Fundação Renova

Reta final: serviços públicos, em breve, estarão em operação em Bento Rodrigues

Publicado em: 03/02/2023

Reassentamentos , Território Mariana

Informes de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo trazem atualizações sobre a evolução das obras e ações realizadas com os futuros moradores

A nova edição do Informe de Bento Rodrigues traz notícias atualizadas sobre o funcionamento do novo distrito, que se prepara para receber as primeiras famílias. A reconstrução de todo o espaço contou com o protagonismo dos moradores, que acompanham de perto cada etapa desse trabalho. 

O mesmo acontece em Paracatu de Baixo. A comunidade está presente em todas as etapas do processo de reassentamento e começou, no final do ano passado, a participar de atividades no novo distrito para criar vínculos sociais e afetivos com o local e reencontrar os amigos. O último Informe de Paracatu de Baixo de 2022 traz detalhes das ações realizadas. 

Confira abaixo a evolução dos dois novos distritos.

Bento Rodrigues

As obras continuam em ritmo acelerado, porém, o trabalho durante o período noturno e aos domingos será encerrado para reduzir o ruído, a partir das primeiras mudanças das famílias. Até o momento, sete bens coletivos estão com obras concluídas, entre eles, a Assembleia de Deus, a Praça São Bento e a Praça do Encontro. Já a construção das Igrejas das Mercês e São Bento foram iniciadas. O Posto de Saúde foi um dos primeiros bens de uso coletivo a ser finalizado. Agora, a estrutura está sendo equipada para atender às famílias, que terão acesso a diversos serviços gratuitos, como atendimento clínico geral, fisioterapia, odontologia e outras especialidades. 

Com cerca de 3.800 m², a Escola Municipal Bento Rodrigues está sendo estruturada para receber os estudantes. O local contempla a captação de água da chuva para ser usada em atividades como irrigar o jardim, lavar as mãos, lavar os pisos e dar descarga, e conta com 12 salas de aula, sala multiuso, laboratório, ginásio, cantina e pátio, além de áreas administrativas e de serviço. 

Giro pela nova comunidade

Com a proximidade da mudança dos futuros moradores, alguns serviços essenciais começaram a ser operacionalizados, como as Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETE e ETA), que estão em funcionamento desde dezembro. A ETE conta com uma estrutura preparada para o funcionamento 100% biológico e tem capacidade para atender a 1.200 pessoas. 

As famílias poderão contar com uma linha de ônibus municipal para fazer o trajeto até o centro de Mariana e vice-versa. Dois caminhões-pipas e duas máquinas varredeiras vão molhar e limpar as ruas frequentemente. A Prefeitura de Mariana vai realizar a varrição das ruas uma vez por semana, e a Fundação Renova vai garantir outra equipe para varrer e molhar as vias mais três vezes no período. A coleta de lixo comum também está garantida nas segundas e quintas-feiras, a partir das 10h, e a coleta seletiva será toda segunda-feira, a partir das 9h.

Para segurança da comunidade, a Guarda Civil Municipal estará presente nas ruas, no posto de serviços e pelo número de telefone 153. Os agentes também vão acompanhar tudo pela central, por meio de câmeras de segurança que serão espalhadas pelo distrito. Acompanhe as atualizações na página dedicada aos Reassentamentos.

Paracatu de Baixo 

As famílias encerraram o ano com uma confraternização no novo distrito. Realizada em cooperação com a Unesco, a atividade reuniu, pela segunda vez, a comunidade em uma festa com música ao vivo, sorteios e brincadeiras. Um dos destaques foi a apresentação dos alunos que participaram da oficina de música da Casa dos Saberes. Para este ano, estão previstas uma série de atividades com as famílias para que elas se apropriem cada vez mais do distrito.

O cortejo da Folia de Reis de Paracatu de Baixo passou por diversas comunidades, cantando versos de fé e devoção, acompanhados pelo choro da sanfona e pelo batuque da percussão. Do dia 26 de dezembro ao dia 6 de janeiro, a bandeira do Menino Jesus, principal símbolo da tradição, seguiu na frente da comitiva, despertando emoção em todos –

especialmente em Nié, Elias e Maria Geralda, filhos do senhor Zezinho, que estão à frente da Folia da comunidade. “ Foi um prazer grande reunir meus irmãos e fazer o trajeto que meu pai fazia, do jeito que ele pediu. Fomos bem recebidos em todos os lugares e ficamos felizes”, diz o mestre da Folia, Antônio Geraldo de Oliveira, o Nié.

Giro pela comunidade

As obras também continuam em Paracatu de Baixo. Além de 39 casas concluídas, outras 16 estão em construção, assim como os bens de uso coletivo. Até o momento, dez equipamentos públicos estão em construção. É o caso do Salão Comunitário, que segue com as obras focadas na alvenaria, piso, instalação elétrica e hidráulica e no telhado. O local está sendo construído para que as famílias tenham um espaço exclusivo para realizar suas atividades. Além de salão para festas e outros eventos, o espaço terá duas salas de aula, uma de som e de iluminação e outra de administração, assim como depósitos, copa, cozinha, vestiário e banheiros acessíveis.

Após passar por obras de restauração, o Museu Escola Sociedade Musical São Caetano, também conhecido como Casa da Banda, foi entregue, em dezembro de 2022, ao distrito de Monsenhor Horta, próximo ao reassentamento de Paracatu de Baixo. O espaço vai abrigar parte do acervo musical da cidade histórica, pertencente à Sociedade Musical São Caetano, uma das primeiras bandas do Brasil. Agora, o imóvel vai abrigar parte do acervo de partituras e documentos da banda, que é a mais antiga da região dos Inconfidentes, a terceira de Minas Gerais e a quarta do Brasil.

Veja no Tour Virtual como estão ficando as novas comunidades e acesse os Dados da Reparação para acompanhar a evolução das obras.

Este conteúdo foi útil para você?


Compartilhar:

Deixe seu comentário