Fundação Renova

Mariana recebe novo espaço de atendimento com a entrega do CAPSij

Publicado em: 15/05/2020

Saúde

Novo local atenderá crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais graves e persistentes no município e região

 

A população de Mariana recebeu hoje, 15 de maio, o novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij). O espaço, localizado no centro histórico da cidade, foi reformado e ganhou novas áreas, possibilitando a ampliação do atendimento, tratamento e acolhimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais graves e persistentes no município e região.

As obras foram realizadas pela Fundação Renova e fazem parte do compromisso firmado entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Mariana. A Secretaria de Saúde do município fará a gestão do novo centro, na rua Senador Bawden, número 61, no centro de Mariana.

O local, que originalmente possuía 100 metros quadrados, passa a ter 300 metros quadrados de área construída e mobiliada. E conta com novas salas de atendimento, um centro de enfermagem e acolhimento, além de uma área de oficina de trabalho para as equipes de saúde.

O Centro também ganhou uma área externa com jardim. “Esse é um diferencial da nova estrutura, que possibilitará o desenvolvimento de atividades psicossociais complementares”, destaca Igor Damiani, especialista do Programa de Saúde da Fundação Renova.

O atendimento no novo CAPSij será integral e realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos clínicos, psiquiatra, assistentes sociais, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, sociólogo e arteterapeuta, como consta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Funcionamento

De acordo com a Prefeitura de Mariana, devido ao enfrentamento do novo coronavírus, os atendimentos presenciais no CAPSij serão restritos aos casos de urgência e/ou alta complexidade. Os demais quadros terão assistência remota. Para qualquer dúvida e orientação, os marianenses devem entrar em contato por meio do telefone: 3558-5494.

 

Obras no período de pandemia

As obras do novo CAPSij haviam sido paralisadas em 20 de março devido à pandemia de coronavírus, mas foram retomadas no início de abril após acordo da Prefeitura de Mariana com a Fundação Renova. As intervenções foram realizadas com todas as recomendações do Ministério da Saúde. Os colaboradores voltaram ao trabalho respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros, o uso de máscaras e álcool em gel, além de terem a temperatura corporal aferida diariamente. Os trabalhadores que pertenciam ao grupo de risco não voltaram às atividades.

Deixe seu comentário