Fundação Renova

Oficina de Corte e Costura capacita moradores do município de Rio Doce (MG)

Publicado em: 01/06/2022

Economia Local , Território Alto Rio Doce

Além de fortalecer as potencialidades produtivas, a oficina visa aumentar as possibilidades de emprego e gerar renda

Uma oficina de Corte e Costura está sendo oferecida para os moradores do município de Rio Doce, em Minas Gerais. A partir de encontros semanais, a atividade tem como objetivo capacitar e gerar trabalho e renda para a população. Com 32 participantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a conclusão da capacitação está prevista para o mês de novembro. 

A iniciativa integra o Plano Municipal de Reparação em Proteção Social de Rio Doce e, de acordo com Glaziane Silva, especialista de Saúde e Proteção Social da Fundação Renova, vai estimular também o convívio comunitário. “Esse espaço servirá para a implantação de um grupo formado por mulheres e demais pessoas das comunidades com interesse ou aptidão para a geração de renda, por meio da costura e de outras atividades”, comenta.

Além da oficina, o plano prevê a contratação de profissionais para reforçar o atendimento à população, como assistentes sociais e psicólogos, e aquisição de insumos e equipamentos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O investimento previsto pela Fundação Renova é de cerca de R$1,1 milhão. Desse valor, R$ 538 mil foram repassados ao município.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Silvana Lourdes da Luz Lazarini, a oficina tem como objetivo atender à necessidade de inclusão produtiva das famílias atingidas. “A iniciativa visa retirar as famílias em situação vulnerável e inseri-las no mercado de trabalho”, afirma. Para a secretaria, foi necessário pensar em um Plano de Proteção Social que levasse em consideração as famílias e os indivíduos que passam por vulnerabilidades e riscos sociais diferentes, destinando serviços, programas, projetos e ações diferenciadas, que estejam mais próximas de suas realidades.

Outras ações

Além da oficina de Corte e Costura, o Plano Municipal de Reparação em Proteção Social de Rio Doce prevê atividades como oficina de teatro e realização de rodas de conversa com a comunidade, em planejamento conjunto entre o município e a Fundação Renova.

 

Este conteúdo foi útil para você?

18 comentários

    Boa noite! Esse curso de corte e costura, TERÁ EM IPATINGA TBM?

    Responder

    Olá, Eunice. Não temos previsão do curso no Munícípio de Ipatinga. A definição das oficinas fica sob responsabilidade de cada município, de acordo com o planejamento da Secretaria de Assistência Social. Continue acompanhando as nossas redes sociais e site para acompanhar as atualizações das iniciativas da Fundação Renova. https://www.fundacaorenova.org/

    Responder

    Bom dia, eu moro em Tupi, vocês tem alguma Actividade de costura? Gostaria muito fazer lá, obrigada pela informação

    Responder

    Olá, Dalila.O escopo das oficinas é definido pelos municípios ou entidades parceiras da Fundação Renova. No caso da sua cidade, não temos parceria estabelecida. A definição de oficinas fica sob a responsabilidade de cada município, de acordo com o planejamento da Secretaria de Assistência Social. Continue acompanhando as nossas redes sociais e site para acompanhar as atualizações das iniciativas da Fundação Renova. https://www.fundacaorenova.org/

    Responder

    sim este conteúdo e muito importante , porque estão acabando as costureiras e muitas mães não sabe nem pregar um botão.eu gostaria de fazer parte deste time .

    Responder

    Ótima iniciativa,sabemos q todas medidas de reparos estão sendo tomada!
    Seria bom q ambos lados se de conta disso…

    Responder

    Meu nome é Maria Nazareth de Souza Belico, achei muito bom ,por o desempenho com qualidade vai ajudar muito a comunidade do Rio Doce tirar as pessoas que passam por diversa dificuldade e não tem onde recorrer . Moro na cidade de ponte Nova MG ,Onde deveria ter também em nossa cidade ,pois é uma cidade muito pobre é não tem oficina de nada só curso para jovens que estão estudando e as pessoas mais velhas fica de fora ,para mim seria muito bem vindo aqui também , parabéns para está importante iniciativa . Ponte Nova MG Zona da mata .04/06/2022

    Responder

    Olá, Maria Nazareth. Agradecemos o apoio. Ainda temos muitos desafios e trabalho pela frente, mas caminharemos juntos! Continue acompanhando as ações em nossas redes sociais e aqui em nosso site.

    Responder

    Parabéns pela iniciativa que trabalho lindo formando novas costureiras meu sonho é aprender costurar mas na minha cidade não têm um trabalho desse

    Responder

    Tenho interesse, onde é quando será a oficina?

    Responder

    Olá! Para mais informações sobre a oficina de Corte e Costura, orientamos a procurar a coordenação do CRAS de Rio Doce, que fica localizada na Rua Coronel João José, nº 40 – Centro.

    Responder

    Parabéns
    Esta é a forma mais certa de gerar emprego e motivar pessoas a capacitar e atualizar os conhecimentos.
    Petronio cabido

    Responder

Deixe seu comentário