Reaberto o canal para escoar água da lagoa Juparanã

Publicado em: 24/09/2018

Período Chuvoso

Como medida de segurança, 56 famílias foram removidas temporariamente

O canal que liga a lagoa Juparanã ao rio Pequeno, em Linhares (ES), foi reaberto no dia 22 de setembro depois de concluídas as obras de ampliação e reforço na estrutura. A expectativa é que o novo canal ajude a reduzir o nível da lagoa para o próximo período chuvoso.

O canal foi ampliado e rebaixado para aumentar a vazão para 100 m³ por segundo. | Foto: divulgação

Como medida de segurança, a Fundação Renova, em parceria com a Defesa Civil Municipal, realocou as 56 famílias que residem na avenida Beira Rio, abaixo do barramento, por um período mínimo de oito dias até que a vazão do canal se estabilize. Durante o período chuvoso, que vai até março de 2019, os moradores ficarão em residências com aluguel pago pela Fundação. Uma empresa de vigilância vai fazer a segurança patrimonial das casas enquanto as famílias estiverem fora.

Obra

Além de ampliado e rebaixado, o canal passou por obras de reforço na estrutura. As margens esquerda e direita, que vão do barramento até a ponte, o desemboque e os pilares da ponte sobre o rio Pequeno também serão reforçados com pedras para a segurança das estruturas.

Conforme o Plano de Contingência — elaborado com a Defesa Civil e a Prefeitura —, também está em implantação um sistema de monitoramento do nível do rio Doce, da lagoa Juparanã e do rio Pequeno.

Desde a abertura do canal, em abril de 2018, o nível da lagoa Juparanã vem baixando gradualmente, mas ainda está acima do normal. Como prevenção, o fundo do canal foi rebaixado em 1,20 metro, e a largura foi ampliada de 6 metros para 11,20 metros, a fim de aumentar a vazão e contribuir para o esvaziamento da lagoa.