Fundação Renova

12 – Memória histórica, cultural e artística

Objetivo do programa

Recuperar bens culturais de natureza material e preservar patrimônio cultural das comunidades de Novo Bento Rodrigues, Paracatu e Gesteira atingidas pelo rompimento.

Progresso do programa

Não houve progressos neste mês

Início da segunda etapa da obra de restauro da Capela de Nossa Senhora das Mercês, em Bento Rodrigues (MG).

Entrega de 103 peças restauradas do acervo da Reserva Técnica.

Conclusão do calendário 2023 da Casa dos Saberes e Horta Comunitária.

Conclusão das atividades do plano de reparação das referências culturais do ano de 2023.

Entrega de 102 peças restauradas do acervo da Reserva Técnica.

Finalização das obras de escoramento da Igreja Matriz de São José de Botas.

Início das obras de restauro da Capela de Nossa Senhora das Mercês, no Novo Bento Rodrigues (MG).

Conclusão das ações imediatas na Capela de Nossa Senhora das Mercês.
Realização da Festa do Menino Jesus.
Realização da Festa de Nossa Senhora das Mercês.
Realização da Copa Centenária de Futebol em Barra Longa.

Não houve progressos neste mês

Realização do “Encontros de Patrimônio | Ativando Conexões: Patrimônio Cultural e Territórios Educativos” em Santa Cruz do Escalvado (MG) e Rio Doce (MG).

Obtenção da licença de obra, junto a Prefeitura de Mariana, para o restauro da Capela de Nossa Senhora das Mercês.

Não houve progressos neste mês

No mês de fevereiro foram realizadas diversas ações do Plano de Reparação das Referências Culturais nas comunidades, sendo elas oficinas para blocos de carnavais em Rio Doce e Barra Longa, oficinas de produção de máscaras na Casa dos Saberes para as escolas de Bento Rodrigues e Paracatu. Realização de atividades de sociabilidade na Casa dos Saberes e Horta Comunitária e também em Gesteira. Realização da atividade de educação patrimonial, oficina pintando muros, revelando tesouros nas escolas de Nova Soberbo e Rio Doce. Realização das reuniões do fórum Resulta.

O projeto “Memórias do Rio Doce” tem como objetivo utilizar o conceito, a experiência, as ferramentas e plataformas do Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida, para contribuir com o programa. A proposta inclui ações de formação de jovens na tecnologia social da memória criada e desenvolvida pelo Museu da Pessoa e no registro de memórias e narrativas dos diversos atores envolvidos. O processo contribuirá com o fortalecimento das comunidades e com a valorização das pessoas da localidade, de forma a possibilitar a construção de diálogos que levem à participação e ao protagonismo das comunidades para a constituição dos espaços de memória.
Serão formadas 20 pessoas que irão realizar entrevistas de algumas das referências culturais dessas localidades garantindo o direito à memória coletiva e individual, sobre o que foi vivido pelas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem.

"Finalização da 1ª etapa do Plano de Reparação das Referências Culturais – Ano 2022. As atividades aconteceram por meio do planejamento realizado em cooperação entre a Fundação Renova, UNESCO, órgãos públicos e diversos fornecedores. Foram realizadas diversas ações do plano de reparação contidos em 8 eixos distintos. Podemos destacar:
-Projeto Abrindo Espaços - busca potencializar o espaço escolar para as comunidades, ampliando as alternativas culturais e a qualidade de vida local, com a realização de oficinas nas diversas linguagens culturais e artísticas, de esporte e lazer, educação patrimonial e agroecologia, presentes no plano de Reparação das Referências Culturais do Programa 12. Nas escolas estaduais ""Claudionor Lopes"" e ""Pe. José Epifânio"", em Rio Doce (E. E. Maria Amélia) e Santa Cruz/Nova Soberbo (E. M. José Gomes de Souza)
-Processo de formação continuada de 12 formadores e cerca de 40 monitores para atuarem como multiplicadores nas áreas de Música, Teatro e Dança, Esporte e Lazer, Artesanato, Educação Patrimonial e Ambiental do Programa Tempo Integral da Rede Pública Municipal de Mariana.
-Realização de percursos de patrimônio para o público escolar de Rio Doce e Barra Longa. Os Percursos do Patrimônio consistem em atividades culturais, educacionais, lúdicas e recreativas, que exploram os sentidos e a percepção da paisagem, e visam despertar um novo olhar sobre o patrimônio cultural das localidades impactadas onde o público-alvo está inserido.
-Produção de documentários sobre as Folias de Reais das comunidades mineiras de Pedras, em Mariana, e Barreto, em Barra Longa. Link para assistir na integra os vídeos: https://www.fundacaorenova.org/noticia/conheca-as-folias-do-menino-jesus-realizadas-em-mariana-e-barra-longa/
-Retomada da realização de diversas referências culturais impactadas pelo rompimento por meio de oficinas de reparo de instrumentos, oficinas de música continuadas, aluguéis de campo de futebol, retomada da tradição da capoeira em Barra Longa, realização de apoio às celebrações religiosas de todas as 20 comunidades impactadas, restituições de instrumentos e fardamentos, realização e entrega de calendário das manifestações, entre outras.
-Realização de Oficinas de Educação Patrimonial em parceria com as prefeituras e conselhos municipais em Santa Cruz do Escalvado, Mariana, Rio Doce e Barra Longa.

"
Finalização do Calendário 2022 da Casa dos Saberes e Horta Comunitária. A programação contou com diversas oficinas para as comunidades deslocadas ao longo do ano para que possam contar com um espaço de sociabilidade para expressarem suas manifestações culturais e de lazer. Foram realizadas oficinas de artesanato, dança, corte e costura, costura criativa, música, desenho, culinária, eventos de confraternização, oficinas de preparação de solo, usos da terra e alimentação saudável.
Formalização de 50% dos projetos do Edital Doce- Modalidade 3.
"Plano Transição Cultural para o reassentamento de Bento Rodrigues e Paracatu- A programação contou com diversas atividades para as comunidades deslocadas ao longo do ano para que pudessem conhecer e se apropriar dos espaços dos reassentamentos. Aconteceram atividades como: rodas de viola no Centro de Apoio, Feira de mudas, oficinas de artesanato, cinema na escola, Roda de Conversa, Brincadeiras e Cantigas para crianças e Festa de Natal no Reassentamento.
"
Restauro de 95 peças sacras das Igrejas impactadas pelo Rompimento da Barragem (Igreja de São Bento, Igreja de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Gesteira).

Não houve fatos relevantes no mês.

Apoio ao calendário de celebrações das comunidades impactadas por meio da Festa de Nossa Senhora Aparecida.
Primeira ação do Plano Transição cultural para o reassentamento de Paracatu com uma roda de conversa e de violão.
Realização de 4 (quatro) percursos de patrimônio previstos para o público escolar de Rio Doce e 2 percursos previstos para o público escolar de Barra Longa, dentro das ações de Educação Patrimonial do Plano de Reparação. Os Percursos do Patrimônio consistem em atividades culturais, educacionais, lúdicas e recreativas, que exploram os sentidos e a percepção da paisagem, e visam despertar um novo olhar sobre o patrimônio cultural das localidades impactadas onde o público-alvo está inserido.

Conclusão da segunda etapa de publicações dentro do Projeto de Educação Patrimonial, do Plano de Reparação em parceria com a Unesco (entrega Marco CIF. São documentários, como os das folias e das bandas de BL, bem como os livros dos diagnósticos de referências culturais, impressos por munícipio).
Realização de Oficinas de Educação Patrimonial em parceria com as prefeituras e conselhos municipais em Santa Cruz do Escalvado, Mariana, Rio Doce e Barra Longa avançando no indicador I08 e atendendo a diversas demandas do diagnóstico de referências culturais. Esta ação foi realizada em parceria com a Unesco, em torno da temática de Gestão de Políticas de Preservação, com foco no ICMS Patrimônio Cultural e ICMS Turismo. As oficinas são voltadas especialmente para integrantes dos conselhos municipais de patrimônio e de turismo bem como para lideranças comunitárias e agentes culturais das localidades de abrangência do Plano de Reparação das Referências Culturais.
Conclusão da seleção do Edital Doce Modalidade 3 (https://www.fundacaorenova.org/paineis/edital-doce-2022/), selecionando 33 projetos para reparação das referências culturais nas comunidades diretamente impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, contribuindo para avanço nos indicadores I04, i07, i08, i09.

Restauro de 07 peças na Reserva Técnica, somando 68 peças restauradas neste ano (metal anual de 87 peças).
Início do projeto Abrindo Espaços, em parceria com a Unesco, que busca potencializar o espaço escolar para as comunidades, ampliando as alternativas culturais e a qualidade de vida local, com a realização de oficinas nas diversas linguagens culturais e artísticas, de esporte e lazer, educação patrimonial e agroecologia, presentes no plano de Reparação das Referências Culturais do Programa 12. A ação avança no Plano de Reparação do PG12, no cumprimento das cláusulas 97, 98D e 99 e nos indicadores I04 (Percentual de bens culturais reparados), I08 (Índice de ações de educação patrimonial implementadas) e I09 (Índice de ações de socialização para as comunidades deslocadas).
* Programa Abrindo Espaços em Barra Longa (escolas estaduais "Claudionor Lopes" e "Pe. José Epifanio"), em Rio Doce (E. E. Maria Amélia) e Santa Cruz/Nova Soberbo (E. M. José Gomes de Souza).
Início da parceria entre Fundação Renova, UNESCO e Secretaria de Educação de Mariana para contribuir com a formação continuada de 12 formadores e cerca de 40 monitores para atuarem como multiplicadores nas áreas de Música, Teatro e Dança, Esporte e Lazer, Artesanato, Educação Patrimonial e Ambiental do Programa Tempo Integral da Rede Pública Municipal. A ação avança no Plano de Reparação do PG12, no cumprimento das cláusulas 97, 98D e 99 e nos indicadores I04 (Percentual de bens culturais reparados), I08 (Índice de ações de educação patrimonial implementadas) e I09 (Índice de ações de socialização para as comunidades deslocadas).

Aprovação pelo IEPHA dos projetos de restauro da capela Nossa Senhora das Mercês e da cobertura permanente das ruínas da capela de São Bento, ambas em Bento Rodrigues.
Continuidade das atividades do Plano de Transição Cultural para o Reassentamento de Bento Rodrigues, em parceria com a Unesco, com avanço significativo na utilização dos espaços coletivos e na apropriação do território, via discussões de educação patrimonial. Exemplos: roda de viola no Centro de Apoio, feira de mudas, oficina de artesanato nas escolas, cinema na escola, entre outras.

Restauro de 10 peças na Reserva Técnica.
Realização de filmagens sobre as folias para preparação de documentário sobre a referência cultural.
Apoio à realização das Folias de Reis de Paracatu de Baixo, Pedras e Barreto com reparação de uniformes e transporte.
Protocolo na CT-ECLET da versão final do Diagnóstico de Referências Culturais (e de suas devolutivas às comunidades) e do Plano de Reparação do Programa 12, avançando na conclusão da cláusula 96 e concluindo a obrigação prevista na cláusula 97 do TTAC.
• Restauro de 10 peças na Reserva Técnica, atingindo 33% da obrigação total (que se encerra em outubro de 2024) e avançando em 20% da meta para o ano de 2022."
Lançamento do Edital Doce com linha reparatória das Referências Culturais (com avanço no cumprimento da cláusula 99 do TTAC): previsão de investimento de 23 milhões de reais e apoio a cerca de 300 projetos. Pelo PG12, previsão de investimento de 2 milhões de reais e apoio a aproximadamente 20 projetos.
Restauro de 10 peças na Reserva Técnica, atingindo 34% da obrigação total (que se encerra em outubro de 2024).
Encerramento das inscrições para a segunda edição do Edital Doce: 76 propostas inscritas para a modalidade 3 (Reparação das Referências Culturais). Este instrumento garante a finalização do cumprimento da cláusula 99 do TTAC.
Avanço no processo de seleção dos objetos de propriedade da ARQUIDIOCESE e sob guarda da Reserva Técnica que são passíveis de “baixa”, ou seja, não serão submetidos ao processo de restauro de acordo com os critérios e procedimentos já adotados na Reserva Técnica, com a baixa autorizada de 270 peças, cuja destinação será ainda definida junto à comunidade. Essa ação faz parte do Plano de destinação das peças da Reserva Técnica avançando na conclusão da clausula 96.
Início das intervenções emergenciais da Igreja de Nossa Senhora da Conceição no distrito de Gesteira, município de Barra Longa, tendo em vista a contenção de danos na estrutura causados pelas chuvas torrenciais de janeiro de 2022. Ação importante de salvaguarda do patrimônio afetado para garantir sua integridade até o restauro completo.

Encerramento das inscrições para a segunda edição do Edital Doce: 76 propostas inscritas para a modalidade 3 (Reparação das Referências Culturais). Este instrumento garante a finalização do cumprimento da cláusula 99 do TTAC.

Não houve fatos relevantes no mês.

Lançamento do Edital Doce com linha reparatória das Referências Culturais (com avanço no cumprimento da cláusula 99 do TTAC): previsão de investimento de 23 milhões de reais e apoio a cerca de 300 projetos. Pelo PG12, previsão de investimento de 2 milhões de reais e apoio a aproximadamente 20 projetos.
Restauro de 10 peças na Reserva Técnica, atingindo 34% da obrigação total (que se encerra em outubro de 2024).

Protocolo na CT-ECLET da versão final do Diagnóstico de Referências Culturais (e de suas devolutivas às comunidades) e do Plano de Reparação do Programa 12, avançando na conclusão da cláusula 96 e concluindo a obrigação prevista na cláusula 97 do TTAC.
• Restauro de 10 peças na Reserva Técnica, atingindo 33% da obrigação total (que se encerra em outubro de 2024) e avançando em 20% da meta para o ano de 2022.

Restauro de 10 peças na Reserva Técnica.
Realização de filmagens sobre as folias para preparação de documentário sobre a referência cultural.
Apoio à realização das Folias de Reis de Paracatu de Baixo, Pedras e Barreto com reparação de uniformes e transporte.

Restauro de 96 peças na Reserva Técnica.
Apoio a 19 manifestações culturais locais e retomada do apoio as atividades esportivas após o período de paralização da pandemia, encerrando o apoio emergencial do PG12 e inaugurando a nova estratégia, via Plano de Reparação, em parceria com a Unesco.
Início do Processo de baixa da Reserva Técnica junto à Arquidiocese (peças sem representatividade histórica, cultural, religiosa, afetiva ou sem possibilidade de restauro). O descarte será definido mediante alinhamento às demais comunidades relacionadas.
Início das ações do Plano de Reparação das Referências Culturais do PG12 em parceria com a Unesco.
Início da elaboração de Plano de Transição Cultural Integrado junto à equipe do Reassentamento, Unesco, PG11 e demais programas relacionados.
Protocolo da revisão do Diagnóstico e Plano de Salvaguarda de Arqueologia no IPHAN.

Apoio a duas manifestações culturais locais (Missa de 280 anos da Paróquia de São José, Barra Longa; Missa na Capela das Mercês em Bento Rodrigues).
Reparação de instrumentos musicais para a realização das manifestações culturais para três grupos locais (Folia do Menino Jesus de Pedras, Mariana; Folia do Menino Jesus do Barreto, Barra Longa; Folia do Menino Jesus do Barreto, Barra Longa – Folia Nova).
24 projetos de restauro aprovados na reserva técnica.
Mobilizações em campo da equipe da UNESCO, junto a comunidades e prefeituras.
Realização de oficina de corte e cultura na casa dos saberes e roda de conversa para mobilização na horta comunitária.

Reparação de equipamentos de som para a arquidiocese e comunidade de Gesteira para a realização das manifestações culturais.
Visitas técnicas da equipe da UNESCO nas comunidades de Mariana, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, para estruturação de ações do Plano de Reparação junto as comunidades.
Retomada das atividades de formação na casa dos Saberes para as comunidades deslocadas com início de turma de curso de Corte e Costura no dia 16/10/2021.
Apoio a quatro manifestações culturais locais (Festas de Nossa Senhora Aparecida em Bento Rodrigues, Campinas e Ponte do Gama; Manhã de Lazer em Barra Longa

Festa do Menino Jesus de Paracatu de Baixo, apoio com transporte, ônibus, água, banheiros, sonorização; 19/09/2021
Mobilização do grupo de artesanato da Casa dos Saberes e das famílias frequentadoras da Horta Comunitária para início das oficinas em outubro.
Continuidade das devolutivas às comunidade sobre o Plano de Reparação em parceria com a Unesco.
Elaboração de 8 projetos de restauro na reserva técnica.
Apoio a três manifestações culturais locais (Folia de Reis), com entrega de santinhos produzidos junto à comunidade.
Apoio a manifestação esportiva, com transporte de time de futebol de Ponte do Gama para Mariana.
Restauro de 5 peças na Reserva Técnica.

Avanço no processo de devolutivas do diagnóstico de manifestações culturais e plano de reparação, com a conclusão da apresentação geral para o poder executivo e para as comunidades de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado.
Realização de grupos de trabalho de devolutiva para comunidade de Alto Rio Doce para validação das atividades do plano de reparação.
Alinhamento para retomada do monitoramento da qualidade do ar da reserva como medida preventiva contra fungos.
Conclusão de 02 (dois) itens de restauro presentes na reserva técnica.
Apoio à manifestação cultural - Festa de Nossa Senhora do Pilar – Barreto (Barra Longa), com produção e entrega de santinhos para a comunidade.

Apresentação sobre a Reserva Técnica, dia 29 de julho, às 19h, via Resulta - Fórum de Prestação de Contas para as comunidades de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
As atividades de restauro estão em andamento, contando com 09 peças com restauração concluída e 06 projetos de restauro protocolados no IEPHA, quantitativo do mês de julho, atualizados até o dia 31/07.
Reunião realizada entre a equipe do programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova, parceria da UNESCO e comunidade de Mariana (sede e zona rural), no dia 22/07/2021, para apresentação e validação do Diagnóstico de Referências Culturais e a proposta de Plano de Reparação.
Devido às restrições impostas pela pandemia, como forma de apoiar as manifestações culturais típicas da região entre Mariana e o Alto Rio Doce, a Fundação Renova por meio do PG 12 está apoiando a produção dos tradicionais “santinhos”, cartões impressos que trazem hinos e orações desses festejos, no mês de julho foram distribuídos para a Festa de Nossa Senhora do Carmo – Matadouro (Rio Doce) e Festa de São Bento – Bento Rodrigues (Mariana).
Entrega à comunidade de 195 exemplares de publicação realizada pelo programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística da Fundação Renova sobre a centenária Folia de Reis de Paracatu de Baixo.

Início da realização de reuniões de devolutivas e apresentação sobre o diagnóstico de manifestações culturais realizado por meio da parceria da Fundação Renova com a UNESCO, junto às comunidades de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Barra Longa.
Apoio do PG12 com disponibilização de estrutura de banheiros para missa de Santo Antônio em Paracatu de Baixo.
Restauro de 05 peças em junho na Reserva Técnica.
18 projetos de restauro protocolados no IEPHA, contemplando 78 itens na Reserva Técnica.

Retomada do contrato da Casa dos Saberes e Horta Comunitária para serviços de estruturação, conservação, manutenção e administração, bem como a construção de um calendário de atividades para esses espaços.

Conclusão de 18 projetos de restauro na Reserva Técnica.

Finalização da entrega de uniformes e materiais esportivos para times de futebol.

Processo de Gestão de Mudança finalizado. Entrega do cronograma revisado refletindo a realidade atual do programa.

Não houve fatos relevantes no mês de março.

Parceria Unesco com a contratação de um Coordenador do Projeto Cultural para desenvolver uma metodologia participativa que concilie a preservação e difusão das expressões culturais reconhecidas pelas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão nos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, para acompanhar a gestão e o monitoramento de projetos culturais a serem desenvolvidos por diversas instituições contratadas pela Fundação Renova, de forma a colaborar na proposição de estratégias que promovam a articulação entre as intervenções previstas, por meio da promoção do diálogo, articulando os diversos atores e instâncias locais, além ser responsável pela coordenação técnica da implementação e acompanhamento das atividades de campo.

Não houve fatos relevantes no mês de janeiro.

Realização de 27 projetos de restauração e 103 restauros de peças na Reserva Técnica

Oficina de artesanato na Casa dos Saberes com a temática de Natal.

Volta das atividades presenciais na Reserva Técnica.

Início da devolutiva do Diagnóstico de Referências Culturais às comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Não houve fatos relevantes no mês de outubro.

Finalização do material didático que dará suporte a Educação Patrimonial da Reserva Técnica

• Conclusão de oficina online de produção audiovisual com jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo em Minas Gerais;
• Conclusão do diagnóstico de bens arqueológicos nos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Ponte Nova em Minas Gerais.

• Início das oficinas online de produção audiovisual com jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo em Mariana/MG.

• Início da disponibilização de videoaulas gratuitas de artesanato e culinária, associadas às oficinas na Casa dos Saberes em Mariana (MG).

• Conclusão da elaboração dos projetos de engenharia para restauro das residências de Maria da Conceição e Antônio Carneiro Mol, em Barra Longa/MG.

• Conclusão da elaboração dos projetos de engenharia para restauro das residências João de Freitas e Antônio Trindade de Barra Longa/MG.

• Entrega de 180 unidades de roupas, 68 adereços e 39 instrumentos para o congado de Santana do Deserto/MG.

Não houve fatos relevantes no último mês.

Processo dos bens de natureza material
• Conclusão de projetos para início da obra de restauro em imóvel tombado, estrutura 6, no município de Barra Longa/MG.
Processo de fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
• Conclusão do apoio com estrutura de suporte para realização de Folia de Reis, em Paracatu de Baixo/MG e festa de São Sebastião, em Santa Cruz do Escalvado/MG.

Projeto Restauração / Requalificação das Capelas Atingidas
A validação dos projetos de restauro das capelas atingidas pela assistência técnica e aprovação junto à arquidiocese de Mariana não foi realizada. Causa: atraso na contratação de assistência técnica para revisão dos projetos de restauro. Contramedida: concluir processo de revisão dos projetos pela assistência técnica e submeter para aprovação junto à arquidiocese de Mariana.
Processo dos bens de natureza material
Conclusão do procedimento de restauro em 74 peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Mercês e São Bento.
Aprovação de 74 projetos de restauro de bens móveis junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
O início das demais obras de restauro de bens imóveis em Barra Longa, previsto no relatório CIF anual 2018 para o exercício 2019, não foi realizado. Causa: atraso na entrega dos projetos de restauro dos bens imóveis devido ao desempenho abaixo do esperado de uma das empresas de engenharia contratada. Contramedida: transferido escopo dos projetos em andamento para empresa de engenharia com melhor desempenho.
Processo de Fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
Apoio com aluguel para atividades esportivas em Mariana e Barra Longa.
Apoio com estrutura para manifestações culturais nos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce.

Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda
• Em 02/11, conclusão do apoio com estrutura de suporte à realização de missa dos finados na Capela de Nossa Senhora das Mercês, em Gesteira.
• Em 05/11, conclusão do apoio com estrutura de suporte à realização de missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira.
Processo de Fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
• Em 11/11, conclusão do cancelamento do apoio à Copa Barra Longa de Futebol junto ao Clube Barralonguense.

Processo dos bens de natureza material
• Em 31/10, conclusão do procedimento de restauro em vinte e quatro peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Mercês.
Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda
• Em 29/10, conclusão do Diagnóstico de Referências Culturais para os municípios de Mariana, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce, Barra Longa e Ponte Nova.
Processo de Fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas
• A formalização do cancelamento do apoio à Copa Barra Longa de Futebol está em fase de negociação junto ao Clube Barralonguense.

Processo dos bens de natureza material:
• Em 30/09/19, conclusão do procedimento de restauro em quatro peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.
Processo de fomento às atividades esportivas, de lazer, culturais e artísticas:
• A Copa Barra Longa de Futebol teve início no mês de setembro, porém, o repasse do recurso previsto está em fase de negociação junto ao Clube Barralonguense.
Processo dos bens de natureza material:
• A conclusão do livro da Folia de Reis para a comunidade de Paracatu de Baixo foi postergada para o mês de dezembro, devido a uma mudança de estratégia pela equipe técnica. Assim, a publicação ocorrerá de forma conjunta com os livros de outras comunidades.

Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda:
• Em 16/08/19, término da etapa de aprofundamento do Diagnóstico de Referências Culturais. Após a conclusão do diagnóstico, será definido o Plano de Salvaguarda, a ser implementado nas comunidades.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 30/08/19, foi realizado o procedimento de restauro em seis peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora da Conceição, São Bento e Santo Antônio.

Projeto Restauração/Requalificação das Capelas Atingidas:
• Em 29/07/19, iniciada a revisão dos projetos de restauro pela assistência técnica contratada pela Arquidiocese de Mariana. Contemplam os projetos já finalizados de restauração de bens móveis, projetos de restauração das quatro capelas atingidas e os projetos das capelas dos reassentamentos.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 31/07/19, realização do procedimento de restauro em 5 peças na Reserva Técnica de Mariana, associadas às Capelas de Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.
• Em 01/07/19, início da obra de restauro do Hotel Xavier em Barra Longa, como parte do projeto de restauração dos bens imóveis.

Projeto Restauração/Requalificação das Capelas Atingidas:
• Não foi iniciada a revisão dos projetos de restauro pela assistência técnica contratada pela Arquidiocese de Mariana dos projetos já finalizados de restauração de bens móveis, projetos de restauração das quatro capelas atingidas e os projetos das capelas dos reassentamentos. O atraso é devido à falta de disponibilidade na agenda da Arquidiocese de Mariana para definição do plano de trabalho.
Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda:
• Em 18/06/2019, foi concluída a etapa de identificação do Diagnóstico de Referências Culturais.
• Não foi realizada a fase de identificação do Diagnóstico de Referências Culturais previsto para a comunidade de Gesteira. Inviabilidade de realizar as oficinas previstas devido à não ambiência para discussão junto à comunidade.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 28/06/19, foi realizado procedimento de restauro nas seguintes peças históricas na Reserva Técnica de Mariana (pertencentes à capela de Nossa Senhora das Mercês): imagens de São José, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Nazaré, Santo Antônio.

Projeto Restauração/Requalificação das Capelas Atingidas:
• Em 31/05/19, foi concluída a contratação de assistência técnica pela Arquidiocese de Mariana para validar os projetos já finalizados de restauração de bens móveis, projetos de restauração das quatro capelas atingidas e os projetos das capelas dos reassentamentos.
Projeto de Diagnóstico de Referências Culturais e Plano de Salvaguarda:
• Em 24/05/2019, foram concluídas as oficinas de identificação do Diagnóstico de Referência Culturais em Bento Rodrigues.
• Não foi realizada a fase de identificação do Diagnóstico de referências culturais previsto para a comunidade de Gesteira. Inviabilidade de realizar as oficinas previstas devido à não autorização de entrada por parte da comunidade. Alinhamento sendo feito junto à comunidade com a equipe de Diálogo.
Processo dos bens de natureza material:
• Em 16/05/19, foi concluído o kick-off das obras de restauro de bens imóveis em Barra longa.
• Em 31/05/19, realização do procedimento de restauro de duas peças históricas na Reserva Técnica.

• Finalizada a fase de identificação do Diagnóstico de referências culturais nos municípios de Mariana, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Ponte Nova.
• Aprovado no IEPHA 30 projetos de restauração de bens móveis sacros (Reserva técnica de Mariana).

Finalizados 30 projetos de restauração de bens móveis sacros (que estão na Reserva Técnica em Mariana), aguardando aprovação do IEPHA.
Realizado encontro cultural de Paracatu de Baixo. Presença de 217 moradores da comunidade para oficinas de impacto às manifestações culturais, no âmbito do Diagnóstico de Referências Culturais.

Finalização de cinco projetos de restauração de bens imóveis em Barra Longa (Igreja Matriz, Hotel Xavier e três residências tombadas).
Finalização de 35 projetos de restauração de bens móveis sacros (que estão na Reserva Técnica) para envio ao IEPHA, para aprovação. Há 80 projetos de restauração aprovados no IEPHA aguardando a autorização da Arquidiocese para iniciar restauro.
Finalização do levantamento das referências culturais das comunidades de Mariana, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.
Contratação de três jovens (dois de Bento e um de Paracatu) para trabalhar como jovens aprendizes na Reserva Técnica.

Início dos trabalhos de jovens atingidos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo na Reserva Técnica.
Restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição da comunidade de Gesteira.
Nos dias 22 e 23/01, oficinas rotinas diárias para diagnóstico de referências culturais com comunidade de Paracatu de Baixo.
No dia 24/01, oficinas de mapa de percepção para diagnóstico de referências culturais em Barra Longa.
Entre os dias 26/12/18 e 06/01/19, acompanhamento e promoção do ciclo natalino da Folia de Reis em Paracatu de Baixo.
Acompanhamento da Folia de Reis em Barreto.
Promoção das atividades esportivas (futebol) em Mariana e Barra Longa. Oficinas de aprofundamento (história oral) nas localidades de Rio Doce, Ponte do Gama, Pedras, Campinas, Borba e Santa Cruz do Escalvado.

Realização da Festa de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira, com a disponibilização de infraestrutura necessária para a organização do festejo, incluindo a realização de cinema na quadra para a comunidade.
Aprovação dos projetos de restauração dos imóveis de Barra Longa pelo COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural).

No dia 09/11, foram protocolados doze projetos de bens móveis no IEPHA, sendo um já aprovado.

Em 30/11, foram contratados três jovens das comunidades atingidas (um de Paracatu de Baixo e dois de Bento Rodrigues) para atuação nas primeiras etapas do processo de restauração das peças catalogadas.

Análise de três sítios arqueológicos na região de Mariana com o objetivo de identificar a necessidade de um plano de salvaguarda.

Monitoramento arqueológico das obras de Candonga e educação patrimonial com os colaboradores que atuam na obra.

Realização de oficinas para desenvolvimento do diagnóstico de referências culturais.

Realização da oficina de Mapa de Percepção com a comunidade de Paracatu de Baixo, em Mariana, no dia 05/10, marcando a abertura do diagnóstico de referências culturais nessa comunidade. A oficina também foi realizada no distrito de Borba (Mariana), no dia 09/10.

Aprovação do aluguel do campo de futebol em Gesteira, distrito de Barra Longa, em 26/10, com o objetivo de atender a comunidade e dar continuidade à prática da atividade esportiva.

Finalização de 12 projetos de bens móveis pela Cantaria. Dentre eles, está a Nossa Senhora da Conceição, solicitação antiga da comunidade de Gesteira.

Organização do banco de dados de Arqueologia da Fundação Renova e prospecção de novos sítios, como parte das atividades que integram o Diagnóstico de Bens Arqueológicos.

Execução dos projetos básicos de restauração de imóveis de Barra Longa. Entre as edificações, estão: Igreja Matriz, Hotel Xavier, Residência José Lana, Residência Antônio Trindade e João de Freitas.

Principais agendas do mês

No dia 12/10, organização da Festa de Nossa Senhora Aparecida em Ponte do Gama, Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues.

Acompanhamento das Festas de Nossa Senhora Aparecida em Campinas e Ponte do Gama, no dia 12/10, e em Pedras, no dia 20/10.

Acompanhamento da Guarda de Congado em Santana do Deserto, em 13/10, e do encontro de Cavaleiros em Matadouro, em 20/10 — ambos no distrito do Rio Doce.

Acompanhamento das oficinas de Mapa de Percepção e Rotinas Diárias em Borba e Paracatu de Baixo (distritos de Mariana); em Viana, Jerônimo, Pedra do Escalvado e Florestinha (distritos de Santa Cruz do Escalvado); e em Matadouro (distrito de Rio Doce).

Aprovado o Termo de Referência, para contratação da assistência técnica para a Arquidiocese de Mariana, a qual coordenará as ações previstas. A Contratada deverá fazer a interface com as comunidades eclesiais atingidas, incluindo apresentações nos Grupos de Trabalho, e com a equipe técnica da Fundação Renova.

Aprovado o Termo de Referência, para contratação da assistência técnica para a Arquidiocese de Mariana, a qual coordenará as ações previstas. A Contratada deverá fazer a interface com as comunidades eclesiais atingidas, incluindo apresentações nos Grupos de Trabalho, e com a equipe técnica da Fundação Renova.

Foi definida a estratégia de entrada em campo da empresa Estilo Nacional para abertura do diagnóstico de referências culturais, em que será elaborado um diagnóstico contendo a identificação dos bens intangíveis e a classificação dos impactos causados sobre os mesmos, visando, em última análise, sanar aqueles diretamente ligados ao rompimento barragem de Fundão.

Serão atendidos por esse escopo as seguintes localidades atingidas:

• em Mariana: Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Pedras, Borba e Campinas;
• em Barra Longa: distrito-sede, Barreto e Gesteira;
• em Santa Cruz do Escalvado: Nova Soberbo, Vianas, Florestinha, Pedra do Escalvado, Jerônimo e Merengo;
• em Rio Doce: distrito-sede, Matadouro e Santana do Deserto.

No mês de julho também foi disponibilizada a infraestrutura para a celebração da Festa de São Bento, em Bento Rodrigues. A festividade é um momento singular na comunidade, em razão de celebrarem o padroeiro, e também configura ritual político de afirmação da memória dos atingidos e sua vinculação à área de origem.

O Programa realizou uma reunião para início dos trabalhos da empresa que realizará o diagnóstico das referências culturais das comunidades atingidas em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz e Rio Doce.

O Programa foi aprovado pelo Comitê Inderfederativo.

A empresa Cantaria foi contratada para realizar atividades de restauração e educação patrimonial na Reserva Técnica. Já a empresa Lume foi contratada para fazer o monitoramento, diagnóstico e plano de ações dos bens arqueológicos.

Representantes da Unesco também realizaram uma visita para tratar assuntos de cooperação técnica na área de patrimônio cultural. A atividade é uma alternativa para contribuir na adesão, pela comunidade de Mariana, do diagnóstico de bens imateriais.

Também começaram, em Barra Longa, os projetos de restauração em parceria com o programa 10, que contaram com participação da igreja Matriz de São José, residência Antônio Trindade, João de Freitas, José Lanna e hotel Xavier.

Foi prestado, ainda, apoio técnico de restauração arquitetônica (Fazenda Floresta e Casa Jardim) e de arqueologia (Licenciamento ambiental e Reassentamento) para outros programas da Fundação.

Foram realizadas, ainda, capina e limpeza nas Capelas de Mercês e Santo Antônio.

As empresas Gema Arquitetura e Engebio foram mobilizadas para execução de projetos de restauração dos imóveis tombados ou inventariados de Barra Longa. O objetivo da atividade é mitigar os impactos causados pelo aumento de tráfego de veículos e equipamentos, utilizados na retirada de rejeito.

Nesse período também foi feita a revisão do EPIC/RIPC do Reassentamento de Bento Rodrigues.

Começaram, ainda, as atividades para obtenção dos altares das novas igrejas nos reassentamentos, trabalho que contou com a mobilização dos padres e das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Padres e moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo também foram envolvidos na definição das diretrizes para o desenvolvimento de projetos das novas capelas e altares das novas igrejas. O plano de trabalho para restauração das ruínas da Casa Jardim, em Mariana, também está sendo discutido.

Foram instaladas, ainda, câmaras anóxicas para eliminar a contaminação de fungos e bactérias em peças sacras armazenadas na Reserva Técnica. Através dessa técnica, os bens sacros são colocados em bolhas de plástico, de onde é retirado o oxigênio e introduzido o nitrogênio.

Atendendo a uma solicitação da comunidade de Bento Rodrigues (MG), a Fundação Renova instalou um piso móvel nos remanescentes da Capela de São Bento, para que o local seja utilizado durante as manifestações religiosas. No período, também foram iniciados os projetos de restauração da Igreja Matriz de São José de Botas e do Hotel Xavier, em Barra Longa.

Foi acordado com a Arquidiocese de Mariana e com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) as diretrizes para aprovação dos projetos de restauração de bens imóveis, móveis e integrados. Para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi entregue um dossiê contendo todos os trabalhos realizados na área de Patrimônio Cultural (material e arqueológico.

A Reserva Técnica recebeu a visita de representantes da ONU Meio Ambiente. Eles foram apresentados às metodologias adotadas pelo programa e ações previstas para serem trabalhadas com as comunidades. O espaço passou a contar, em março, com câmeras anóxicas (câmeras sem presença de oxigênio) para o tratamento e conservação de bens em suporte de madeira, tecido e papel.

Sobre as ações de salvaguarda, foi realizado um encontro com a Folia de Reis de Paracatu para identificação das demandas do grupo, assim como a definição das ações para promoção, valorização e continuidade dessa forma de expressão cultural. Os integrantes da Folia também estiveram no Museu da Música, onde participaram de uma aula de canto e decidiram por realizar um próximo encontro em abril, em Águas Claras (MG).

Na abertura do projeto de musicalização para as comunidades atingidas, o Museu da Música recebeu os membros da comunidade de Paracatu de Baixo (MG), que conheceram o local e assistiram a uma apresentação musical. A comunidade de Gesteira também esteve no museu, quando assistiu à apresentação do professor Vítor Gomes e recebeu uma explicação sobre como serão as aulas semanais da comunidade.

A Fundação apoiou, com infraestrutura, a celebração da Semana Santa de Bento Rodrigues. Foram
fornecidos gerador, água potável, abastecimento da caixa d’água da Igreja das Mercês, banheiros químicos, limpeza das vias e montagem de tenda e piso nas ruínas da Igreja de São Bento.

Foi iniciada a reforma no imóvel que abrigará a Casa dos Saberes, em Mariana (MG).

Também foi realizado o levantamento e avaliação das demandas do time de futebol Barralonguense para continuidade dos treinos dos times.

Com o objetivo de preparar atividades de formação musical no Museu da Música de Mariana, aconteceu uma reunião no Museu para planejar atividades a serem realizadas em março.

Foi dada a responsabilidade ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), pela Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, de aprovação técnica dos projetos de restauro das capelas antigas.

Teve continuidade, em janeiro, a manutenção das antigas capelas com a vistoria dos tapumes. Uma tenda provisória foi instalada na Capela de São Bento em substituição à anterior, danificada devido aos ventos intensos na região.

A Fundação Renova está conduzindo o processo concorrencial para definir as empresas que continuarão os trabalhos voltados aos patrimônios imateriais e arqueológicos na Reserva Técnica.

Foram finalizados os projetos executivos de restauração e requalificação das Capelas de Nossa Senhora das Mercês (Bento Rodrigues), de Santo Antônio (Paracatu de Baixo) e de Nossa Senhora da Conceição (Gesteira), em Minas Gerais. Foi feito o traslado das peças que pertencem ao acervo da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se encontravam na Casa Paroquial de Barra Longa (MG). Também foram transferidas para a Reserva Técnica 17 peças pertencentes à Capela de Nossa Senhora da Conceição e 116 peças pertencentes às Capelas de Nossa Senhora das Mercês e São Bento, ambas de Bento Rodrigues e da Capela de Santo Antônio.

A equipe de arqueologia e conservação realizou a retirada do rejeito que estava concentrado abaixo das campas da Capela de São Bento. Este trabalho resultou em dois relatórios: um sobre todo procedimento adotado e os resultados alcançados pelos arqueólogos; outro relatório sobre o trabalho realizado pela equipe de restauradores/conservadores de limpeza de todas as peças em madeira. Houve também a finalização do projeto de restauração e conservação dos remanescentes.

Na Reserva Técnica foi realizada a desinfestação de todas as peças que compõem o acervo, com exceção de peças estruturais de grande porte. Foram realizadas 267 fichas de identificação e tratamento, sendo 118 referentes à Capela de São Bento, 60 da Capela de Santo Antônio e 89 da Capela de Nossa Senhora da Conceição.

As peças sacras da Capela de Nossa Senhora da Conceição (Gesteira) estavam armazenadas na Casa Paroquial em Barra Longa. As equipes de restauradores / conservadores, em conjunto com a equipe de segurança da Renova e a Polícia Militar, realizaram o translado das peças para a Reserva Técnica e executaram os primeiros procedimentos de conservação.

Em novembro, a Reserva Técnica recebeu vários visitantes, dentre eles representantes da imprensa, de fundações, empresas e institutos diversos. Foram 42 visitantes de comunidades atingidas.

Continuidade às ações ligadas à busca das peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento e à capacitação de mais 108 trabalhadores e moradores da região. Na Reserva Técnica, foi realizada higienização de 91 peças, com predominância das que compõem o retábulo e a balaustrada da Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira. Também foram produzidas 53 fichas de identificação e indicação de tratamento das peças, sendo 41 de Paracatu e 12 de Bento Rodrigues.

Continuidade das buscas por peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento, de Bento Rodrigues (MG). Mais 70 trabalhadores e moradores da região foram capacitados e uma tenda de proteção foi construída sobre as ruínas de São Bento.

Na Reserva Técnica, foi realizado o tratamento emergencial de 49 peças sacras relacionadas às comunidades aqui abarcadas, mais o processamento de todo material (fichas, acondicionamento, mapeamento, organização). Os profissionais envolvidos no processo de restauração receberam visita dos moradores de Bento Rodrigues e Gesteira, que contribuíram para identificação das peças e se informaram sobre as ações realizadas.

Na segunda reunião do Grupo Técnico de Referência, a temática discutida foi o Patrimônio Imaterial. A Fundação Renova apresentou ao Ministério Público de Minas Gerais e Federal, aos moradores de Bento Rodrigues, Gesteira, Paracatu de Baixo, Ponte do Gama, em Minas Gerais, e à Assessoria Técnica Cáritas as ações realizadas e em andamento, sendo ainda expostas as ações previstas. Ao final desta reunião, os participantes, principalmente os atingidos e a assessoria, elaboraram um questionário com dúvidas para que a Fundação Renova responda.

Na antiga Bento Rodrigues (MG), uma tenda de proteção foi montada nas ruínas da Capela de São Bento. Também continuaram as buscas por peças sacras remanescentes da Capela e o diálogo com os 80 trabalhadores e moradores da região, que estão ajudando no processo.

Na Reserva Técnica, 216 peças sacras relacionadas às comunidades atingidas receberam tratamento emergencial. Os profissionais envolvidos no processo de restauração receberam visita dos moradores das cidades mineiras de Bento Rodrigues e Gesteira, que contribuíram na identificação das peças.

As atividades realizadas foram apresentadas à Câmara Técnica, que deu aval para as próximas ações, as bases técnicas e o Termo de Referência para o Patrimônio Imaterial do Programa de Preservação da Memória Histórica, Cultural e Artística.

As requisições técnicas para contratação de inventários participativos e diagnósticos dos bens materiais, imateriais e arqueológicos e para a continuidade das atividades da Reserva Técnica de Mariana (MG) foram finalizadas.

O Grupo Técnico de Referência se reuniu pela primeira vez para definir as prioridades e as demais ações de preservação cultural. Participaram representantes das comunidades atingidas, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), de secretarias municipais, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (Compat), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Continuidade das ações de busca por peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento, de Bento Rodrigues (MG), e a capacitação de mais 40 trabalhadores e moradores da região.

Apoio a realização de celebrações e manifestações, como:

• Festa junina, com quadrilha, em Barra Longa (MG);
• Festa junina, com quadrilha, em Gesteira (MG);
• Festa junina, com quadrilha, em Paracatu (MG);
• Duas festas de São Bento, com quadrilha, em Bento Rodrigues (MG).

Entrega do anteprojeto arquitetônico das igrejas de Santo Antônio, de Paracatu (MG), Nossa Senhora da Conceição, em Gesteira (MG), e a primeira proposta de São Bento, assim como os Inventários Bens Móveis da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e do plano de manejo de Bento Rodrigues.

Tratamento emergencial, na Reserva Técnica, de 89 peças sacras relacionadas às comunidades aqui abarcadas. Os profissionais envolvidos no processo de restauração receberam a visita de vários moradores de Bento Rodrigues e Paracatu, que contribuíram para identificação das peças e se informaram sobre as ações realizadas.

A arqueologia desenvolve o monitoramento ininterrupto das igrejas, duas vezes ao dia, com intuito de prezar pela integridade dos bens, observando o estado de conservação e a manutenção das estruturas de proteção. A mesma equipe realiza as prospecções nas áreas impactadas, dentro do Território 1, para a localização de possíveis fragmentos/peças do patrimônio sacro;

Elaboração de espeCIFicações técnicas para contratação de inventários participativos e diagnósticos dos bens materiais, imateriais e arqueológicos;

Formação do Grupo Técnico de Referência, com intuito de estabelecer as ações prioritárias e definição das ações que deverão ser realizadas nos bens culturais patrimoniais.

Continuidade das ações ligadas à busca de peças sacras e remanescentes da Capela de São Bento e à capacitação de mais 40 trabalhadores e moradores da região.

Celebrações e manifestações populares, apoiadas pelo programa, foram realizadas em:

• Barra Longa: Comunidade Morro Vermelho - XVII Festa de Santo Antônio.
• Paracatu: Festa de Santo Antônio, padroeiro da localidade.

Elaboração de inventário e diagnóstico de restauração da Capela de São Bento e de seus respectivos bens, assim, como serviços emergenciais dos elementos arquitetônicos e estruturais.

Anteprojeto arquitetônico da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos seus bens integrados.

Revisão dos bens imóveis da Capela de São Bento e produção dos inventários dos bens inventário móveis das igrejas Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Mercês e Capela de São Bento.

Na Reserva Técnica, foi realizado o tratamento emergencial de 58 peças sacras pertencentes às comunidades impactadas. Os restauradores receberam a visita de vários moradores de Bento Rodrigues e Paracatu, que contribuíram para a identificação das peças e se informaram sobre as ações realizadas.

Segue em andamento a formação do Grupo Técnico de Referência com intuito de estabelecer as ações prioritárias e definição das ações que deverão ser realizadas nos bens culturais patrimoniais.

Foram resgatadas nove peças, sendo sete encontradas pela equipe do programa e duas por pessoas das comunidades de Ponte do Gama e Barra Longa (MG).

Oitenta pessoas de empresas terceirizadas e da comunidade foram capacitadas em restauração para que sejam capazes de reconhecer peças que devam ser recolhidas e entregues à equipe.

Realizada, no dia 31 de maio, na Casa dos Saberes, em Mariana (MG), cerimônia de Coração de Nossa Senhora. O evento foi feito pelas comunidades de Bento e Paracatu, com o apoio da Fundação da Renova.

Em abril, foram resgatadas 14 peças, todas em Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Também foram realizadas 25 capacitações sobre restauração, para diferentes públicos, como empresas terceirizadas, Samarco e comunidade. Essas capacitações são realizadas com o intuito de que as pessoas que morem, trabalhem, passem ou estudem nas áreas próximas à passagem da lama sejam capazes de reconhecer peças que devam ser recolhidas e entregues à equipe do programa.

No dia 11 de abril, em Mariana, ocorreu oficina com temática arqueológica na Escola Municipal Bento Rodrigues que contou com a participação de professores e alunos do 4º e 5º ano.

No mês de março, foram resgatadas 24 peças, sendo seis em Mariana (MG) e 18 em Gesteira (MG). Também foram realizadas 70 capacitações para diferentes públicos, como empresas terceirizadas, Samarco e comunidade. Além disso, as comunidades de Paracatu, Bento Rodrigues e Gesteira, em Minas Gerais, participaram de encontros sobre bens imateriais, que envolvem cultura e saber. Em Gesteira, foram discutidos temas como medicina popular, bordados, culinária e artesanato em taquara e madeira. Já em Paracatu e Bento Rodrigues, a discussão foi em torno das possibilidades de uso da Casa dos Saberes, em Mariana (MG).

Concluída a etapa de ante projeto de arquitetura para restauro das capelas de Santo Antônio em Paracatu (Mariana) e Capela de Nossa Senhora Conceição em Gesteira (Barra Longa). No mês de março também foi iniciado o inventário de bens móveis e concluída a triagem do acervo, inclusive peças do Museu Arquidiocesano, pertencentes à igreja Nossa Senhoras das Merces, em Bento Rodrigues.

Realizada Oficina Dinâmica “Linha Verde", aplicada a 28 alunos de Paracatu de Baixo, na Escola Municipal Paracatu de Baixo, em Mariana, no dia 24 de março.

Na reserva técnica, houve concepção das visitas guiadas.

Em relação aos bens artísticos e integrados dos templos e reserva técnica, foi concluída a etapa de identificação e diagnóstico dos projetos das capelas de Paracatu e Gesteira, assim como o inventário de bens integrados e pesquisa histórica. Em relação ao trabalho de monitoramento dos templos, prospecção, curadoria e educação patrimonial, 29 peças foram resgatadas e 46 capacitações técnicas foram realizadas aos diversos públicos.

Em relação aos bens artísticos e integrados dos templos e reserva técnica, foram elaborados os trabalhos de compilação de dados do acervo e a primeira triagem, além da reorganização e acondicionamento das peças da reserva técnica. Estão em andamento também os serviços emergenciais in loco nas capelas de Gesteira e Paracatu (MG) e nas peças que estão em Germano (MG). Em relação ao trabalho de monitoramento dos templos, prospecção, curadoria e educação patrimonial, foi realizada o resgate de 21 peças e atividades promovendo a educação patrimonial junto às escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo (MG), por meio do projeto Conexão Férias.

Em relação aos bens artísticos e integrados dos templos e reserva técnica, foi elaborado o plano de trabalho referente ao contrato de restauração dos bens móveis/integrados e templos, além da adequação da reserva técnica: layout, instalação de mobiliário, estúdio de fotografia, marcenaria e equipamentos do laboratório. Começaram também os trabalhos de compilação de dados do acervo e triagem. Houve levantamento cadastral e planialtimétrico das capelas de Paracatu (MG) e Gesteira (MG) e respectivo acervo. Em relação ao trabalho de monitoramento dos templos, prospecção, curadoria e educação patrimonial, foi realizada a curadoria de 58 peças sacras, que se encontram na reserva técnica.

Foi realizada a curadoria das peças que se encontram na reserva técnica da Samarco. Ao todo, 24 peças foram inventariadas no mês. Além disso, outras 24 peças foram resgatadas por meio de prospecção, monitoramento e atividades no interior de igrejas. No mesmo período, também foram feitas reuniões com as comunidades de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, ambas em Minas Gerais, acerca dos bens imateriais.

Foi realizada a curadoria das peças que se encontram na reserva técnica da Samarco. Ao todo, 19 peças foram inventariadas no mês. Além disso, outras 19 peças foram resgatadas por meio de prospecção, monitoramento e atividades no interior de igrejas.

Foi realizada a curadoria das peças que se encontram na reserva técnica da Samarco. Ao todo, 67 peças foram inventariadas no mês. Além disso, outras 67 peças foram resgatadas por meio de prospecção, monitoramento e atividades no interior de igrejas.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

Notícias sobre o programa

Acesse aqui todas as notícias relacionadas a este programa da Fundação Renova.

2 comentários

    Gostaria de saber quando vou ser entrevistada

    Responder

    Olá, Ana Lúcia. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre o seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

Deixe seu comentário