Fundação Renova

Perguntas Frequentes

Está buscando informações sobre as ações geridas pela Fundação Renova nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão? Veja a lista de perguntas frequentes e, caso deseje, entre contato com a nossa equipe pelo Fale Conosco.

Indenizações

Os valores de indenização de cada dano e os critérios adotados em todo o programa foram previamente discutidos e apresentados ao poder público (defensorias públicas, secretarias estaduais, entre outros), entidades técnicas de referência (Embrapa, Incaper, Emater, Sinduscon, entre outros) e validados por meio de diálogo direto com as comunidades impactadas desde Barra Longa até Regência, na Foz do Rio Doce.

Em decisão de 30 de outubro de 2021, a 12ª Vara de Justiça Federal determinou que as solicitações/manifestações de cadastros fossem admitidas pela Fundação Renova até 31 de dezembro de 2021, findo o qual considera-se definitivamente encerrada essa fase preliminar.
As manifestações serão atendidas por ordem de registro até dezembro de 2023.
As solicitações de cadastro junto à Fundação Renova após 30 de abril de 2020 se destinam exclusivamente ao Programa de Indenização Mediada (PIM) e demais programas socioeconômicos previstos no TTAC, excluído o Sistema Indenizatório Simplificado que possui regramento próprio e específico. O ingresso no Sistema Indenizatório Simplificado somente é possível para quem solicitou ou se cadastrou até 30 de abril de 2020.
As solicitações de cadastro não implicam reconhecimento de direito de indenização, cabendo ao atingido apresentar os documentos de comprovação dos danos alegados, de acordo com as políticas indenizatórias do PIM, que focam ao público formal.

Até abril de 2021, a Fundação Renova pagou R$ 4,09 bilhões em indenizações e auxílios financeiros para cerca de 323 mil pessoas (dano água, danos gerais e AFE). Para os casos de difícil comprovação de danos, foi implementado o Sistema Indenizatório Simplificado, a partir de decisão da 12ª Vara Federal após petições apresentadas pelas comissões de atingidos de municípios impactados pelo rompimento de Fundão. Até o momento foram pagos mais de R$ 1 bilhão para estes casos. Para mais informações sobre indenizações acesse Dados da Reparação.

As indenizações que já tiveram acordos formalizados entre a Fundação Renova e os atingidos foram os casos em que foi possível um mínimo de comprovação da causalidade e elegibilidade, restando agora os casos em que a pessoa que se declara atingida não consegue comprovar o dano alegado e a Fundação Renova, consequentemente, não consegue tratar.

A indenização de todos os atingidos é tarefa central no processo de reparação. Para criar uma alternativa célere ao processo de judicialização, construiu-se coletivamente a proposta do Programa de Indenização Mediada (PIM), um programa gratuito de adesão voluntária.

O PIM atua junto às pessoas que perderam sua renda ou bens materiais, chamado de Dano Geral. O Dano Água, destinado a quem morava nas cidades e distritos que tiveram o abastecimento de água interrompido por mais de 24 horas, já foi finalizado.

Foi necessário elaborar diretrizes e políticas com o objetivo de reparar aqueles que tivessem direito à compensação financeira levando em conta a diversidade de danos, a alta informalidade e individualidade de cada processo. A indenização justa pressupõe saber a extensão do dano e do impacto para cada indivíduo.

O programa de indenizações considera a  complexidade, o número e a diversidade de pessoas e danos, em extensão territorial. A Fundação Renova vem trabalhando na construção de soluções indenizatórias para ressarcir os atingidos, dezenas de milhares de pessoas, distribuídas por 39 municípios, que sofreram impactos de natureza e intensidade diferentes. A organização atua para concluir o processo de indenização, prevendo, por exemplo, acordos para diferentes categorias. Para os casos de difícil comprovação de danos, foi implementado o Sistema Indenizatório Simplificado, a partir de decisão da 12ª Vara Federal após petições apresentadas pelas comissões de atingidos de municípios impactados.