Fundação Renova

Horta comunitária promove troca de experiências entre moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em MG

Publicado em: 31/10/2017

Operações Agroflorestais

A proposta é que o espaço seja para integração das comunidades, troca de experiências e convivência

Para promover maior integração e convivência entre membros das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Minas Gerais, a Fundação Renova entregou, no início de outubro, as chaves da horta comunitária a dez famílias que demonstraram interesse em participar dessa ação. Por meio da horta pretende-se, ainda, ampliar o contato das pessoas com a terra e promover o plantio voltado ao consumo familiar.

Mariana, Bento Rodrigues, Paracatu, Minas Gerais, horta, comunidade, agricultura familiar

Idosos dessas comunidades demonstraram o desejo de voltar a ter contato com a terra, o plantio e o cultivo | Foto: GUSTAVO BAXTER / NITRO

Em diagnóstico realizado por consultoria contratada pela Renova para ouvir um grupo de idosos dessas comunidades, foi sinalizado o desejo de voltar a ter contato com a terra, o plantio e o cultivo. Por isso, a equipe de atendimento às famílias que atua no Reassentamento desenvolveu o projeto da horta comunitária, com apoio do time da área de Operações Agroflorestais.

A horta foi instalada em um imóvel de escolha dos participantes, em Mariana. A proposta é que o espaço seja para integração das comunidades, troca de experiências e convivência. A Renova é responsável pela manutenção do terreno e pelo fornecimento das ferramentas básicas para o plantio. As famílias entram com as mudas e esterco bovino para adubar o solo, e também com o cuidado com o espaço.

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário