Fundação Renova

Programa de Indenização Mediada

Publicado em: 21/09/2016

Indenizações

A Fundação Renova está implementando o Programa de Indenização Mediada (PIM), iniciativa que tem como objetivo indenizar as pessoas diretamente impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração S.A., em Mariana (MG). O propósito é promover o ressarcimento de maneira transparente, igualitária e justa, possibilitando um resultado mais ágil para os impactados, sem os trâmites e custos de uma ação judicial.

A iniciativa está em acordo com o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta, celebrado em março de 2016, que instituiu a Fundação Renova como organização responsável pelos programas de reparação nas regiões impactadas.

As indenizações serão definidas por meio de sessões de mediação, das quais participarão um representante da Fundação Renova, a pessoa impactada, que poderá ser assistida juridicamente por defensor público ou por seu advogado, se desejar, e um mediador neutro, imparcial e independente. O Programa de Indenização Mediada terá escritórios ao longo da região diretamente impactada pelo rompimento, chamados de Centros de Indenização Mediada.

Questões específicas como valores de indenização, início dos agendamentos, locais dos escritórios e demais critérios do programa estão em fase final de definições. Esse processo está sendo feito com o envolvimento de representantes da população impactada e entidades técnicas por meio de reuniões de diálogo e participação na construção final da matriz de danos. O modelo final do programa será compartilhado com a população em reuniões de devolutiva e com entidades técnicas e públicas. Em seguida, será realizada uma ampla divulgação dos canais de agendamento, locais de atendimento e horário de funcionamento dos escritórios, inclusive via website, acessível para todos os interessados.

Este conteúdo foi útil para você?

8 comentários

    Gostaria de saber quanto tempo mais irá demorar essa indenizaçao …. Já é quase 5 de novembro novamente e nada se resouver…estou aguardando a ligação para negociar mais nada só esperar ..esperar e esperar….

    Responder

    Olá, Leidiane. Estamos trabalhando para reparar aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

    queria saber ate quando irei que esperar pra ser beneficiado vocês falam que tem que esperar só que nos os pescadores e nossas famílias não podem ficar esperando por uma providencia cair do céu porque onde eu e minha família que tirava o nosso sustento que era no rio doce não podemos mais por causa dos resíduos que a nele e eu estou sem receber qualquer ajuda dos órgãos responsáveis em quanto alguns estão recebendo e outros não, incluindo eu que não recebi nenhuma ajuda ate o momento já não sei o que fazer mais
    agora que tenho mais um filho de 1 ano de idade tendo que pagar aluguel mais despesas de casa e não podendo trabalhar no que eu faço que e pescar, como que vocês acham que eu estou passando, porque ate o momento vocês nem si quer entraram em contato comigo desde o preenchimento do cadastro e ai terei que esperar quanto tempo a mais

    Responder

    Olá, Valter. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. As diretrizes do Programa de Indenização Mediada (PIM) estão em conformidade com o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) e levam em conta as necessidades e demandas de cada atingido. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre os processos de indenização são fornecidas por meio de nossos canais de relacionamento: telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da região onde você vive e também pelo Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco. Salientamos que os programas previstos para os atingidos serão conduzidos, incluindo os pagamentos de indenizações, enquanto for necessário.

    Responder

    Estou no aguardo também e até hoje não tive retorno de quando sai a indenização

    Responder

    Olá, Waliston. Trabalhamos para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Cada caso é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento.
    Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento.
    Assim, com a ajuda de um profissional treinado, você poderá receber as informações sobre o andamento da sua demanda.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

    Aquelas pessoas que receberam 1. Mil reais e nunca mais receberam mais nada, porque assinou um acordo com a Renovação…
    Vão ter direto a mais nada não.nem o dano água 💦 ?

    Responder

    Olá, Rita. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre compensação financeira são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas.

    Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, ou no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Além disso, você pode acompanhar o andamento do seu processo de cadastro em nosso sistema também pelo Portal do Usuário.
    Para obter acesso ou recuperar a senha, acesse o site e cadastre-se: https://portal.erpsa.com.br/erprenova/Padrao/modulo-portal-do-usuario/#Login.

    Caso não consiga se cadastrar ou recuperar a sua senha, entre em contato com o 0800 031 2303 ou dirija-se a um Centro de Informação e Atendimento da Fundação Renova.

    Responder

Deixe seu comentário