Fundação Renova

12 – Memória histórica, cultural e artística

Objetivo do programa

Recuperar bens culturais de natureza material e preservar patrimônio cultural das comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira atingidas pelo rompimento.

Progresso do programa

Não houve fatos relevantes no último mês.

Processo dos bens de natureza material
• Conclusão de projetos para início da obra de restauro em imóvel tombado, estrutura 6, no município de Barra Longa/MG.
Processo de fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
• Conclusão do apoio com estrutura de suporte para realização de Folia de Reis, em Paracatu de Baixo/MG e festa de São Sebastião, em Santa Cruz do Escalvado/MG.

Projeto Restauração / Requalificação das Capelas Atingidas
A validação dos projetos de restauro das capelas atingidas pela assistência técnica e aprovação junto à arquidiocese de Mariana não foi realizada. Causa: atraso na contratação de assistência técnica para revisão dos projetos de restauro. Contramedida: concluir processo de revisão dos projetos pela assistência técnica e submeter para aprovação junto à arquidiocese de Mariana.
Processo dos bens de natureza material
Conclusão do procedimento de restauro em 74 peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Mercês e São Bento.
Aprovação de 74 projetos de restauro de bens móveis junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
O início das demais obras de restauro de bens imóveis em Barra Longa, previsto no relatório CIF anual 2018 para o exercício 2019, não foi realizado. Causa: atraso na entrega dos projetos de restauro dos bens imóveis devido ao desempenho abaixo do esperado de uma das empresas de engenharia contratada. Contramedida: transferido escopo dos projetos em andamento para empresa de engenharia com melhor desempenho.
Processo de Fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
Apoio com aluguel para atividades esportivas em Mariana e Barra Longa.
Apoio com estrutura para manifestações culturais nos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce.

Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda
• Em 02/11, conclusão do apoio com estrutura de suporte à realização de missa dos finados na Capela de Nossa Senhora das Mercês, em Gesteira.
• Em 05/11, conclusão do apoio com estrutura de suporte à realização de missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira.
Processo de Fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
• Em 11/11, conclusão do cancelamento do apoio à Copa Barra Longa de Futebol junto ao Clube Barralonguense.

Processo dos bens de natureza material
• Em 31/10, conclusão do procedimento de restauro em vinte e quatro peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Mercês.
Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda
• Em 29/10, conclusão do Diagnóstico de Referências Culturais para os municípios de Mariana, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce, Barra Longa e Ponte Nova.
Processo de Fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
• A formalização do cancelamento do apoio à Copa Barra Longa de Futebol está em fase de negociação junto ao Clube Barralonguense.

Processo dos bens de natureza material:
• Em 30/09/19, conclusão do procedimento de restauro em quatro peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.
Processo de fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas:
• A Copa Barra Longa de Futebol teve início no mês de setembro, porém, o repasse do recurso previsto está em fase de negociação junto ao Clube Barralonguense.
Processo dos bens de natureza material:
• A conclusão do livro da Folia de Reis para a comunidade de Paracatu de Baixo foi postergada para o mês de dezembro, devido a uma mudança de estratégia pela equipe técnica. Assim, a publicação ocorrerá de forma conjunta com os livros de outras comunidades.

Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda:
• Em 16/08/19, término da etapa de aprofundamento do Diagnóstico de Referências Culturais. Após a conclusão do diagnóstico, será definido o Plano de Salvaguarda, a ser implementado nas comunidades.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 30/08/19, foi realizado o procedimento de restauro em seis peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora da Conceição, São Bento e Santo Antônio.

Projeto Restauração/Requalificação das Capelas Atingidas:
• Em 29/07/19, iniciada a revisão dos projetos de restauro pela assistência técnica contratada pela Arquidiocese de Mariana. Contemplam os projetos já finalizados de restauração de bens móveis, projetos de restauração das quatro capelas atingidas e os projetos das capelas dos reassentamentos.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 31/07/19, realização do procedimento de restauro em 5 peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.
• Em 01/07/19, início da obra de restauro do Hotel Xavier em Barra Longa, como parte do projeto de restauração dos bens imóveis.

Projeto Restauração/Requalificação das Capelas Atingidas:
• Não foi iniciada a revisão dos projetos de restauro pela assistência técnica contratada pela Arquidiocese de Mariana dos projetos já finalizados de restauração de bens móveis, projetos de restauração das quatro capelas atingidas e os projetos das capelas dos reassentamentos. O atraso é devido à falta de disponibilidade na agenda da Arquidiocese de Mariana para definição do plano de trabalho.
Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda:
• Em 18/06/2019, foi concluída a etapa de identificação do Diagnóstico de Referências Culturais.
• Não foi realizada a fase de identificação do Diagnóstico de Referências Culturais previsto para a comunidade de Gesteira. Inviabilidade de realizar as oficinas previstas devido à não ambiência para discussão junto à comunidade.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 28/06/19, foi realizado procedimento de restauro nas seguintes peças históricas na Reserva Técnica de Mariana (pertencentes à capela de Nossa Senhora das Mercês): imagens de São José, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Nazaré, Santo Antônio.

Projeto Restauração/Requalificação das Capelas Atingidas:
• Em 31/05/19, foi concluída a contratação de assistência técnica pela Arquidiocese de Mariana para validar os projetos já finalizados de restauração de bens móveis, projetos de restauração das quatro capelas atingidas e os projetos das capelas dos reassentamentos.
Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda:
• Em 24/05/2019, foram concluídas as oficinas de identificação do Diagnóstico de Referência Culturais em Bento Rodrigues.
• Não foi realizada a fase de identificação do Diagnóstico de referências culturais previsto para a comunidade de Gesteira. Inviabilidade de realizar as oficinas previstas devido à não autorização de entrada por parte da comunidade. Alinhamento sendo feito junto à comunidade com a equipe de Diálogo.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 16/05/19, foi concluído o kick-off das obras de restauro de bens imóveis em Barra longa.
• Em 31/05/19, realização do procedimento de restauro de duas peças históricas na Reserva Técnica.

• Finalizada a fase de identificação do Diagnóstico de referências culturais nos municípios de Mariana, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Ponte Nova.
• Aprovado no IEPHA 30 projetos de restauração de bens móveis sacros (Reserva técnica de Mariana).

Finalizados 30 projetos de restauração de bens móveis sacros (que estão na Reserva Técnica em Mariana), aguardando aprovação do IEPHA.
Realizado encontro cultural de Paracatu de Baixo. Presença de 217 moradores da comunidade para oficinas de impacto às manifestações culturais, no âmbito do Diagnóstico de Referências Culturais.

Finalização de cinco projetos de restauração de bens imóveis em Barra Longa (Igreja Matriz, Hotel Xavier e três residências tombadas).
Finalização de 35 projetos de restauração de bens móveis sacros (que estão na Reserva Técnica) para envio ao IEPHA, para aprovação. Há 80 projetos de restauração aprovados no IEPHA aguardando a autorização da Arquidiocese para iniciar restauro.
Finalização do levantamento das referências culturais das comunidades de Mariana, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.
Contratação de três jovens (dois de Bento e um de Paracatu) para trabalhar como jovens aprendizes na Reserva Técnica.

Início dos trabalhos de jovens atingidos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo na Reserva Técnica.
Restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição da comunidade de Gesteira.
Nos dias 22 e 23/01, oficinas rotinas diárias para diagnóstico de referências culturais com comunidade de Paracatu de Baixo.
No dia 24/01, oficinas de mapa de percepção para diagnóstico de referências culturais em Barra Longa.
Entre os dias 26/12/18 e 06/01/19, acompanhamento e promoção do ciclo natalino da Folia de Reis em Paracatu de Baixo.
Acompanhamento da Folia de Reis em Barreto.
Promoção das atividades esportivas (futebol) em Mariana e Barra Longa. Oficinas de aprofundamento (história oral) nas localidades de Rio Doce, Ponte do Gama, Pedras, Campinas, Borba e Santa Cruz do Escalvado.

Realização da Festa de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira, com a disponibilização de infraestrutura necessária para a organização do festejo, incluindo a realização de cinema na quadra para a comunidade.
Aprovação dos projetos de restauração dos imóveis de Barra Longa pelo COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural).

No dia 09/11, foram protocolados doze projetos de bens móveis no IEPHA, sendo um já aprovado.

Em 30/11, foram contratados três jovens das comunidades atingidas (um de Paracatu de Baixo e dois de Bento Rodrigues) para atuação nas primeiras etapas do processo de restauração das peças catalogadas.

Análise de três sítios arqueológicos na região de Mariana com o objetivo de identificar a necessidade de um plano de salvaguarda.

Monitoramento arqueológico das obras de Candonga e educação patrimonial com os colaboradores que atuam na obra.

Realização de oficinas para desenvolvimento do diagnóstico de referências culturais.

Realização da oficina de Mapa de Percepção com a comunidade de Paracatu de Baixo, em Mariana, no dia 05/10, marcando a abertura do diagnóstico de referências culturais nessa comunidade. A oficina também foi realizada no distrito de Borba (Mariana), no dia 09/10.

Aprovação do aluguel do campo de futebol em Gesteira, distrito de Barra Longa, em 26/10, com o objetivo de atender a comunidade e dar continuidade à prática da atividade esportiva.

Finalização de 12 projetos de bens móveis pela Cantaria. Dentre eles, está a Nossa Senhora da Conceição, solicitação antiga da comunidade de Gesteira.

Organização do banco de dados de Arqueologia da Fundação Renova e prospecção de novos sítios, como parte das atividades que integram o Diagnóstico de Bens Arqueológicos.

Execução dos projetos básicos de restauração de imóveis de Barra Longa. Entre as edificações, estão: Igreja Matriz, Hotel Xavier, Residência José Lana, Residência Antônio Trindade e João de Freitas.

Principais agendas do mês

No dia 12/10, organização da Festa de Nossa Senhora Aparecida em Ponte do Gama, Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues.

Acompanhamento das Festas de Nossa Senhora Aparecida em Campinas e Ponte do Gama, no dia 12/10, e em Pedras, no dia 20/10.

Acompanhamento da Guarda de Congado em Santana do Deserto, em 13/10, e do encontro de Cavaleiros em Matadouro, em 20/10 — ambos no distrito do Rio Doce.

Acompanhamento das oficinas de Mapa de Percepção e Rotinas Diárias em Borba e Paracatu de Baixo (distritos de Mariana); em Viana, Jerônimo, Pedra do Escalvado e Florestinha (distritos de Santa Cruz do Escalvado); e em Matadouro (distrito de Rio Doce).

Aprovado o Termo de Referência, para contratação da assistência técnica para a Arquidiocese de Mariana, a qual coordenará as ações previstas. A Contratada deverá fazer a interface com as comunidades eclesiais atingidas, incluindo apresentações nos Grupos de Trabalho, e com a equipe técnica da Fundação Renova.

Aprovado o Termo de Referência, para contratação da assistência técnica para a Arquidiocese de Mariana, a qual coordenará as ações previstas. A Contratada deverá fazer a interface com as comunidades eclesiais atingidas, incluindo apresentações nos Grupos de Trabalho, e com a equipe técnica da Fundação Renova.

Foi definida a estratégia de entrada em campo da empresa Estilo Nacional para abertura do diagnóstico de referências culturais, em que será elaborado um diagnóstico contendo a identificação dos bens intangíveis e a classificação dos impactos causados sobre os mesmos, visando, em última análise, sanar aqueles diretamente ligados ao rompimento barragem de Fundão.

Serão atendidos por esse escopo as seguintes localidades atingidas:

• em Mariana: Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Pedras, Borba e Campinas;
• em Barra Longa: distrito-sede, Barreto e Gesteira;
• em Santa Cruz do Escalvado: Nova Soberbo, Vianas, Florestinha, Pedra do Escalvado, Jerônimo e Merengo;
• em Rio Doce: distrito-sede, Matadouro e Santana do Deserto.

No mês de julho também foi disponibilizada a infraestrutura para a celebração da Festa de São Bento, em Bento Rodrigues. A festividade é um momento singular na comunidade, em razão de celebrarem o padroeiro, e também configura ritual político de afirmação da memória dos atingidos e sua vinculação à área de origem.

O Programa realizou uma reunião para início dos trabalhos da empresa que realizará o diagnóstico das referências culturais das comunidades atingidas em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz e Rio Doce.

O Programa foi aprovado pelo Comitê Inderfederativo.

A empresa Cantaria foi contratada para realizar atividades de restauração e educação patrimonial na Reserva Técnica. Já a empresa Lume foi contratada para fazer o monitoramento, diagnóstico e plano de ações dos bens arqueológicos.

Representantes da Unesco também realizaram uma visita para tratar assuntos de cooperação técnica na área de patrimônio cultural. A atividade é uma alternativa para contribuir na adesão, pela comunidade de Mariana, do diagnóstico de bens imateriais.

Também começaram, em Barra Longa, os projetos de restauração em parceria com o programa 10, que contaram com participação da igreja Matriz de São José, residência Antônio Trindade, João de Freitas, José Lanna e hotel Xavier.

Foi prestado, ainda, apoio técnico de restauração arquitetônica (Fazenda Floresta e Casa Jardim) e de arqueologia (Licenciamento ambiental e Reassentamento) para outros programas da Fundação.

Foram realizadas, ainda, capina e limpeza nas Capelas de Mercês e Santo Antônio.

As empresas Gema Arquitetura e Engebio foram mobilizadas para execução de projetos de restauração dos imóveis tombados ou inventariados de Barra Longa. O objetivo da atividade é mitigar os impactos causados pelo aumento de tráfego de veículos e equipamentos, utilizados na retirada de rejeito.

Nesse período também foi feita a revisão do EPIC/RIPC do Reassentamento de Bento Rodrigues.

Começaram, ainda, as atividades para obtenção dos altares das novas igrejas nos reassentamentos, trabalho que contou com a mobilização dos padres e das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Padres e moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo também foram envolvidos na definição das diretrizes para o desenvolvimento de projetos das novas capelas e altares das novas igrejas. O plano de trabalho para restauração das ruínas da Casa Jardim, em Mariana, também está sendo discutido.

Foram instaladas, ainda, câmaras anóxicas para eliminar a contaminação de fungos e bactérias em peças sacras armazenadas na Reserva Técnica. Através dessa técnica, os bens sacros são colocados em bolhas de plástico, de onde é retirado o oxigênio e introduzido o nitrogênio.

Atendendo a uma solicitação da comunidade de Bento Rodrigues (MG), a Fundação Renova instalou um piso móvel nos remanescentes da Capela de São Bento, para que o local seja utilizado durante as manifestações religiosas. No período, também foram iniciados os projetos de restauração da Igreja Matriz de São José de Botas e do Hotel Xavier, em Barra Longa.

Foi acordado com a Arquidiocese de Mariana e com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) as diretrizes para aprovação dos projetos de restauração de bens imóveis, móveis e integrados. Para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi entregue um dossiê contendo todos os trabalhos realizados na área de Patrimônio Cultural (material e arqueológico.

A Reserva Técnica recebeu a visita de representantes da ONU Meio Ambiente. Eles foram apresentados às metodologias adotadas pelo programa e ações previstas para serem trabalhadas com as comunidades. O espaço passou a contar, em março, com câmeras anóxicas (câmeras sem presença de oxigênio) para o tratamento e conservação de bens em suporte de madeira, tecido e papel.

Sobre as ações de salvaguarda, foi realizado um encontro com a Folia de Reis de Paracatu para identificação das demandas do grupo, assim como a definição das ações para promoção, valorização e continuidade dessa forma de expressão cultural. Os integrantes da Folia também estiveram no Museu da Música, onde participaram de uma aula de canto e decidiram por realizar um próximo encontro em abril, em Águas Claras (MG).

Na abertura do projeto de musicalização para as comunidades atingidas, o Museu da Música recebeu os membros da comunidade de Paracatu de Baixo (MG), que conheceram o local e assistiram a uma apresentação musical. A comunidade de Gesteira também esteve no museu, quando assistiu à apresentação do professor Vítor Gomes e recebeu uma explicação sobre como serão as aulas semanais da comunidade.

A Fundação apoiou, com infraestrutura, a celebração da Semana Santa de Bento Rodrigues. Foram
fornecidos gerador, água potável, abastecimento da caixa d’água da Igreja das Mercês, banheiros químicos, limpeza das vias e montagem de tenda e piso nas ruínas da Igreja de São Bento.

Foi iniciada a reforma no imóvel que abrigará a Casa dos Saberes, em Mariana (MG).

Também foi realizado o levantamento e avaliação das demandas do time de futebol Barralonguense para continuidade dos treinos dos times.

Com o objetivo de preparar atividades de formação musical no Museu da Música de Mariana, aconteceu uma reunião no Museu para planejar atividades a serem realizadas em março.

Foi dada a responsabilidade ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), pela Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, de aprovação técnica dos projetos de restauro das capelas antigas.

Teve continuidade, em janeiro, a manutenção das antigas capelas com a vistoria dos tapumes. Uma tenda provisória foi instalada na Capela de São Bento em substituição à anterior, danificada devido aos ventos intensos na região.

A Fundação Renova está conduzindo o processo concorrencial para definir as empresas que continuarão os trabalhos voltados aos patrimônios imateriais e arqueológicos na Reserva Técnica.

Foram finalizados os projetos executivos de restauração e requalificação das Capelas de Nossa Senhora das Mercês (Bento Rodrigues), de Santo Antônio (Paracatu de Baixo) e de Nossa Senhora da Conceição (Gesteira), em Minas Gerais. Foi feito o traslado das peças que pertencem ao acervo da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se encontravam na Casa Paroquial de Barra Longa (MG). Também foram transferidas para a Reserva Técnica 17 peças pertencentes à Capela de Nossa Senhora da Conceição e 116 peças pertencentes às Capelas de Nossa Senhora das Mercês e São Bento, ambas de Bento Rodrigues e da Capela de Santo Antônio.

A equipe de arqueologia e conservação realizou a retirada do rejeito que estava concentrado abaixo das campas da Capela de São Bento. Este trabalho resultou em dois relatórios: um sobre todo procedimento adotado e os resultados alcançados pelos arqueólogos; outro relatório sobre o trabalho realizado pela equipe de restauradores/conservadores de limpeza de todas as peças em madeira. Houve também a finalização do projeto de restauração e conservação dos remanescentes.

Na Reserva Técnica foi realizada a desinfestação de todas as peças que compõem o acervo, com exceção de peças estruturais de grande porte. Foram realizadas 267 fichas de identificação e tratamento, sendo 118 referentes à Capela de São Bento, 60 da Capela de Santo Antônio e 89 da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

As peças sacras da Capela de Nossa Senhora da Conceição (Gesteira) estavam armazenadas na Casa Paroquial em Barra Longa. As equipes de restauradores / conservadores, em conjunto com a equipe de segurança da Renova e a Polícia Militar, realizaram o translado das peças para a Reserva Técnica e executaram os primeiros procedimentos de conservação.

Em novembro, a Reserva Técnica recebeu vários visitantes, dentre eles representantes da imprensa, de fundações, empresas e institutos diversos. Foram 42 visitantes de comunidades atingidas.

Continuidade às ações ligadas à busca das peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento e à capacitação de mais 108 trabalhadores e moradores da região. Na Reserva Técnica, foi realizada higienização de 91 peças, com predominância das que compõem o retábulo e a balaustrada da Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira. Também foram produzidas 53 fichas de identificação e indicação de tratamento das peças, sendo 41 de Paracatu e 12 de Bento Rodrigues.

Continuidade das buscas por peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento, de Bento Rodrigues (MG). Mais 70 trabalhadores e moradores da região foram capacitados e uma tenda de proteção foi construída sobre as ruínas de São Bento.

Na Reserva Técnica, foi realizado o tratamento emergencial de 49 peças sacras relacionadas às comunidades aqui abarcadas, mais o processamento de todo material (fichas, acondicionamento, mapeamento, organização). Os profissionais envolvidos no processo de restauração receberam visita dos moradores de Bento Rodrigues e Gesteira, que contribuíram para identificação das peças e se informaram sobre as ações realizadas.

Na segunda reunião do Grupo Técnico de Referência, a temática discutida foi o Patrimônio Imaterial. A Fundação Renova apresentou ao Ministério Público de Minas Gerais e Federal, aos moradores de Bento Rodrigues, Gesteira, Paracatu de Baixo, Ponte do Gama, em Minas Gerais, e à Assessoria Técnica Cáritas as ações realizadas e em andamento, sendo ainda expostas as ações previstas. Ao final desta reunião, os participantes, principalmente os atingidos e a assessoria, elaboraram um questionário com dúvidas para que a Fundação Renova responda.

Na antiga Bento Rodrigues (MG), uma tenda de proteção foi montada nas ruínas da Capela de São Bento. Também continuaram as buscas por peças sacras remanescentes da Capela e o diálogo com os 80 trabalhadores e moradores da região, que estão ajudando no processo.

Na Reserva Técnica, 216 peças sacras relacionadas às comunidades atingidas receberam tratamento emergencial. Os profissionais envolvidos no processo de restauração receberam visita dos moradores das cidades mineiras de Bento Rodrigues e Gesteira, que contribuíram na identificação das peças.

As atividades realizadas foram apresentadas à Câmara Técnica, que deu aval para as próximas ações, as bases técnicas e o Termo de Referência para o Patrimônio Imaterial do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística.

As requisições técnicas para contratação de inventários participativos e diagnósticos dos bens materiais, imateriais e arqueológicos e para a continuidade das atividades da Reserva Técnica de Mariana (MG) foram finalizadas.

O Grupo Técnico de Referência se reuniu pela primeira vez para definir as prioridades e as demais ações de preservação cultural. Participaram representantes das comunidades atingidas, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), de secretarias municipais, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (Compat), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Continuidade das ações de busca por peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento, de Bento Rodrigues (MG), e a capacitação de mais 40 trabalhadores e moradores da região.

Apoio a realização de celebrações e manifestações, como:

• Festa junina, com quadrilha, em Barra Longa (MG);
• Festa junina, com quadrilha, em Gesteira (MG);
• Festa junina, com quadrilha, em Paracatu (MG);
• Duas festas de São Bento, com quadrilha, em Bento Rodrigues (MG).

Entrega do anteprojeto arquitetônico das igrejas de Santo Antônio, de Paracatu (MG), Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira (MG), e a primeira proposta de São Bento, assim como os Inventários Bens Móveis da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e do plano de manejo de Bento Rodrigues.

Tratamento emergencial, na Reserva Técnica, de 89 peças sacras relacionadas às comunidades aqui abarcadas. Os profissionais envolvidos no processo de restauração receberam a visita de vários moradores de Bento Rodrigues e Paracatu, que contribuíram para identificação das peças e se informaram sobre as ações realizadas.

A arqueologia desenvolve o monitoramento ininterrupto das igrejas, duas vezes ao dia, com intuito de prezar pela integridade dos bens, observando o estado de conservação e a manutenção das estruturas de proteção. A mesma equipe realiza as prospecções nas áreas impactadas, dentro do Território 1, para a localização de possíveis fragmentos/peças do patrimônio sacro;

Elaboração de espeCIFicações técnicas para contratação de inventários participativos e diagnósticos dos bens materiais, imateriais e arqueológicos;

Formação do Grupo Técnico de Referência, com intuito de estabelecer as ações prioritárias e definição das ações que deverão ser realizadas nos bens culturais patrimoniais.

Continuidade das ações ligadas à busca de peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento e à capacitação de mais 40 trabalhadores e moradores da região.

Celebrações e manifestações populares, apoiadas pelo programa, foram realizadas em:

• Barra Longa: Comunidade Morro Vermelho - XVII Festa de Santo Antônio.
• Paracatu: Festa de Santo Antônio, padroeiro da localidade.

Elaboração de inventário e diagnóstico de restauração da Capela de São Bento e de seus respectivos bens, assim, como serviços emergenciais dos elementos arquitetônicos e estruturais.

Anteprojeto arquitetônico da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos seus bens integrados.

Revisão dos bens imóveis da Capela de São Bento e produção dos inventários dos bens inventário móveis das igrejas Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Mercês e Capela de São Bento.

Na Reserva Técnica, foi realizado o tratamento emergencial de 58 peças sacras pertencentes às comunidades impactadas. Os restauradores receberam a visita de vários moradores de Bento Rodrigues e Paracatu, que contribuíram para a identificação das peças e se informaram sobre as ações realizadas.

Segue em andamento a formação do Grupo Técnico de Referência com intuito de estabelecer as ações prioritárias e definição das ações que deverão ser realizadas nos bens culturais patrimoniais.

Foram resgatadas nove peças, sendo sete encontradas pela equipe do programa e duas por pessoas das comunidades de Ponte do Gama e Barra Longa (MG).

Oitenta pessoas de empresas terceirizadas e da comunidade foram capacitadas em restauração para que sejam capazes de reconhecer peças que devam ser recolhidas e entregues à equipe.

Realizada, no dia 31 de maio, na Casa dos Saberes, em Mariana (MG), cerimônia de Coração de Nossa Senhora. O evento foi feito pelas comunidades de Bento e Paracatu, com o apoio da Fundação da Renova.

Em abril, foram resgatadas 14 peças, todas em Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Também foram realizadas 25 capacitações sobre restauração, para diferentes públicos, como empresas terceirizadas, Samarco e comunidade. Essas capacitações são realizadas com o intuito de que as pessoas que morem, trabalhem, passem ou estudem nas áreas próximas à passagem da lama sejam capazes de reconhecer peças que devam ser recolhidas e entregues à equipe do programa.

No dia 11 de abril, em Mariana, ocorreu oficina com temática arqueológica na Escola Municipal Bento Rodrigues que contou com a participação de professores e alunos do 4º e 5º ano.

No mês de março, foram resgatadas 24 peças, sendo seis em Mariana (MG) e 18 em Gesteira (MG). Também foram realizadas 70 capacitações para diferentes públicos, como empresas terceirizadas, Samarco e comunidade. Além disso, as comunidades de Paracatu, Bento Rodrigues e Gesteira, em Minas Gerais, participaram de encontros sobre bens imateriais, que envolvem cultura e saber. Em Gesteira, foram discutidos temas como medicina popular, bordados, culinária e artesanato em taquara e madeira. Já em Paracatu e Bento Rodrigues, a discussão foi em torno das possibilidades de uso da Casa dos Saberes, em Mariana (MG).

Concluída a etapa de ante projeto de arquitetura para restauro das capelas de Santo Antônio em Paracatu (Mariana) e Capela de Nossa Senhora Conceição em Gesteira (Barra Longa). No mês de março também foi iniciado o inventário de bens móveis e concluída a triagem do acervo, inclusive peças do Museu Arquidiocesano, pertencentes à igreja Nossa Senhoras das Merces, em Bento Rodrigues.

Realizada Oficina Dinâmica “Linha Verde", aplicada a 28 alunos de Paracatu de Baixo, na Escola Municipal Paracatu de Baixo, em Mariana, no dia 24 de março.

Na reserva técnica, houve concepção das visitas guiadas.

Em relação aos bens artísticos e integrados dos templos e reserva técnica, foi concluída a etapa de identificação e diagnóstico dos projetos das capelas de Paracatu e Gesteira, assim como o inventário de bens integrados e pesquisa histórica. Em relação ao trabalho de monitoramento dos templos, prospecção, curadoria e educação patrimonial, 29 peças foram resgatadas e 46 capacitações técnicas foram realizadas aos diversos públicos.

Em relação aos bens artísticos e integrados dos templos e reserva técnica, foram elaborados os trabalhos de compilação de dados do acervo e a primeira triagem, além da reorganização e acondicionamento das peças da reserva técnica. Estão em andamento também os serviços emergenciais in loco nas capelas de Gesteira e Paracatu (MG) e nas peças que estão em Germano (MG). Em relação ao trabalho de monitoramento dos templos, prospecção, curadoria e educação patrimonial, foi realizada o resgate de 21 peças e atividades promovendo a educação patrimonial junto às escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo (MG), por meio do projeto Conexão Férias.

Em relação aos bens artísticos e integrados dos templos e reserva técnica, foi elaborado o plano de trabalho referente ao contrato de restauração dos bens móveis/integrados e templos, além da adequação da reserva técnica: layout, instalação de mobiliário, estúdio de fotografia, marcenaria e equipamentos do laboratório. Começaram também os trabalhos de compilação de dados do acervo e triagem. Houve levantamento cadastral e planialtimétrico das capelas de Paracatu (MG) e Gesteira (MG) e respectivo acervo. Em relação ao trabalho de monitoramento dos templos, prospecção, curadoria e educação patrimonial, foi realizada a curadoria de 58 peças sacras, que se encontram na reserva técnica.

Foi realizada a curadoria das peças que se encontram na reserva técnica da Samarco. Ao todo, 24 peças foram inventariadas no mês. Além disso, outras 24 peças foram resgatadas por meio de prospecção, monitoramento e atividades no interior de igrejas. No mesmo período, também foram feitas reuniões com as comunidades de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, ambas em Minas Gerais, acerca dos bens imateriais.

Foi realizada a curadoria das peças que se encontram na reserva técnica da Samarco. Ao todo, 19 peças foram inventariadas no mês. Além disso, outras 19 peças foram resgatadas por meio de prospecção, monitoramento e atividades no interior de igrejas.

Foi realizada a curadoria das peças que se encontram na reserva técnica da Samarco. Ao todo, 67 peças foram inventariadas no mês. Além disso, outras 67 peças foram resgatadas por meio de prospecção, monitoramento e atividades no interior de igrejas.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

2 comentários

    Gostaria de saber quando vou ser entrevistada

    Olá, Ana Lúcia. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre o seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Deixe seu comentário