Olhar para o futuro

Publicado em: 20/04/2017

Durante o evento, o diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, falou sobre a necessidade de se olhar para o futuro. “A gente sabe que está só começando esse processo e que tem que endereçar não só as questões relacionadas à reparação dos danos, mas principalmente a todo esse universo da reconstituição e da restauração do uso da terra, do uso da água, da forma como a gente lida com esses recursos naturais, humanos e econômicos da região.”

A Fundação e todos os demais atores do processo estão num caminho de descoberta permanente de fronteiras. Todos os dias surgem informações novas, sobre compostos químicos, sobre a biodiversidade da região, sobre as dinâmicas do Vale, tanto do rio quanto das comunidades ribeirinhas.

Diante dessa complexidade, Waack discute o fato de não ser possível encontrar respostas simples e da inevitável convivência com a incerteza, com o erro e com a ambiguidade.  O caminho mais promissor para lidar com essas situações é o diálogo. “Diálogo é isso: ouvir, informar, redesenhar”, afirma Waack.

Este conteúdo foi útil para você?