Produtores de nove assentamentos capixabas terão apoio às cadeias do café e da pimenta-do-reino

Publicado em: 11/01/2022

Economia

Projeto tem orçamento de mais de R$ 2,6 milhões e deve beneficiar 565 famílias do norte do Espírito Santo

A Fundação Renova está apoiando produtores rurais de nove assentamentos de reforma agrária, localizados no norte do Espírito Santo. Realizado em parceria com a Cooperativa de Produção, Comercialização e Beneficiamento dos Assentados (Coopterra), o Projeto de Apoio às Cadeias Produtivas do Café e Pimenta-do-Reino em Assentamentos Rurais Capixabas se dará por meio de ações de beneficiamento da cadeia produtiva e capacitação técnica, promovendo a geração de renda e fortalecendo a estratégia de desenvolvimento da produção nos assentamentos.

Mais de R$ 2,6 milhões serão destinados e, ao todo, 565 famílias produtoras de alimentos serão atendidas e organizadas para atuarem em todos os segmentos das cadeias agroalimentares. Por meio de um processo de cooperação, é possível produzir com mais qualidade e acessar mercados para os produtos. A iniciativa faz parte de projetos compensatórios que visam dinamizar a reativação econômica da bacia do rio Doce.

As ações contemplam apoio à renovação de lavouras de café com a introdução de variedade de café conilon melhorada geneticamente; construção de uma unidade de beneficiamento de café e pimenta-do-reino em um assentamento; instalação de equipamentos de beneficiamento de pimenta-do-reino em outros três assentamentos; assistência técnica especializada nas atividades agrícolas; e realização da comercialização dos produtos por meio de cooperativas dos próprios assentados.

As reuniões de apresentação do projeto e o cadastramento das famílias estão acontecendo em cada assentamento. Equipamentos como aparelho GPS portátil, um veículo, dois descascadores de amostras de grãos, três debulhadoras para pimenta-do-reino com rosca sem fim, quatro secadores de inox para pimenta, entre outros, também foram adquiridos. Conheça os assentamentos e o número de famílias contempladas.

• Nova Esperança: 50 famílias
  • Piranema: 65 famílias