Informação para à População, descrito na cláusula 174, que dispõe que a Fundação deverá implantar um CIT no Estado do Espírito Santo, destinado a comunicar e informar à população quanto a aspectos socioambientais e econômicos dessa área.

Durante a visita, as equipes do ICMBio e do Projeto Tamar informaram que atualmente o local recebe em média 400 visitantes/mês, sendo este um número expressivo e que contribuirá para disseminação das informações e ações a serem apresentadas neste espaço pela Fundação Renova. Importante pontuar que serão necessárias algumas melhorias nas infraestruturas existentes.

Adicionalmente, informamos que a Fundação Renova protocolou na Câmara Técnica de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social (CT-CPDCS) e no Comitê Interfederativo (CIF) o ofício SEQ11826/2018/GJU, informando sobre a visita e solicitando anuência para instalação do CIT em Regência (ES).

Continuidade nas oficinas participativas de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto; construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço, e para continuidade das ações ao longo do período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs).

Realização da 4ª oficina na Casa do Jardim em Mariana (MG), de maneira a construir a Definição Participativa do Plano de Ocupação, da Proposta Pedagógica e da Gestão Compartilhada do Funcionamento. Durante a oficina foi apresentado o consolidado da colheita dos temas identificados na 3ª oficina. A partir disso, os participantes escolheram novos temas de interesse e construíram um Plano de Ação para cada um, a saber:
• Histórias e Causos;
• Cursos e Oficinas;
• Exposição de Arte;
• Dança e Música;
• Geração de Renda; e,
• Empreendedorismo.

Como desdobramento, estão sendo realizadas reuniões para definição de ações relacionadas ao início das atividades de comercialização de produtos, exposição de artes, atividades culturais, entre outros no CIT de Mariana (MG).

Apresentação do anteprojeto do CIT de Governador Valadares (MG), pela equipe da UFMG.

No dia 22 de agosto, após a finalização da instalação dos cenários (Tablet, Maquete e Linha do Tempo), o CIT de Mariana (Casa do Jardim) foi aberto com as novas adequações para visitações, tendo o espaço sido bem recebido pelos visitantes.

Definida (pelo estado e CT) a localização para implantação do CIT do Espírito Santo – o mesmo será instalado na localidade de Regência. A partir dessa definição, no mês de agosto, será agendada a visita ao Projeto Tamar – local cotado pelo estado para instalação, para início das tratativas.

Continuidade das oficinas participativas de forma a proporcionar o envolvimento das partes interessadas no projeto; construção da ideia de pertencimento e apropriação do espaço, e para continuidade das ações ao longo do período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs).

No mês de julho a Fundação Renova desenvolveu a 2ª e 3ª oficinas em Mariana (MG) de maneira a construir a Definição Participativa do Plano de Ocupação, da Proposta Pedagógica e da Gestão Compartilhada do Funcionamento. E para o CIT de Governador Valadares (MG), além desses itens citados acima, a 2ª e 3ª oficinas tiveram foco na construção da concepção do espaço.

Para o CIT de Mariana, avançam as ações para instalação dos Cenários - espaços distintos para apresentação das informações das ações da Renova, no período em estudo, os tablets foram instalados. Em desenvolvimento do aplicativo (APP) com conteúdo digital e interativo para utilização nesses equipamentos, com a adição de fones de ouvido para apresentação dos assuntos relacionados aos programas da Fundação Renova.

Durante o período de funcionamento dos Centros de Informações Técnicas (CITs), foram realizadas oficinas participativas com as partes interessadas. O objetivo foi envolver a comunidade, reforçando o sentimento de pertencimento e a apropriação desse espaço.
Em junho, a Fundação Renova também desenvolveu a 1ª oficina em Mariana, para construir a definição participativa do Plano de Ocupação, a proposta pedagógica e o modelo de Gestão Compartilhada do Funcionamento desse local. No CIT de Governador Valadares (MG), além dessas propostas de construção participativa, a 1ª oficina teve foco na construção da concepção do espaço.

Já no CIT de Mariana avançaram, ainda, as ações para instalação dos Cenários, que são espaços distintos para apresentação das informações das ações da Renova.

As ações continuam em andamento.

As atividades do programa estão em andamento.

O programa realizou visitas técnicas, com a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no espaço do Centro de Informação para População em Governador Valadares (MG). O objetivo foi fazer o levantamento e reconhecimento do local para continuidade na elaboração da concepção do espaço.

Na segunda semana de janeiro, a reforma do espaço externo do Centro de Informação para População em Mariana foi concluída. Este ambiente também proporcionará a realização de atividades com a comunidade.

Com as reformas finalizadas, o Centro de Informação e Atendimento (Cia) de Mariana foi transferido para o espaço do Casarão. Além de registrar e acompanhar manifestações, esclarecer dúvidas e atender às reivindicações dos atingidos, o novo endereço integra outras ações com o objetivo de aproximar as pessoas da reparação. Tiveram início as atividades de integração do espaço com a comunidade, por meio do projeto Conexão Férias.

Foi concluída a reforma estrutural do casarão que vai abrigar o Centro de Informação para a População de Mariana, em Minas Gerais. Todos os ambientes do local foram adaptados para criar um espaço de interação e informação a respeito das ações da Fundação Renova para a população. No local também funcionará o Centro de Informação e Atendimento, pronto para receber manifestações da comunidade.

As equipes da Fundação Renova realizaram uma visita técnica ao espaço do Centro de Informação para População de Governador Valadares, em Minas Gerais, e, durante a visita, fizeram um levantamento sobre as melhorias necessárias na infraestrutura do local.

Também ficou acertado com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a entrega, em março de 2018, da proposta técnica e comercial para a concepção do Centro de Informação para a População do estado.

A reforma do casarão, que abrigará o Centro de Informação para População em Mariana (MG), teve continuidade. Seus ambientes também estão sendo adaptados, de forma a criar um espaço voltado para interação e informação da população a respeito das ações da Fundação Renova. Nesse mesmo local também funcionará o Centro de Informação e Atendimento, preparado para receber manifestações da comunidade.

No dia 8 de novembro, a Renova apresentou o andamento desse projeto à Câmara Técnica de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social. A previsão é que toda a estrutura seja concluída em janeiro de 2018 para que o Centro de Informação comece a operar ainda no primeiro semestre.

Pensando em criar um ambiente voltado para interação e informação da população de Mariana (MG) sobre as ações da Fundação Renova, foi planejado o Centro de Informação para População, que funcionará em um casarão que está passando por reformas para adequação de seus ambientes. Nesse mesmo local também funcionará o Centro de Informação e Atendimento, preparado para receber reclamações/solicitações da comunidade.

No dia 4 de outubro, foi realizada reunião com a Universidade Federal do Espírito Santo Também (UFES) para dar início à concepção do Centro de Informação para a População. Ele será instalado em Linhares (ES).

Também foi definido o local onde será instalado o Centro de Informação para a População de Governador Valadares (MG).

As principais informações que definem o Programa de Informação para a População foram apresentadas à Câmara Técnica de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social, em Linhares (ES).

Estão em andamento os estudos para definição de melhorias nos Centros de Informação. Também estão sendo elaborados o escopo técnico e a proposta pedagógica a serem implementados nos centros de informação de Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em agosto, foi concluída a locação do espaço destinado ao Centro de Informação de Mariana (MG).

Início do processo de melhoria nos centros de informação para população. Foram definidas as maneiras como estes espaços podem ser melhor estruturados e desenvolvido um conteúdo e proposta do Projeto Expográfico.

Em junho, a Fundação Renova recebeu 14.385 manifestações, por meio de seus Canais de Relacionamento (Fale Conosco, 0800, Centros de Informação e Atendimento). Já o número de manifestações concluídas no mês, chegou a 12.204, independentemente da data de recebimento.

Também em junho, entrou em funcionamento outro Centro de Informação e Atendimento, no município de Tumiritinga (MG). O local recebe, registra e trata manifestações de todos os assuntos, referentes à Fundação Renova, através do atendimento presencial. Ao todo, 13 Centros estão em funcionamento.

Foi iniciado treinamento com a nova equipe da empresa AeC, responsável, a partir de julho, pelo atendimento do 0800 e Fale Conosco da Fundação Renova. Este atendimento passa ser realizado em Belo Horizonte, o que facilitará o contato e gestão destes canais. Além de facilitar as capacitações necessárias de forma a humanizar os atendimentos.

Nove capacitações/treinamentos foram realizadas com os agentes comunitários (responsáveis pelos atendimentos presenciais dos Centros de Informação e Atendimento), com foco nas ações dos programas da Fundação Renova e objetivando melhorar o nível de informações a serem repassadas às pessoas que procuram os Canais de Relacionamento da Fundação.

Em maio, a Fundação Renova recebeu 18.267 manifestações por meio de seus Canais de Relacionamento (Fale Conosco, 0800, Centros de Informação e Atendimento). O número de manifestações concluídas no mês chegou a 17.670 (independentemente da data de recebimento).

Foram realizadas reuniões entre as equipes dos programas geridos pela Fundação Renova para caracterização dos imóveis para implantação dos Centros de Informações Técnicas.

Em março, foram realizadas reuniões entre as equipes dos programas geridos pela Fundação Renova para caracterização dos imóveis para implantação dos Centros de Informações Técnicas.

Protocolados 554 registros nos Centros de Atendimentos e Informações. Os principais temas abordados estão relacionados ao Programa de Indenização Mediada (PIM) e ao cadastramento de impactados. Seguem em andamento as operações das bases física regionais e do centro de informações técnicas.

Foi consolidada a unificação com o programa “Diálogo Social”, conforme deliberação do Comitê Interfederativo (CIF). Seguem em andamento as operações das bases físicas regionais e do centro de informações técnicas.

Foi iniciada a unificação com o programa “Diálogo Social”, com os centros de informação e com os postos de atendimento.

Foi iniciada a discussão na Câmara Técnica de Comunicação, Diálogo e Participação Social sobre a possibilidade de unificar os programas “Informação Para População” e “Diálogo Social”, já que apresentam sinergia entre si.

A definição do escopo para atendimento ao programa está em discussão.