Fundação Renova

7 – Programa de Assistência aos Animais

Objetivo do programa

Assistência aos animais extraviados e desalojados pelo rompimento na região de Mariana e Barra Longa.

Progresso do programa

Não houve fatos relevantes no mês.

Não houve fatos relevantes no mês.

Não houve fatos relevantes no mês.

Vacinação obrigatória de febre aftosa de bovinos, acompanhada por fiscal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Visita semestral do Grupo Técnico de Monitoramento da CTOS, em cumprimento à Deliberação CIF nº 226/2018.

Não houve fatos relevantes no mês.

Mariana

Não houve fatos relevantes no mês.

Mariana

Encerramento das alíneas "a", "b" e "e" da Cláusula 74 junto ao CIF - Deliberação n° 608/2022.
Treinamento de equipe em manejo etológico de cães em situação de abrigo com objetivo de promover melhor socialização dos animais com outros animais e com seus tutores - planejamento de devolução final na etapa de reassentamento.

Mariana

Visita de monitoramento técnico semestral da CT-OS.

Não houve fato relevante.

Mariana

Restituição definitiva de 63 animais para produtora de zona rural do distrito de Paracatu (Mariana/MG)
Visita do Grupo de Monitoramento e de Integrantes da CT-OS em cumprimento à Deliberação 226/2018 - Acompanhamento das atividades do Programa.
Realização de curso de capacitação em Melhoramento Genético de Bovinos em parceria com Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias (PG17) e Emater Minas Gerais - Item 3 da Deliberação 328/2019 - CIF.
Realização de curso de capacitação em Doma Racional de Equídeos - Item 3 da Deliberação 328/2019 - CIF.

Mariana

Realização de curso de capacitação em Melhoramento Genético de Bovinos em parceria com Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias (PG17) e Emater Minas Gerais - Item 3 da Deliberação 328/2019 - CIF.
Realização de curso de capacitação em Doma Racional de Equídeos - Item 3 da Deliberação 328/2019 - CIF.

Mariana

Não houve fatos relevantes no mês.

Mariana

Não houve fatos relevantes no mês.

Mariana

Visita do Grupo de Monitoramento e de Integrantes da CT-OS em cumprimento à Deliberação 226/2018 - Acompanhamento das atividades do Programa.

Mariana

Restituição definitiva de 63 animais para produtora de zona rural do distrito de Paracatu (Mariana/MG)

Mariana

Aprovação com ressalva da revisão da Definição do Programa – Deliberação n° 563/2021 do Comitê Interfederativo (CIF).

Adoção de dois cães - Prontuários 411 e 45

Alto Rio Doce

Entrega de três animais que foram adotados nas ações virtuais do Programa (2 cães e 1 bovino).

Alto Rio Doce

Não houve fatos relevantes no mês.

Alto Rio Doce

Realização de evento de adoção de animais em Belo Horizonte/MG.

Alto Rio Doce

Retomada de visitas de atingidos às fazendas.

Alto Rio Doce

Não houve fatos relevantes no mês.

Não houve fatos relevantes no mês de maio.

Não houve fatos relevantes no mês de abril.

Não houve fatos relevantes no mês de março.

Início da vacinação dos médicos-veterinários do Programa:
Conforme Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) n° 287, de 08 de outubro de 1998, a Medicina Veterinária faz parte do rol de profissões da área da saúde, desta forma, incluindo os médicos-veterinários como grupo-alvo e prioritário nas ações de vacinação contra a Covid19.
A vacinação foi realizada por meio de cadastro dos profissionais no site da prefeitura, e aconteceu por ordem de chamada organizada pela própria secretaria de saúde do município.

Protocolado junto à Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão (CABF) proposta de protocolo de segurança para retomada das visitas presenciais às fazendas-abrigo.

No mês de dezembro de 2020 se findou a Campanha Virtual de Adoção de Animais, que teve um total de 13 animais adotados. Para além disso, foi realizada a impressão e iniciada a distribuição das Cartilhas de Guarda Responsável, nas situações de atendimento externo ou de acompanhamento pós-adoção. Para além disso, foi realizada a impressão e distribuição das Cartilhas de Guarda Responsável, nos locais de atendimento externo e de acompanhamento pós-adoção.

Um animal adotado na campanha virtual. Totalizam-se até o momento 13 animais adotados, e em fase de acompanhamento de 180 dias. Oito animais continuam disponíveis para adoção responsável.

Conclusão da verificação de indicador de bem-estar animal – estação da primavera/2020. Próximo reporte deste indicador é previsto para o relatório de março de 2021.

Adoção de mais 5 animais na campanha virtual. Totalizam-se até o momento 12 animais adotados, e em fase de acompanhamento de 180 dias. 9 Animais continuam disponíveis para adoção responsável

6 animais adotados na campanha virtual de adoção;

• Conclusão da verificação do indicador de bem-estar animal, com conclusão
prevista para agosto de 2020;
• Primeira adoção de cachorro na campanha virtual iniciada em julho de 2020.

• Retorno da verificação do indicador de bem-estar animal, com conclusão prevista para agosto de 2020, e reporte no relatório de setembro/2020.
• Início da campanha virtual de adoção de animais de companhia.

Não houve fatos relevantes para o mês de junho/2020.

• Finalização do planejamento de retorno da aferição do indicador de bem-estar animal. Atividades previstas para realização nos meses de julho e agosto de 2020 (inverno). Essas atividades estavam suspensas temporariamente em função do avanço da pandemia da Covid-19.

• Finalização e divulgação, em meio digital, de cartilha de guarda-responsável de animais domésticos. A cartilha traz informações importantes sobre a responsabilidade e bem-estar na criação de animais domésticos, sendo um importante instrumento de orientação adicional no contexto do avanço da COVID-19.
• Finalização de material gráfico (banner) para campanhas de adoção de animais domésticos em 2020.
• Em função da suspensão temporária de visitas de tutores nas fazendas, foi realizado o repasse de informações dos animais em formato digital. As ações foram formalizadas via canais de relacionamento da Fundação Renova. Entre os dias 16/04/2020 e 30/04/2020, foram realizados 19 retornos de solicitações de informação sobre animais que se encontram sob guarda temporária da Fundação Renova.

• Em atendimento aos alertas e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e determinações das demais autoridades competentes, de que sejam imediatamente adotadas medidas para que não tenhamos uma disseminação de casos de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) e, considerando ainda a edição do Decreto Municipal 10.030 de 16 de março de 2020 pela Prefeitura Municipal de Mariana, o Programa de Assistência aos Animais implementou as seguintes ações, em alinhamento com as orientações institucionais da Fundação Renova:
- Adequação de escala de trabalho dos colaboradores de campo em formato de quatro subequipes (dois por Centro de Acolhimento Temporário de Animais), que trabalham em dias distintos;
- Realização de atividades básicas pertinentes ao manejo de animais nos Centros;
- Suspensão de visitas e de atividades externas.

• Realização de ações estruturais de bem-estar para os animais (cães e gatos) do Centro de Acolhimento Temporário Animal 1 (CATA 1):
a) substituição de toldos e lonas com função de proteção de sol e chuva;
b) substituição das casinhas destinadas aos cães. Para o último item foram adquiridas caixas d’água de 1.000 litros para confecção de abrigos adaptados mais resistentes.
• Realização da 8ª campanha de aplicação do Protocolo de Perícia em Bem-Estar Animal (PPBEA) e de efetividade de processos adotivos.

• Atualmente existem 372 animais sob guarda temporária da Fundação Renova nos Centros de Acolhimento Temporário de Animais 1 e 2.
• Já foram registrados 1.577 prontuários médicos para animais atendidos nas propriedades de origem ou em situação de moradia temporária Renova.
• Em janeiro/2020 a decisão judicial do processo de número 0400.17.004149-7 definiu uma nova data de entrega dos reassentamentos para 27/02/2021. Uma vez que esta redefinição impacta a restituição final dos animais, como resultado, o término do Programa de Assistência aos Animais sofre alteração, e seu cronograma atual aponta o término para fevereiro/2022.

Conclusão do acompanhamento pós-adoção dos dez animais adotados em 2018, todos com avaliação positiva.
Atualmente existem 355 animais sob guarda temporária da Fundação Renova nos Centros de Acolhimento Temporário de Animais 1 e 2.

• Atualmente existem 355 animais sob guarda temporária da Fundação Renova nos Centros de Acolhimento Temporário de Animais 1 e 2.
• Já foram registrados 1564 prontuários médicos para animais atendidos nas propriedades de origem ou em situação de moradia temporária Renova.
• Nos dias 5, 6, 7 e 11/11, foi realizada coleta de amostras na fazenda do CATA (Centro de Acolhimento Temporário de Animais 2) para avaliação ambiental de contaminantes.
• A mobilização do contrato com a empresa ERG Engenharia Ltda. foi realizada com pendências, mas sem comprometer a entrega técnica do contrato. Causa: atraso da empresa no envio de documentação para análise de subcontratações pela Fundação Renova. Contramedida: notificar a empresa em caráter extrajudicial, solicitando justificativa do atraso e envio da documentação pendente, com prazo de retorno oficial em seis de dezembro de 2019.

• Atualmente existem 345 animais sob guarda temporária da Fundação Renova nos Centros de Acolhimento Temporário de Animais 1 e 2.
• Já foram registrados 1.538 prontuários médicos para animais atendidos nas propriedades de origem ou em situação de moradia temporária.
• Término do contrato de prestação de serviço de atendimento em hospital para animais de pequeno porte pelo aditivo no contrato vigente. Não há impacto na prestação desse serviço, uma vez que este escopo foi incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais.
• Término do contrato de prestação de serviço de transporte dos animais por meio do aditivo contratual vigente. Não há impacto na prestação desse serviço, uma vez que este escopo foi incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais.
• A mobilização do contrato com a empresa ERG Engenharia Ltda. foi realizada, mas com pendências. Causa: atraso da empresa no envio de documentação para análise de subcontratações pela Fundação Renova. Contramedida: realizar, no dia 08 de novembro, um alinhamento entre as equipes do programa e de administração de contratos da Fundação Renova, de forma a garantir que sejam finalizadas as subcontratações que serão feitas pela empresa ERG Engenharia Ltda.
• Início do acompanhamento das adoções de animais realizadas no evento de adoção que ocorreu em setembro/19.
• Realização da 6ª campanha de aplicação do Protocolo de Perícia em Bem-Estar Animal (PPBEA) e de efetividade de processos adotivos.
• Visita em campo dos técnicos da área de Manejo de Rejeitos e definição da linha de execução técnico-operacional do levantamento de contaminantes de interesse nos animais produtivos (Encaminhamento E37-11 da 37ª Reunião da Câmara Técnica de Organização Social (CTOS), e Deliberação 328 do Comitê Interfederativo (CIF)), utilizando a metodologia elaborada pela área.

• Atualmente, existem 339 animais sob guarda temporária da Fundação Renova nos Centros de Acolhimento Temporário de Animais 1 e 2.
• Já foram registrados 1.527 prontuários médicos para animais atendidos nas propriedades de origem ou em situação de moradia temporária.
• O contrato com a empresa Veterinária Inconfidentes, que presta o serviço de atendimento hospitalar para animais de pequeno porte, não foi concluído no prazo planejado. Causa: esse escopo será incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais como uma subcontratação, precisando passar pelas avaliações de Compliance, Saúde e Segurança do Trabalho e Administração de Contratos da Fundação Renova. A contratada não enviou a documentação necessária (carta de subcontratação) na data prevista, inviabilizando o prazo planejado de mobilização da subcontratada. Contramedida: realizar um aditivo no contrato atual, com nova data de conclusão em 30/10/2019 a fim de evitar a interrupção do serviço.
• Término do contrato de prestação de serviço de assistência aos animais com a empresa ERG Engenharia. Não há impacto na prestação desse serviço, uma vez que esse escopo será incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais.
• O contrato com o senhor Fábio José Ferreira para prestação de serviço de transporte dos animais não foi concluído no prazo planejado. Causa: esse escopo será incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais como uma subcontratação, precisando passar pelas avaliações de Compliance, Saúde e Segurança do Trabalho e Administração de Contratos da Fundação Renova. A contratada não enviou a documentação necessária (carta de subcontratação) na data prevista, inviabilizando o prazo planejado de mobilização da subcontratada. Contramedida: realizar um aditivo no contrato atual, com nova data de conclusão em 21/10/2019 a fim de evitar a interrupção do serviço.
• Término do contrato de serviço de controle de pragas com a empresa Oliveira Comércio e Serviços de Controle de Vetores e Pragas (OCS). Não há impacto na prestação desse serviço, uma vez que esse escopo será incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais.
• Término do contrato de serviço de coleta de resíduos hospitalares com a empresa Serquip. Não há impacto na prestação desse serviço, uma vez que esse escopo será incorporado pelo novo contrato de assistência aos animais.
• Realização do 10º evento de adoção de animais domésticos no Shopping Pátio Savassi, nos dias 5 a 8/09.
• Realização de reunião de kick-off e início do período de mobilização do novo contrato de assistência aos animais.

• Conclusão do processo de aditivo de valor e prazo no contrato com a empresa ERG Engenharia para serviço de assistência aos animais.
• Assinatura do contrato com a nova empresa contratada para assistência aos animais.
• Conclusão do aditivo no contrato para arrendamento da propriedade rural do Centro de Acolhimento Temporário de Animais 2 (CATA 2).
• 5ª campanha de aplicação do Protocolo de Perícia em Bem-Estar Animal (PPBEA) e de efetividade de processos adotivos.

• Conclusão da prestação de serviços para transporte dos animais por meio do aditivo contratual vigente.
• Conclusão do novo aditivo no contrato com a empresa para prestação de serviços de atendimento em hospital para animais de pequeno porte.
• Assinatura do contrato com a nova empresa responsável pelo serviço de assistência aos animais não foi realizada. Causa: Atrasos na avaliação/validação de propostas técnicas e definição da estratégia final por parte da área requisitante. Além disso, houve um atraso na negociação comercial e aprovação do pedido de compra devido a um número maior que o previsto de retificações na negociação comercial. Contramedida: Concluir contratação da nova empresa responsável pelo serviço de assistência aos animais até 16/08/2019.
• Conclusão do novo aditivo contratual para fornecimento de serviço de transporte de animais.
• Conclusão do novo aditivo contratual para fornecimento de serviço de controle de pragas.
• Planejamento e elaboração de cronograma de atividades com equídeos no redondel.
• 340 animais sob guarda temporária da Fundação Renova.
• 1.504 prontuários médicos registrados para animais atendidos nas propriedades de origem ou em situação de moradia temporária.

• Assinatura do novo contrato para prestação de serviço de atendimento em hospital para animais de grande porte em 10/06/2019.
• Concluída a negociação com parceiros para realização da primeira campanha de adoção de 2019. O parceiro principal será o Shopping Pátio Savassi, que confirmou agenda para realização do evento nos dias 5 a 8 de setembro.
• Prospecção de fornecedores e recebimento de propostas técnicas para o processo de contratação da nova empresa para assistência aos animais.
• Planejado: conclusão da prestação de serviços para transporte dos animais por meio do aditivo contratual vigente. Causa: atraso na assinatura do novo aditivo contratual que estenderá o contrato até setembro/19. Contramedida: concluir prestação de serviços do aditivo atual na primeira quinzena de julho.
• Concluída a negociação com consultoria externa para avaliação metodológica e treinamento de equipe técnica em protocolos de perícia em bem-estar animal. Capacitação prevista para início de agosto de 2019.
• Primeira visita técnica de monitoramento da Câmara Técnica de Organização Social e Auxílio Financeiro Emergencial (CTOS) realizada entre 4 e 5 de junho de 2019, conforme previsto na Deliberação nº226 do CIF.
• Conclusão da estrutura física do redondel destinado às atividades físicas com equídeos.
• 4ª campanha de aplicação do Protocolo de Perícia em Bem-Estar Animal (PPBEA) e de efetividade de processos adotivos.

• Assinatura do novo contrato para prestação de serviço de atendimento no hospital Vetcheck para animais de grande porte não foi finalizada devido à necessidade de inclusão de dois procedimentos de tratamento odontológico por sugestão da proponente. A área de suprimentos solicitou avaliação da área requisitante em 21/05, que retornou para alteração final no SAP em 23 do mesmo mês. A assinatura do contrato foi reprogramada para 03/06, conforme proposto pelo time de Suprimentos (esta alteração não gera impacto na assistência aos animais visto que o aditivo contratual vigente encerra-se apenas em julho/19).
• Assinatura do aditivo contratual com a empresa Recanto do Fazendeiro para fornecimento de maravalha.
• Assinatura do contrato com nova empresa para fornecimento de alimentação animal, em substituição ao Recanto Verde.
• Não foi iniciada a negociação com parceiros para realização da primeira campanha de adoção de 2019 devido à demora na confirmação de participação do principal parceiro, o qual define o local do evento. Consequentemente, houve atraso na negociação com os demais parceiros que estão associados à logística para o local definido. O início da atividade foi reprogramado para 18/06, visto que o parceiro que cederá o local confirmou sua participação e, então, é possível dar continuidade ao processo.
• 330 animais sob guarda temporária da Fundação Renova.
• Vacinação de bovinos contra febre aftosa (campanha maio/2019) foi realizada com acompanhamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
• Início da negociação com consultores externos para avaliação técnica da metodologia utilizada na aferição do indicador de conformidade em bem-estar animal e treinamento do corpo técnico envolvido nas atividades de rotina do Programa.
• Planejamento logístico para realização da primeira visita técnica de monitoramento da Câmara Técnica de Organização Social e Auxílio Financeiro Emergencial (CTOS), conforme previsto na Deliberação nº226 do CIF.
• Realização de visita técnica de proponentes, parte integrante do processo concorrencial que substituirá o atual contrato de assistência veterinária, responsável pela gestão e operação dos CATAs e também pelos atendimentos externos. Estiveram presentes seis empresas com experiência na atuação em atividades similares.
• Mobilização técnica de médico-veterinário e auxiliar para suporte nas demandas de atendimentos externos no período das 17h às 23h.

• Finalização da reforma do Centro de Acolhimento Temporário de Animais 1 (CATA 1), localizado na Fazenda Asa Branca. A reforma tem objetivo de prover estrutura adequada ao bem-estar animal e qualidade operacional.
• Finalização da implementação do sistema de piquetes para equídeos no Centro de Acolhimento Temporário de Animais 2 (CATA 2). A implementação também é uma tratativa para adequação ao bem-estar animal e qualidade operacional.
• 312 animais sob guarda temporária da Fundação Renova.
• 1 visita de acompanhamento pós-adoção.
• 63 registros de atendimentos externos para animais em propriedades de origem ou em moradia temporária.
• Planejado: aditivo no contrato da empresa Recanto Verde para fornecimento de ração para animais de produção para o período de abr/19 a jun/20; Causa: aditivo não foi realizado em função de declínio do fornecedor; Contramedida: a demanda foi suprida por meio de compra emergencial para aguardar novo contrato.

- 299 animais sob guarda temporária da Fundação Renova.
- 2 visitas de acompanhamento pós-adoção, todas com avaliação positiva.
- 29 registros de atendimentos externos para animais em propriedades de origem ou em moradia temporária.
- Treinamento de equipe técnica para operacionalização da plataforma eletrônica de Prontuários Médicos.
- Reunião para definição da metodologia de monitoramento técnico do Programa (MAPA, SEAD, Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Barra Longa e Mariana, Fundação Renova).

Início da aplicação de indicadores I2 (conformidade em bem-estar animal para animais de produção — bovinos, equídeos e suínos) previstos na definição do Programa para o processo de assistência aos animais.
297 animais sob guarda temporária da Fundação Renova.
Nove visitas de acompanhamento pós-adoção, todos com avaliação positiva.
44 registros de atendimentos externos para animais em propriedades de origem ou em moradia temporária.
Confirmação da primeira gestação de fêmea da espécie suína. Este processo faz parte das ações de incorporação de elementos sociais e econômicos previsto na definição do Programa.

Os resultados deste Programa são reportados junto dos resultados do Programa 017.

Os resultados deste programa são reportados junto dos resultados do Programa 017.

Os resultados deste programa são reportados junto dos resultados do Programa 017.

Os resultados deste Programa são reportados junto dos resultados do Programa 017.

Os resultados deste Programa são reportados juntamente com os resultados do Programa 017.

Os resultados deste Programa são reportados juntamente com os resultados do Programa 017.

Não há fatos relevantes a serem reportados nesse mês.

As ações do programa continuam em andamento.

As ações desse programa estão sendo reportadas na seção destinada ao Programa 17, que trata das ações integradas para reparação e adequação de propriedades rurais impactadas.

As atividades do programa estão em andamento.

As atividades do programa estão em andamento.

Foram analisadas propostas técnicas para assistência veterinária aos animais.

A nova sede do Centro de Acolhimento Temporário de Animais está em negociação com o proprietário. O local será destinado aos animais de produção (bovinos, suínos e equídeos).

Foi realizada uma campanha interna na Fundação Renova para adoção de animais de pequeno porte.

A Fundação Renova realizou 36 atendimentos externos destinados aos animais diretamente impactados que estão sob a tutela de seus responsáveis originais, estando ou não em suas propriedades de origem, de posse restituída ou que permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas.

Em continuidade ao processo adotivo de animais que estavam sob a guarda da Fundação Renova, foram realizadas 9 visitas de acompanhamento pós-adoção.

Em janeiro, o planejamento para a realização de campanha interna de adoção de animais foi concluído.

A Fundação Renova realizou 65 atendimentos externos destinados aos animais diretamente impactados, que estão sob a tutela de seus responsáveis originais, estando ou não em suas propriedades de origem, de posse restituída ou que permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas.

Dando continuidade ao processo adotivo de animais que estavam sob a guarda da Fundação Renova, foram realizadas 14 visitas de acompanhamento pós-adoção por uma equipe composta por veterinário e auxiliar.

Foi enviada à Comissão de Atingidos pelo Rompimento da Barragem, Assessoria Técnica e Ministério Público do Estado de Minas Gerais resposta-proposta aos pleitos e questionamentos referentes ao processo de reprodução dos animais de produção (bovinos, equídeos e suínos), que estão sob a guarda temporária da Fundação Renova.

Foram realizados 55 atendimentos externos para os animais diretamente impactados que estão sob a tutela de seus responsáveis originais. Eles estão ou não em suas propriedades de origem, de posse restituída ou permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas.

Aconteceram 16 visitas de acompanhamento pós-adoção por uma equipe composta por um veterinário e um auxiliar. Houve uma reunião com proprietários de animais de produção (bovinos, equinos e suínos) para escuta e entendimento de demandas referentes à reprodução dos animais no Centro de Recolhimento de Animais, localizado na Fazenda Bom Retiro.

A Fundação Renova realizou 55 atendimentos externos destinados aos animais diretamente atingidos, que estão sob a tutela de seus responsáveis originais, estando ou não em suas propriedades de origem, de posse restituída ou que permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas. Em continuidade ao processo adotivo de animais, foram realizadas 25 visitas de acompanhamento pós-adoção.

A Fundação Renova realizou 110 atendimentos a animais diretamente atingidos que estão sob a tutela de seus responsáveis originais, estando ou não em suas propriedades de origem, de posse restituída ou que permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas.

Um animal foi adotado em novo evento em Mariana (MG). Um animal sob a guarda da Renova foi castrado, sete nasceram e dois foram restituídos aos seus tutores.

Em continuidade ao processo adotivo de animais que estavam sob a guarda da Fundação Renova, foram realizadas 23 visitas de acompanhamento pós-adoção por uma equipe composta por veterinário e auxiliar.

A Renova ainda elaborou a documentação das diretrizes para procedimentos de medicina preventiva nos centros de acolhimento de animais.

A Fundação Renova atendeu 39 animais diretamente atingidos, que estão sob a tutela de seus responsáveis originais. Em continuidade ao processo de adoção de animais que estavam sob a guarda da Fundação Renova, uma equipe composta por um veterinário e um auxiliar realizou 30 visitas de acompanhamento pós-adoção.

Foi apresentado à Câmara Técnica de Organização Social o projeto de castração de animais de pequeno porte ao longo dos 40 municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Como forma de ação compensatória, o projeto pretende contribuir com melhorias para a saúde pública desses locais.

Já o evento para adoção de animais de pequeno porte, em Mariana (MG), resultou no acolhimento de sete dos 16 animais disponíveis. Os demais retornaram para os centros de acolhimento, totalizando 256 animais sob a guarda da Renova.

A Fundação também realizou 50 atendimentos externos, destinados aos animais diretamente impactados que estão sob a tutela de seus responsáveis originais, estando ou não em suas propriedades de origem, de posse restituída ou que permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas.

Finalização da primeira etapa das atividades de escuta e diálogo com os tutores e famílias que possuem animais sob guarda da Fundação Renova. Esse trabalho, que está sendo desenvolvido em parceria com os programas de Diálogo Social e Reassentamento, tem como premissa a manutenção dos vínculos afetivos entre tutores e animais.

A primeira etapa se deu da seguinte forma:

Reunião de planejamento de ações entre os programas envolvidos;
Visitas individuais de escuta e entrega de cartão convite para participação no cronograma de visitação aos Centros de Acolhimento Renova, na Fazenda Asa Branca;
Planejamento, programação e realização das visitas aos Centros;
Reunião interna de resultados e planejamento das próximas ações

Foram realizados 48 atendimentos externos aos animais diretamente impactados, que estão sob tutela de seus responsáveis originais - estando ou não em suas propriedades de origem.

Atualmente, 258 animais permanecem sob a guarda da Fundação Renova.

Dos 17 animais, entre cães e gatos, recolhidos, 11 foram adotados em evento realizado em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG). Está em fase de planejamento uma nova ação desse tipo em Ponte Nova (MG). Além disso, três animais foram devolvidos aos seus tutores.

Foram realizados 28 atendimentos externos aos animais diretamente impactados, que estão sob a tutela de seus responsáveis originais - estando ou não em suas propriedades de origem. Também foi realizada uma avaliação do gasto calórico individual dos cães sob guarda da Fundação Renova e adequação do fornecimento diário de alimento, visando a manutenção de um status fisiológico adequado, bem como a longevidade e o bem-estar dos animais.

Realização de evento de adoção de cães e gatos, em Mariana (MG), com resultado de oito animais adotados, de um total de 14 encaminhados para a ação.

Doze animais foram restituídos ao tutor e 22 atendimentos externos foram realizados. Esses atendimentos são destinados apenas aos animais diretamente impactados, que estão sob a tutela de seus responsáveis originais - estando ou não em suas propriedades de origem. Podem ser animais de posse restituída ou animais que permaneceram nas propriedades parcialmente atingidas. Atualmente, 269 animais estão sob a guarda da Fundação Renova.

Inclusão da proposta de castração de animais de pequeno porte dos municípios ao longo do Rio Doce no escopo do programa de Assistência aos Animais. O objetivo é contribuir com melhorias para a saúde pública dessas cidades, como uma ação compensatória ao rompimento.

Entrega da nova área de quarentena do Centro de Acolhimento Temporário de Animais no distrito de Camargo, em Mariana (MG). Ao todo, seis animais foram restituídos ao tutor e seis atendimentos externos foram realizados. Estão sob guarda da Fundação Renova 286 animais.

Apresentado à Câmara Técnica de Organização Social, projeto de esterilização de animais de pequeno porte.

No período, foram realizadas ações de medicina preventiva em 175 animais de grande porte (desverminação e protocolos de controle de ectoparasitas) e em três animais de pequeno porte (desverminação e vacinação).

Ao todo, 11 animais de pequeno porte foram adotados, sendo 1 gato e 10 cães, durante evento realizado pela Fundação Renova, em Mariana (MG). Também houve acompanhamento de pós-adoção de 18 animais, além do resgate de um animal de pequeno porte.

No período, 07 animais de grande porte foram prontamente devolvidos ao responsável, outros cinco foram recolhidos e um animal de pequeno porte foi adotado. Além disso, foram executadas ações de medicina preventiva em 72 animais de grande porte (desverminação e protocolos de controle de ectoparasitas) e em 10 animais de pequeno porte (desverminação e vacinação).

Foi concluído o processo de contratação de clínica veterinária para atendimentos cirúrgicos de alta complexidade, além da contratação de serviço de castração de animais para a segunda fase da campanha. Dois animais de pequeno porte foram adotados no mês, outros três foram devolvidos aos tutores e um animal de grande porte foi resgatado e, também, prontamente entregue ao responsável.

Foram promovidas campanhas de vacinação contra brucelose e febre aftosa em animais de grande porte e, também, de vacinação antirrábica em animais de pequeno porte. Além disso, foram resgatados três animais, outros três foram devolvidos aos seus respectivos tutores e foi realizada a conclusão do acompanhamento pós adoção de 62 animais. Neste mês, o programa recebeu em Mariana (MG) a visita da Comissão Estadual de Direito e Defesa dos Animais.

No mês de outubro de 2016, foi concluído o acompanhamento de pós adoção de 62 animais. Houve também o resgate de outros seis em Barra Longa e Germano, além da devolução de animais de pequeno e grande porte aos tutores.

No mês de setembro, foram realizadas visitas aos animais pós adoção, bem como eventos de adoção em Mariana, Minas Gerais. Houve também resgate de animais em Bicas, Paracatu, Barra Longa e Bento Rodrigues, além da devolução de animais de pequeno e grande porte.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

Notícias sobre o programa

Acesse aqui todas as notícias relacionadas a este programa da Fundação Renova.

Deixe seu comentário