Fundação Renova repassa R$ 8 milhões para reforçar saúde em Barra Longa

Publicado em: 15/09/2020

Saúde

Recursos vão garantir a ampliação do atendimento às famílias atingidas e também beneficiar a população local

Barra Longa (MG) receberá cerca de R$ 8 milhões para fortalecimento dos serviços públicos de saúde no município. Os recursos serão repassados pela Fundação Renova ao longo de dois anos e vão garantir a ampliação do atendimento à população local. O repasse é resultado de acordo judicial, firmado entre o município de Barra Longa, a Fundação Renova e suas mantenedoras.

A atenção à saúde da comunidade de Barra Longa é realizada desde o rompimento da barragem de Fundão, em 2015. A partir de 2016, a Fundação Renova passou a disponibilizar profissionais de saúde e de assistência social para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Com o acordo, homologado pela Justiça nesta quinta-feira (10), as ações de saúde no município serão reforçadas. A maior parte do repasse financeiro, cerca de R$ 6 milhões, será destinado à contratação e capacitação de 20 profissionais para atuação nas áreas de Atenção Primária da Saúde (APS), Saúde Mental e Vigilância em Saúde. Serão contratados psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e, também, profissionais de nível superior, médio e técnico para a Vigilância em Saúde.

O acordo também prevê apoio para capacitação de profissionais do SUS do município. Esses colaboradores, de acordo com a temática abordada, serão selecionados pelo município e funcionarão como multiplicadores do conhecimento para os demais profissionais.

Entre as ações previstas também está a viabilização de um novo espaço para abrigar as ações de saúde mental do município, com o aluguel de um imóvel e compra de mobiliário, equipamentos e materiais necessários para serviços como o atendimento clínico e ambulatorial das famílias atingidas, o acompanhamento domiciliar e terapêutico dos atingidos.

O acordo ainda contempla a disponibilização de computadores para apoiar o sistema de informação em saúde, de dois veículos para apoiar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde no acompanhamento das famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Além dessas frentes, o município receberá R$ 300 mil, complementando os valores repassados pelos Governos Federal e Estadual, para a assistência farmacêutica, garantindo a aquisição de medicamentos e insumos. Também estão previstos R$ 50 mil para exames especializados.

O reforço do Sistema de Saúde de Barra Longa, por meio do apoio técnico e financeiro da Fundação Renova, atende o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) em relação às ações reparatórias de apoio à saúde do município.