Ciclo de Palestras de Estímulo à Contratação Local

Sobre o evento

Entre os dias 31 de maio e 23 de junho, a Fundação Renova promoveu o Ciclo de Palestras de Estímulo à Contratação Local em sete municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo impactados pelo rompimento da barragem de Fundão.

Os encontros tiveram como objetivo apresentar às empresas dessas localidades oportunidades de contratos de prestação de serviço e fornecimento de produtos à Fundação Renova, uma vez que o próprio desafio de recuperação das regiões pode movimentar a economia local.

A ideia foi preparar e informar os empreendedores sobre as necessidades contratuais exigidas pela Renova, além de contribuir para a criação de uma lista de fornecedores locais para os processos de compras da instituição. Para isso, cada área da instituição, integrante desse processo de cadastro e contratação, fez uma palestra, explicando os procedimentos referentes ao setor que representa, como suprimentos e financeiro.

Durante as palestras, prestadores de serviço, com contrato em vigência com a Renova, e com potencial de construção de parcerias locais, também apresentaram suas necessidades contratuais.

O Ciclo de Palestras passou por Linhares, Colatina, Mariana, Barra Longa, Rio Doce (com presença de empresários de Santa Cruz do Escalvado), Governador Valadares e Aimorés (com presença de empresários de Baixo Guandu).

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Entidade de classe que representa os setores de comércio e serviços.

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)

Instituição que cria programas para setores-chave da economia, com soluções de financiamento específicas. Também atua junto a todos os municípios mineiros, fornecendo crédito para que os agentes públicos possam investir na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes)

Instituição que tem como missão social financiar investimentos produtivos e estruturar soluções que viabilizem empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Sistema Nacional de Emprego (SINE)

Atua como um classificado online de vagas de emprego, em todo o Brasil. Desenvolvido pelo Banco Nacional de Empregos, o Sine é um site gratuito, que busca contribuir socialmente com o mercado de trabalho, promovendo o contato direto entre empregador e trabalhador.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Entidade que apoia e fomenta a criação, a expansão e a modernização das micro e pequenas empresas dos estados brasileiros, capacitando-as para cumprir com eficácia o seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social.

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)

Instituição que trabalha para contribuir efetivamente com a indústria mineira, buscando resultados que sustentem sua competitividade.

Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)

O Sistema Findes é composto por uma rede estadual de caráter privado que trabalha efetivamente na busca de resultados para que o setor industrial capixaba se torne cada vez mais competitivo, inovador e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento.

31/05 – Linhares
Horário: 16h
Local: Sindimol – Av. dos Moveleiros, s/n – Canivete

01/06 – Colatina
Horário: 16h
Local: Ágil Hotel – Travessa Corina, 116 – Centro

07/06 – Barra Longa
Horário: 13h
Local: Salão Paroquial Igreja de São José – Avenida Pedro José, 15

08/06 – Rio Doce
Horário: 9h
Local: Centro Comunitário de Rio Doce (Múltiplo Uso) – Rua Coronel Luis Torres, 150 – Centro

09/06 – Mariana
Local: Hotel Providência – Rua Dom Silvério, 233 – Centro

13/06 – Mariana | EDIÇÃO EXTRA
Local: Centro de Convenções – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro

22/06 – Governador Valadares
Local: Auditório ACGV – Av. Minas Gerais, 544 – Cidade Nova

23/06 – Aimorés e Baixo Guandu
Local: ACIASA (Aimorés) – Avenida Raul Soares, 60 – Centro

• Abertura institucional;
• Apresentação da iniciativa de Estímulo à Contratação Local da Fundação Renova;
• Apresentação de oportunidades de contratação já mapeadas pela Fundação Renova no território;
• Apresentação de estudo sobre ofertas de negócios nos 39 municípios e orientações de negócios;
• Apresentação dos requisitos contratuais da Fundação Renova;
• Apresentação dos requisitos de saúde financeira do prestador de serviços;
• Apresentação dos requisitos de legalidade, transparência e prevenção à corrupção;
• Apresentação dos requisitos de saúde e segurança;
• Momento para perguntas e debate.

Além das palestras, quatro instituições montarão balcões nos locais com diferentes finalidades:

Sistema Nacional de Empregos (SINE)cadastramento de vagas e currículos;
Área de Suprimentos da Fundação Renovacadastramento de empresas para formação da lista de fornecedores;
Bancos de Desenvolvimento dos Estados – informações gerais;
Associação Comercial ou CDL Localinformações gerais.