A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) é referência na elaboração de normas técnicas e procedimentos referentes à temática do saneamento
Na quarta-feira, 1º de novembro, a Fundação Renova assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG). Com o acordo, a ABES-MG poderá auxiliar a Renova na elaboração de soluções para o desenvolvimento do saneamento nos municípios atingidos, visando à melhoria do meio ambiente, da saúde e da qualidade de vida dessas comunidades.
A ABES é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e com grande influência nos municípios de atuação da Fundação Renova, já que participa de vários comitês de bacias hidrográficas e é referência na elaboração de normas técnicas e procedimentos referentes à temática do saneamento.

O acordo de cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) e a Fundação Renova foi assinado no dia 1º de novembro | Foto: Divulgação
De acordo com Alex Castro, líder de engenharia, a assinatura do convênio vai permitir interseções, sinergias e complementariedades com as experiências e o conhecimento técnico-científico das duas instituições. A associação atuará oferecendo capacitação técnica, cursos, seminários e treinamentos para colaboradores da Renova e funcionários das prefeituras dos municípios atingidos.
“A atuação da ABES é imediata, porém, sob demanda, de acordo com as necessidades de cada frente da Renova. Esperamos contribuir para a melhoria do saneamento básico e da saúde pública nessas comunidades para, acima de tudo, deixar um legado sustentável e maior do que a simples disponibilização de recursos financeiros. Queremos promover uma transformação de cultura e qualidade de vida nessas localidades”, afirma.
A equipe do Programa de Saneamento, da área Socioambiental da Renova, abraça este convênio com a expectativa de unir esforços e expertises, para o desafio apresentado.