Fundação Renova

Fundação Renova traz 19 animais para a Feira de Adoção em Belo Horizonte (MG)

Publicado em: 04/09/2019

Assistência aos Animais

Cães e gatos resgatados após o rompimento da barragem de Fundão terão mais uma chance de encontrar um novo lar

 

Resgatados após o rompimento da barragem do Fundão em novembro de 2015, muitos cães e gatos das regiões atingidas ainda não encontraram um novo lar. Mas quem está em busca de uma boa companhia, terá a oportunidade de adotar um dos 19 animais que serão levados pela Fundação Renova para a Feira de Adoção no Pátio Savassi, a Amidog, que acontece entre 5 e 8 de setembro de 2019, das 10h às 19h, de quinta a sábado e no domingo das 12h às 17h.

Todos os animais da Amidog estão saudáveis, com vacinação em dia e exame negativo para leishmaniose, e os adultos já foram castrados. | Foto: divulgação

Em cada dia do evento, serão apresentados ao público 12 cães e 2 gatos, um revezamento necessário para preservar o bem-estar dos animais e permitir que todos tenham um pouco de visibilidade. “Esperamos repetir o sucesso das adoções do ano passado, que ultrapassaram 50 animais”, comenta o gerente de marketing do Pátio Savassi, Marcelo Portela.

Para adotar, é importante saber que, além de querer, a adoção é um compromisso que deve ser feito de forma responsável. Os futuros tutores devem ter mais de 21 anos, levar cópias do RG e de um comprovante de endereço. Além disso, é necessário participar de uma entrevista com um médico-veterinário que conversa sobre temas como adoção responsável e tenta encontrar afinidades entre os animais e os potenciais tutores.

Se tudo der certo, as duas partes assinam um termo de adoção — mas o trabalho não termina aí. Nos primeiros 3 meses, um médico-veterinário realiza visitas mensais que avaliam interação, condições fisiológicas e de bem-estar do animal.

Foto: Nitro Imagens

O papel do programa de assistência aos animais

A assistência aos animais é um dos 42 programas da Fundação Renova que visam a reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão. Além de resgatar animais de pequeno porte, como cães e gatos, nas regiões atingidas, a equipe também mantém 340 animais de grande porte sob guarda temporária, incluindo bois e cavalos.

De acordo com o veterinário da Fundação Renova, Rafael Carneiro, parte dos animais resgatados não foi reconhecida pela comunidade. “O nosso maior objetivo com a realização desses eventos é encontrar uma família para que cada um desses animais seja acolhido com todo amor e cuidado”, diz.

Os bichinhos disponíveis para adoção ficam abrigados no Centro de Acolhimento Temporário de Animais 1 (CATA 1), que fica na Fazenda Asa Branca, distrito de Camargos (MG). O CATA 1 também é o lar provisório dos animais de estimação de quem perdeu a casa na tragédia e não tem espaço para eles na moradia temporária. Para que o vínculo entre os animais e os seus donos não se perca, a Renova promove visitas regulares ao CATA.

 

Amidog – Feira de Adoção de Cães do Pátio Savassi

Data: de 5 a 8 de setembro

Horários: quinta a sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 12h às 17h

Local: estacionamento do piso G4 do Pátio Savassi (av. do Contorno, 6061 – Savassi, Belo Horizonte).

Deixe seu comentário