Fundação Renova

Moradores de Resplendor conhecem novo sistema de abastecimento de água

Publicado em: 02/03/2020

Abastecimento de Água

Ao visitar a nova estrutura construída no município, é possível tirar dúvidas
sobre a captação alternativa

 

Desde setembro, a Fundação Renova vem promovendo visitas ao novo sistema de captação de água do município de Resplendor. As obras dos poços terminaram, e a população pode ver de perto o que foi feito. Em fevereiro aconteceu mais uma visita, reunindo vereadores, comerciantes e outros representantes da comunidade.

Na oportunidade, foi possível saber mais sobre o sistema de abastecimento de água do município e sobre a nova forma de captação alternativa. “As visitas são realizadas pela equipe de Diálogo, com o apoio das áreas de infraestrutura e do programa Melhorias no Abastecimento de Água. O objetivo é disseminar informações sobre as obras, além de esclarecer dúvidas sobre os poços, que estão prontos para começarem a operar”, explica Rafaela Coelho Sexto Alexandre, analista de Diálogo Social da Fundação Renova.

Um dos moradores que participaram dessa atividade foi o produtor audiovisual Gessimar Medeiros. “O que foi apresentado é uma estrutura especial, que nunca tivemos na cidade. A captação é muito grande, toda tecnológica, e o local onde será feito o tratamento é sensacional. Eu acredito que essas informações têm que ser passadas para a população, porque, eu cheguei lá um pouco chateado, mas saí tranquilo. Vi que nem tudo depende da Renova, mas sim de outros órgãos competentes. Fiquei muito satisfeito”, conta.

 

O que foi feito

As obras da captação alternativa de Resplendor foram finalizadas neste ano, levando ao município uma nova fonte de água. São dois poços, localizados a mais de 120 metros de profundidade, que foram revitalizados e interligados

Eles captam água de reservas formadas pela água da chuva, que se infiltra entre as rochas que compõem o subsolo. Essa forma alternativa de captação será importante, principalmente, em épocas de seca ou diante de imprevistos na captação principal.

Em breve, será iniciada a operação assistida, período de 90 dias em que a Fundação Renova irá operar  o sistema de captação e tratamento em conjunto com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Nesse período, será possível verificar se tudo está funcionando corretamente e alinhar processos nessa gestão.

A Fundação Renova construiu, ainda, uma estação elevatória e uma adutora, levando a água até a estação de tratamento de água (ETA) do município – que também recebeu melhorias e novos equipamentos. As obras vão permitir o tratamento individualizado da água dos poços, paralelo ao tratamento principal, garantindo que as águas sejam tratadas de acordo com suas características específicas.

 

Próximas visitas

A previsão é que outras visitas à nova estrutura de captação alternativa aconteçam nos próximos meses. Para participar, os moradores podem se inscrever no Centro de Informação e Atendimento (CIA) de Resplendor, localizado na Rua Morais de Carvalho, número 831, sala 4, Centro. As datas e horários serão definidas e informadas com antecedência aos interessados.

Saiba mais sobre as obras: 

Deixe seu comentário