Fundação Renova

Fundação Renova lança edital para Programa de Restauração Florestal

Publicado em: 24/07/2019

Edital

O objetivo é engajar produtores e produtoras rurais na recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) 

 

A Fundação Renova se prepara para lançar o Edital de Adesão ao Programa de Restauração Florestal, que vai envolver os produtores e produtoras rurais no trabalho de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e nascentes ao longo da bacia do rio Doce.

O edital tem como objetivo recuperar 500 nascentes nas bacias dos rios Pontões, Suaçuí e Piranga entre os anos de 2019 e 2020; e mil hectares de terras degradadas localizadas dentro de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou Áreas de Recarga Hídrica identificadas como prioritárias.

Em um primeiro momento, o edital vai contemplar áreas que estão dentro das sub-bacias do rio Manhuaçu, Guandu, Pontões, Suaçuí e Piranga. Nos próximos anos, serão lançados outros editais para contemplar diferentes bacias importantes para a recuperação do rio Doce.

Poderão participar todos os produtores e produtoras rurais que ocuparem, comprovadamente, imóvel rural localizado nas áreas abrangidas pelo edital; tiverem interesse em recuperar, no mínimo, 1 hectare de APP ou duas nascentes em sua propriedade; disponibilizarem o Cadastro Ambiental Rural para verificação (caso não tenha o CAR, o produtor deve disponibilizar as informações necessárias para o registro); apresentarem a cópia do RG, CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e documento que comprove a posse da terra.

Quem aderir ao edital vai receber benefícios, como apoio na inscrição do CAR, construção de bebedouros ou a disponibilização de uma área exclusiva para o gado (no caso de haver rios na propriedade) e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) — recebendo o incentivo financeiro por no mínimo cinco anos.

As inscrições serão abertas no dia 5 de agosto e vão até o dia 1º de dezembro de 2019.

A Fundação Renova vai se reunir com os produtores rurais das regiões atendidas para reuniões de apresentação do programa e esclarecimento de dúvidas. Também será feito um trabalho de cartografia social (uma espécie de desenho da região, que leva em consideração aspectos importantes para a comunidade local, como rios, lagos, casas, escolas, entre outros) e elaborados Projetos Individuais de Propriedade (PIP) de cada imóvel rural.

Depois de identificadas as áreas a serem recuperadas dentro das propriedades, a Fundação Renova será a responsável por executar a restauração ambiental, fornecendo insumos, mão de obra e assistência técnica. Mas o apoio do proprietário rural é essencial para conservar as áreas.

Veja na página do edital mais informações sobre o programa, área de abrangência e o cronograma de cada etapa.

19 comentários

    Boa Noite, Sou um Produtor rural de Laranja da Terra Es, gostaria muito de participar desse projeto de recuperação, como faço para participar dentro do meu município, gostaria muito de informações a respeito. Deixo meu número para entrar em contato 27 99938 9288

    Olá, Valdir. Agradecemos por sua mensagem. As inscrições para o Edital de Adesão ao Programa de Restauração Florestal serão abertas no dia 5 de agosto e vão até o dia 1º de dezembro de 2019. Os produtores interessados em participar devem possuir propriedades rurais nas áreas delimitadas, pelo edital, dentro das sub-bacias do rio Manhuaçu, Guandu, Pontões, Suaçuí e Piranga. Informamos que o município de Laranja da Terra está contemplado pelo edital. Sugerimos que você acesse o link: https://bit.ly/2ydLZXc, e veja na página do edital mais informações sobre o programa e o cronograma de cada etapa. Seguimos à disposição.

    Meu nome é Abner Henrique, sou Técnico em Meio Ambiente e Gestor Ambiental. Minha família tem uma chácara que faz divisa com uma reserva legal, na sub bacia do Piranga. Temos uma área de mata que divide com esta reserva. Podemos nos encaixar neste projeto, para um possível reflorestamento do restante dessa área disponível?

    Olá, Abner. Agradecemos sua mensagem e seu interesse em contribuir com as nossas ações. Entretanto, informamos que, neste momento, para a região da sub bacia do Piranga a nossa atuação está sendo apenas na recuperação de nascentes. Futuramente esse cenário pode mudar, sendo assim, sugerimos que você acompanhe nossas ações aqui no site e fique por dentro das novidades. Seguimos à disposição.

    Boa noite,
    Meu nome é José Raimundo, temos uma propriedade de 60 alqueires em Governador Valadares no distrito de Penha do Cassiano com aproximadamente 40% em mata nativa com várias nascentes que são afluentes do rio suaçuí pequeno , gostaria de saber se essa região está contemplada pelo projeto e se estaria dentro dos requisitos para participar do projeto e se tem interesse em adquirir sementes de espécies nativas da região.

    Olá, José. Agradecemos sua mensagem e seu interesse em contribuir com as nossas ações. Neste momento, ainda não sabemos se a região citada por você estará contemplada pelo projeto e se a propriedade poderá ser atendida. No entanto, sugerimos que se inscreva no edital para que a equipe responsável pelo programa possa fazer as devidas averiguações. Acesse o link: https://bit.ly/2ydLZXc, e veja na página do edital mais informações sobre o programa e o cronograma de cada etapa. Seguimos à disposição.

    Olá pessoal da Renova, sou assessor na prefeitura de Goiabeira, nosso município está na área da sub-bacia do Rio Eme e gostaria de saber onde encontro as delimitações das propriedades onde podemos implementar o projeto???
    Grande abraço e aguardo retorno…
    Parabéns e sucesso nessa maravilhosa iniciativa…

    Olá, Gil Bento. Agradecemos sua mensagem e sua disposição em contribuir com as nossas ações. Temos total interesse em estabelecer essa parceria, assim os nossos editais ganham mais fôlego e um alcance maior em sua área de abrangência. Para isso, estamos construindo um grupo de articulação denominado: Unidade de Acompanhamento Local. O objetivo é desenvolver estratégias de divulgação dos nossos projetos, e a região citada por você tem muito a contribuir com o processo de reparação. Por você trabalhar na prefeitura de Goiabeira, a sua ajuda será de muita relevância para nós. Assim, orientamos que entre em contato conosco por meio e-mail: nucleoinstitucional@fundacaorenova.org. Seguimos à disposição.

    Olá! Sou o Prefeitinho – Antônio Ruy Júnior.
    Presidente do Instituto Biolago

    E gostaria de deixar meu comentário para todos internautas sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e realizados pelas equipes da Fundação Renova na Bacia do Rio Doce.

    Sou morador de Linhares/ES, último município à chegar a foz do Doce, e participo e acompanho de perto, às ações em voluntário desde 05 de novembro de 2015, estou acompanhando e contribuindo com os Programas e Projetos, representando o CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce, CBH Doce, Câmara Técnica de Programas e Projetos – CTPP, Unidade de Acompanhamento Local – UAL, dentre outras como membro titular da Sociedade Civil.

    Não poderia deixar de fortalecer o convite à todos, da importância desse importante instrumento que é o Edital do PSA, parece que temos muito tempo, mas passa rápido. Como representante da Sociedade Civil, peço à todos que façam suas inscrições, estaremos aqui para contribuir sempre!
    Os recursos a serem pagos estão disponíveis e precisamos aproveitar, esse é o momento.

    Atenciosamente,
    Prefeitinho Antônio Ruy Júnior
    Representante da Sociedade Civil

    Olá pessoal sou jonas serra alves ramos falando do meio.falamos em vida e temos de preserva nos,pras futuras geraçaës especialmente nos pescadores temos de faser.nossa parte evitar a comtaminar a costa dos rios os lagos.
    Hoje estamos sofrendo o inpacto da lama mas vamos faser mossa parte

    Olá, tenho feito algumas tentativas para enviar o formulário da página do edital mas sempre ocorre erro ao confirmar as informações. Está aparecendo: “Ocorreu um erro ao enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde.”

    Olá. Luercio. Gostaríamos de informar que devido a problemas técnicos algumas inscrições não foram finalizadas com sucesso. Porém, a situação já foi regularizada e o cadastro está normalizado. Tente inscrever-se novamente. Seguimos à disposição.

    Bom dia meu nome é João Paulo e sou agrônomo na cidade de Santa Maria do Suaçuí, gostaria de saber como eu poderia ajudar vocês na divulgação ou implantação desse projeto?
    Meu contato: 33 988842329

    Olá, João. Informamos que o município de Santa Maria do Suaçuí não se encontra dentro das áreas de abrangências para o Programa de Nascentes. A escolha das áreas para esse programa foi realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, que se baseou em atender mananciais superficiais alternativos para as localidades em que o abastecimento público de água foi afetado pela lama da barragem de Fundão, de Mariana. Esclarecemos que os municípios contemplados com o Edital de Restauração Florestal da Fundação Renova, para o ano de 2019, constam na página 17 do edital. O prazo de inscrição vai até o dia 1º de dezembro de 2019. Desse modo, todo e qualquer apoio é bem-vindo no sentido de se levar a informação do edital aos proprietários rurais localizados nessas regiões. As inscrições podem ser feitas por aqui ou em ficha impressa (páginas 24 e 25 do edital) e entregue à Renova, em Governador Valadares. Cabe informar ainda que há a previsão de abertura de novos editais para contemplar outros municípios. Seguimos à disposição.

Deixe seu comentário