O passeio mais recente foi uma visita à Reserva Técnica, em Mariana
A partir de conversas com os idosos de Bento Rodrigues e Paracatu, em Minas Gerais, a Fundação Renova começou a desenvolver um importante trabalho para preencher o tempo ocioso. “Nos reunimos com eles [idosos] em abril e tomamos conhecimento de algumas questões, como a falta de atividades de lazer, ociosidade, distanciamento de vizinhos e parentes e a impossibilidade de cultivar a terra”, explica Lucimar Ferreira, da equipe de Reassentamento da instituição.
A partir deste diagnóstico e de sugestões apresentadas em encontros, que agora são mensais, algumas ações começaram a ser organizadas. Passeios turísticos, implantação de uma horta comunitária e compartilhamento de informações sobre os reassentamentos são alguns exemplos. “É gratificante trabalhar possibilitando a manutenção dos vínculos e bem-estar desse público”, conta Lucimar.
A mais recente ação foi uma visita guiada, no dia 13 de junho, à Reserva Técnica de Mariana, onde estão guardadas imagens sacras resgatadas das igrejas impactadas e de localidades entre Mariana e Candonga. “Algumas peças e fragmentos foram reconhecidos pelos idosos. Foi enriquecedor”, disse Antônio Betinho Viana, responsável pela reserva técnica. Para os próximos meses estão previstos passeios culturais e o início dos trabalhos nas hortas comunitárias, entre outras atividades.

Idosos visitam a Reserva Técnica em Mariana, Minas Gerais. | Foto: Divulgação